Guerras em que a Rússia já participou: Conheça todas
A Rússia ao longo de sua história, participou de diversas guerras e conflitos. Abaixo está uma lista não exaustiva de algumas das guerras em que a Rússia já participou.
Este post mostra algumas situações em relação a história da guerra envolvendo a Rússia e assim marcaram sua batalha.
Aqui baseado em suas histórias, algumas guerras em suas respectivas datas mencionadas em sua história:
Guerras Napoleônicas (1803-1815)
A Rússia lutou ao lado da coalizão antinapoleônica e foi uma das principais potências europeias envolvidas na luta contra a França.
Guerra da Crimeia (1853-1856)
A Rússia lutou contra uma coalizão formada por:
- França;
- Reino Unido;
- Império Otomano e Sardenha.
A guerra resultou em uma derrota russa e na implementação de reformas no país.
Guerra Russo-Turca (1877-1878)
A Rússia lutou contra o Império Otomano e seus aliados nos Bálcãs, a guerra terminou com a independência da Bulgária e outras mudanças territoriais na região. Primeira Guerra Mundial (1914-1918) – a Rússia entrou na guerra ao lado dos Aliados, mas acabou saindo da guerra devido à Revolução de Outubro de 1917.
Guerra Civil Russa (1918-1922)
Após a Revolução de Outubro, a Rússia mergulhou em uma guerra civil entre as forças bolcheviques e os vários grupos contrarrevolucionários que lutavam pela restauração da monarquia ou por uma forma diferente de governo.
Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
A Rússia (então União Soviética) entrou na guerra após a invasão da Alemanha nazista em 1941. Assim foi um dos principais teatros de guerra da Segunda Guerra Mundial e sofreu enormes perdas humanas e materiais.
Guerra Fria (1947-1991)
A Rússia (então União Soviética) lutou indiretamente contra os Estados Unidos e seus aliados em diversas regiões do mundo, incluindo a:
- Coreia;
- O Vietnã;
- O Afeganistão e Angola.
Guerra da Chechênia (1994-1996; 1999-2009)
Lutou contra as forças separatistas na Chechênia em duas guerras distintas. A primeira guerra terminou com um acordo de paz, enquanto a segunda guerra resultou em uma vitória russa.
Conflito Russo-Ucraniano (2014-Presente)
A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014 e apoiou separatistas pró-russos no leste da Ucrânia. O conflito ainda continua em andamento.
Guerra na Síria (2011-presente)
A Rússia tem apoiado o governo sírio na guerra civil que começou em 2011, fornecendo assistência militar e diplomática.
Atual guerra com a Ucrânia
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia teve início na prática em 2014, após a anexação da Crimeia pela Rússia. Desde então o conflito se intensificou e se espalhou para as regiões separatistas do leste da Ucrânia, onde grupos pró-russos lutam por autonomia ou anexação à Rússia.
Abaixo estão alguns pontos-chave sobre o conflito:
Anexação da Crimeia
Em fevereiro de 2014, a Ucrânia passou por uma revolução popular que derrubou o presidente pró-russo Viktor Yanukovych. Pouco depois, forças russas sem insígnias apareceram na Crimeia e tomaram o controle da península. Em março de 2014, a Rússia anexou oficialmente a Crimeia, em uma medida amplamente condenada pela comunidade internacional.
Conflito no leste da Ucrânia
Desde a anexação da Crimeia, grupos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia iniciaram um movimento para obter autonomia ou se unir à Rússia. Isso levou a conflitos violentos com as forças ucranianas, que tentam manter o controle da região. A Ucrânia acusa a Rússia de armar e apoiar os separatistas, enquanto a Rússia nega a acusação.
Sanções internacionais
A anexação da Crimeia e o conflito no leste da Ucrânia levaram a uma série de sanções internacionais contra a Rússia, incluindo restrições comerciais e financeiras e a proibição de viagens para certos indivíduos e empresas russas.
Acordo de Minsk em 2015 a Ucrânia e os separatistas pró-russos assinaram o Acordo de Minsk, que previa um cessar-fogo e a implementação de reformas políticas e econômicas na região. No entanto, o acordo foi violado repetidamente e o conflito continuou.
Crise humanitária
O conflito na Ucrânia causou uma crise humanitária, com mais de 13.000 pessoas mortas e mais de 1,5 milhão de pessoas deslocadas de suas casas. A região também sofre com a falta de acesso a água, eletricidade e outras necessidades básicas.
Tensões recentes
Em 2023 as tensões entre a Ucrânia e a Rússia se intensificaram novamente, com um grande acúmulo de tropas russas perto da fronteira ucraniana. A Ucrânia acusou a Rússia de preparar uma invasão, enquanto a Rússia afirmou que estava apenas realizando exercícios militares.
O conflito continua em andamento e é considerado um dos mais sérios desafios enfrentados pela Europa desde a Guerra Fria.
Futuro em risco
Agora com essa invasão à Ucrânia, que já dura desde fevereiro de 2023, o mundo vive a tensão de uma guerra nuclear. Afinal de contas a Rússia ao lado dos Estados Unidos é a maior potência bélica do mundo. E, como a guerra já se arrasta há mais de um ano, a tensão também é grande.
O site mais atualizado de 2024!