Google atualiza guia para iniciantes em SEO

Material concentra-se mais em conceitos gerais de otimização para buscadores do que em detalhes técnicos.

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O Google atualizou o seu Guia para Iniciantes em Search Engine Optimization (SEO). O material é direcionado ao público que está começando a aprender e a colocar em prática esse conjunto de técnicas e estratégias para melhorar a visibilidade de um site no gigante das buscas.

Esta é a terceira versão do conteúdo, lançado pela primeira vez em 2008 e renovado em 2017. Segundo o parecer de divulgação do Google, o guia pode ser visto como uma espécie de versão de bolso, já que tem aproximadamente a metade do tamanho da versão anterior. Além disso, ele está ainda mais focado nos novatos do mercado de SEO, naqueles que entram nesse universo pela primeira vez.

Em janeiro deste ano, a equipe de relações de pesquisa do Google – formada por John Mueller, Lizzie Harvey e Gary Illyes – já tinha informado no podcast “Search Off the Record” que o guia tem um índice de aprovação dos usuários de 91%. As revisões para um terceiro lançamento, contudo, eram importantes para simplificar conselhos que estavam desatualizados e atender de forma mais eficaz o público iniciante.

Estratégias de link building e assessoria de imprensa potencializam o SEO

Antes de entrar no novo guia, é preciso mencionar que princípios avançados de SEO on page e SEO off page continuam sendo recomendados para um bom ranqueamento no Google.

Tópicos como SEO e link building são essenciais para aqueles que buscam aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico de seu site. Isso porque, além de otimizar o conteúdo e as tags do site, a prática eficaz de SEO engloba a construção de uma rede de backlinks. Eles são fundamentais porque indicam aos mecanismos de pesquisa que o conteúdo é relevante e confiável, o que contribui para uma melhor classificação nos resultados de busca.

Investir em estratégias de link building envolve obter links de qualidade de outros sites relevantes. Assim, os backlinks direcionam o tráfego para o site e aumentam a autoridade do domínio nos buscadores. Por isso é tão importante desenvolver uma estratégia de SEO abrangente, que inclua planos específicos para criar e manter uma rede de backlinks.

Contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa online pode ser uma maneira de identificar oportunidades de colaboração com influenciadores, jornalistas e blogueiros, por exemplo, o que pode resultar em coberturas que incluam links para o site da empresa. Essa exposição gera tráfego direto para o site, fortalecendo a sua autoridade online, o que aumenta as chances de conseguir uma classificação melhor nos resultados de pesquisa.

Algumas da principais mudanças no material

O time de especialistas enfatiza que o guia revisado se concentra mais em conceitos gerais de otimização para buscadores do que nos detalhes técnicos propriamente ditos. Como, por exemplo, a importância de entender qual a relevância das tags de título de uma página sem ser preciso editar o código HTML manualmente.

O papel da estrutura HTML é discutido, com o uso correto de seus elementos, como títulos otimizados, para melhorar a classificação nos mecanismos de busca. Todavia, o material atualizado mostra que, apesar desses fatores serem significativos, eles não são os únicos que determinam a classificação, esclarecendo, dessa forma, alguns equívocos comuns na comunidade SEO. É importante utilizar bons títulos e ter parágrafos, mas, para além disso, não é necessário que um iniciante pense em como o HTML da página está estruturado.

Os reflexos que os nomes de domínio têm no SEO também são abordados na nova versão do guia. Devido a uma tendência de escolha de nomes focados nas estratégias de otimização, a orientação é priorizar o nome da marca em vez de optar por palavras-chave na hora de selecionar um nome de domínio. Isso porque, os iniciantes precisam saber que estabelecer uma marca memorável deve ser uma prioridade antes de tentar otimizar nomes de domínio para os mecanismos de busca.

Já o tópico de meta tags como meta palavras-chave foi excluído do guia revisado para evitar que os proprietários de sites tenham preocupações desnecessárias, segundo o parecer da equipe de relação do Google. Eles alegam que as meta palavras-chave têm uma influência pequena nas classificações da pesquisa e que outros fatores têm um impacto mais significativo.

É importante destacar que essas mudanças são um reflexo da popularidade cada vez maior de sistemas que gerenciam conteúdo (CMS), como o WordPress, e construtores de sites, como o Wix. Como essas ferramentas automatizam parte significativa do trabalho técnico de SEO, elas possibilitam que mesmo usuários com poucas habilidades de codificação otimizem páginas da web.

Tópicos excluídos para sintetizar informações

Para manter o foco no público iniciante e em tópicos simples, algumas seções foram excluídas e outras acrescentadas no guia. A seção “glossário”, por exemplo, foi retirada e substituída por termos individuais no contexto ao longo da página. A categoria de “dados estruturados” também foi removida por ser considerado um tópico avançado no qual os iniciantes não precisam se ater.

Além disso, o Google esclareceu que sistemas de gerenciamento de conteúdo, como Squarespace ou Wix, são alternativas que podem ser usadas junto a um plug-in e dispensar a preocupação em aprender como adicionar código ao site.

Como a maioria das novas plataformas e dos novos sites já são compatíveis com dispositivos móveis, a seção “compatibilidade com dispositivos móveis” foi retirada do guia. Para manter o documento focado em SEO inicial, a seção “analisando o desempenho do site” também foi removida. A equipe especializada do Google justifica que este é um tópico mais avançado e um próximo passo do trabalho de SEO.

Seções compactadas para melhor entendimento

Ao guia foram adicionadas algumas seções para facilitar a vida dos novatos em SEO. A categoria “Você está no Google”, por exemplo, busca simplificar uma seção que se concentra em uma forma rápida de conferir se o site está no Google e ensinar quais etapas o proprietário precisa seguir, caso não encontre seu site nos resultados de pesquisa do Google.

As seções “Eu preciso de SEO” e “Links de título e snippets” foram encurtadas consideravelmente com indicações para documentos independentes mais abrangentes e aprofundados sobre o tema. Na categoria, “Links”, por sua vez, o Google comprimiu o conteúdo sem alterar a mensagem em relação a eles e enfatizou seus aspectos úteis para usuários e mecanismos de busca.

A categoria “Promovendo um site” também foi comprimida e vinculada ao Google for Creators, onde há um guia mais detalhado acerca deste tópico. A seção de estrutura do site foi mantida praticamente sem alteração, o Google removeu somente as seções de “Navegação”, “404” e “Configuração explícita para localização atual” – por ser um tópico mais avançado.

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Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.
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