Fulfillment Envios (Transportadora): O que é e Empresas
Fulfillment Envios ou atendimento de pedidos é um conjunto de processos logísticos e operacionais de venda online que otimizam espaço, custo e esforço no e-commerce.
Os sites de compras geralmente começam com equipes enxutas. Em muitos casos, após o recebimento do pedido, a própria equipe da loja virtual cuida do envio e manuseio. No entanto, à medida que o comércio eletrônico cresce, também aumentam os desafios de gerenciamento de estoque, pedidos e logística.
Separação e embalagem de produtos, encaminhamento para transportadoras, acompanhamento de trocas e devoluções. Tudo isso, além de ocupar o tempo da equipe, também é oneroso para a loja virtual.
Para se ter uma ideia, o custo de armazenamento e movimentação de mercadorias representa 19% e 14% dos custos logísticos das lojas virtuais, respectivamente. É o que mostram os dados da ABComm.
Confira agora todos os detalhes sobre Fulfillment Envios e como funcionam as operação das principais empresas de Fulfillment do Brasil!
O que é Fulfillment Envios?
Fulfillment Envios ou atendimento de pedidos é um conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos na venda online.
Inclui desde o processamento do pedido até a separação do estoque, embalagem, entrega e pós-venda ao consumidor, que pode ser feito diretamente pela loja virtual ou por meio de uma empresa terceirizada. A verdade é que as eficiências nessa cadeia têm um impacto significativo na experiência do cliente.
Sua empresa pode ter o melhor produto, mas se o frete for muito caro, se você não entregar no prazo, ou se não tiver um bom atendimento e logística reversa para trocas e devoluções, sua empresa pode perder a credibilidade.
É por isso que a realização deve estar sempre no seu radar. Ele fornece visibilidade do processo do pedido, desde a finalização da compra até a entrega.
Como funciona o Fulfillment Envios?
As lojas online podem coordenar seu próprio atendimento de ponta a ponta. Para isso, precisa integrar bem suas áreas de logística, operações e serviços. Como alternativa, você pode apostar em uma empresa especializada nesse serviço.
Os sites que usam serviços de atendimento aceitam apenas pedidos de clientes. Armazenamento, separação, embalagem, expedição e, às vezes, até atendimento ao cliente estão nas mãos de empresas terceirizadas. Normalmente, o envio do pedido é feito por meio do sistema ERP do varejista, integrado ao sistema da empresa terceirizada.
A loja virtual é responsável por repor o estoque de produtos com empresas parceiras. Ela então é responsável por armazenar, separar e embalar (pick and pack) para envio final ao consumidor final.
Falaremos sobre empresas de atendimento mais tarde. Mas primeiro, vamos ver as cinco principais etapas envolvidas nessa operação de Fulfillment Envios:
1. Estoque
Na Fulfillment Envios as mercadorias podem ser armazenadas em seus próprios armazéns ou com parceiros de atendimento. Algumas lojas ainda recorrem ao estoque de terceiros, como as que vendem dropshipping.
2. Separação de produtos
Os produtos são localizados e separados no estoque quando um pedido é processado. Como tal, é importante ter uma gestão e controle de estoque eficaz para auxiliar essa organização.
3. Pacote
Na Fulfillment Envios os pedidos são embalados e protegidos para evitar danos e perdas durante o transporte. Essa etapa exige destreza, mas muito cuidado para evitar erros e custos adicionais.
4. Transporte
É hora de entregar ao cliente. A entrega pode ser via transportadora, correio próprio ou operadora de atendimento.
5. Depois da promoção
A venda não acaba na entrega! A etapa final é coletar feedback do cliente e gerenciar quaisquer trocas e devoluções.
Outros benefícios dos serviços de atendimento Fulfillment Envios
1. Cortar custos
Em muitos casos, os custos de armazenamento, manuseio e logística só podem ser otimizados por meio de melhorias pontuais. Ou aumentando drasticamente as vendas – nada fácil.
A boa notícia é que o Fulfillment Envios, ao eliminar a necessidade de um armazém próprio, os serviços de atendimento reduzem os custos fixos de manutenção da estrutura física, segurança e pessoal associado.
Vale ressaltar que esse modelo também traz muitos benefícios para o e-commerce regional, pois por sua escala, as empresas de atendimento conseguem oferecer condições de frete e logística mais competitivas para diferentes localidades.
2. Economize tempo e agilidade
Ao economizar tempo com o Fulfillment Envios na gestão logística, você tem a oportunidade de focar mais nas atividades estratégicas do negócio.
Delegar o atendimento a um operador dedicado simplifica e padroniza o processo. O melhor de tudo, reduz as chances de erros e imprevistos.
3. Escalabilidade de negócios
Os serviços de atendimento podem acelerar a escalabilidade de sua loja online. Digamos que seu e-commerce esteja apresentando um sólido crescimento de vendas. Afinal, você está trabalhando para esse objetivo!
Este tipo de operação Fulfillment Envios significa aumentar a necessidade de contratação de mais pessoas e armazéns maiores para lidar com a logística.
Concluindo, agora que você já sabe de todas as vantagens da Fulfillment Envios, como a operação funciona e suas vantagens, então, chegou o momento de lucrar com este serviço.
O site mais atualizado de 2024!