É verdade que Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo pedido revolução e referendo?

Atualmente, está circulando nas redes sociais a dúvida se é verdade que Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo pedido revolução e referendo? Pois, muitas pessoas passaram a circular essa carta pela internet afirmando essa notícia e causando muitos burburinhos. A seguir, veja se a notícia é verdadeira e se Sérgio Moro realmente publicou essa carta aberta.

sergio-moro É verdade que Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo pedido revolução e referendo?

É verdade que Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo pedido revolução e referendo?

Recentemente, o senador Sergio Moro está sendo acusado de ter escrito uma carta aberta ao povo pedindo revolução e referendo. Mas, na verdade ele não escreveu nenhuma carta para o “povo brasileiro” com o intuito de defender a realização de um referendo. De acordo com as publicações, a carta exige mudanças incluindo, entre muitos tópicos, que seja adotado o voto facultativo.

Além disso, também é solicitado a redução de ministérios e número de legisladores, além da atualização do Código Penal. Também, de acordo com a carta, é exigido que se torne crime hediondo o desvio de recursos públicos, tendo como punição a “cadeia imediata”. No entanto, após apuração da carta, ficou constatado que se trata de um texto com intuito de levar desinformação que tem circulado há muitos anos nas redes.

Mas, recentemente, internautas resgataram o post em um rede social e uma internauta publicou o texto em uma página que apoia a candidatura de Sergio Moro a presidência. No título da publicação ela diz: “Juiz Sergio Moro manda carta pública para o Povo Brasileiro”. De acordo com o texto “para fazer a revolução” não é preciso usar armas, mas fazer uso das redes sociais, para que o maior número de pessoas compartilhe e espalhe a postagem.

Além disso, é válido ressaltar que esse mesmo texto se espalhou nas redes sociais no início do ano de 2018, na ocasião, Sergio Moro era juiz na 13ª Vara Federal de Curitiba. E, foi responsável na mesma época por conduzir a operação Lava Jato, no entanto, os posts na época foram desmentidos através de veículos de imprensa. Além do mais, é válido lembrar que no mesmo ano, Moro solicitou a exoneração do seu cargo para virar ministro da Justiça e Segurança Pública do governo anterior, ano passado Moro foi eleito senador.

Entenda se a história da carta é verdadeira e de onde ela surgiu:

Obviamente, após Moro ganhar visibilidade na mídia, diversas falsas pautas e acusações contra ele vieram à tona na mídia. Uma delas está a de colocar fim ao nepotismo, da qual acontece quando um agente público contrata, nomeia ou favorece parentes, mesmo a prática sendo vedada no Brasil. De acordo com a Controladoria Geral da União, esse é um ato proibido pela Constituição, pois, contraria os princípios da impessoalidade, igualdade e moralidade. Bem como, também é vedado pela Lei n° 8.112, de 1990, através do Decreto n° 7.203/2010 e também pela Súmula Vinculante n° 13 do STF.

Além disso, na publicação também é citado que o Senador defende que deverá reduzir de 39 ministérios para 12, pois, no governo atual, o total é de 37 ministros. Por fim, após repercussão do caso, a imprensa do senador foi procurada e questionada se essas pautas fazem parte das que o senador defende. No entanto, nenhuma resposta foi dada sobre o assunto até o momento, apenas a afirmação de que a carta não foi feita por Moro.

Sendo assim, é de extrema importância ficar atento aos conteúdos compartilhados nas redes sociais, pois, a maioria deles podem se tratar de fake news. Além disso, nos últimos anos esse tipo de conteúdo tem ganhado bastante força nas redes sociais, por isso, é preciso checar sempre as informações.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news É verdade que Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo pedido revolução e referendo? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário