História e Estória: Qual a Diferença

História e estória têm praticamente a mesma sonoridade, no entanto, o significado entre elas é bem diferente. Então, primeiramente, vamos explicar o significado de cada uma delas neste post e mostrar porque não se pode usar as duas palavras na mesma situação.

historia-e-estoria-qual-a-diferenca- História e Estória: Qual a Diferença

Desta maneira a palavra história, que no inglês é history e tem a mesma função, significa contar algo que já aconteceu e foi verídico. No entanto, isso é independente de ser algo recente ou mais antigo.

E também é indiferente ao fato de ser relacionado a alguém conhecido ou não. Desta maneira, a história é tudo aquilo que aconteceu em um determinado momento, de forma real.

Por exemplo, se o vizinho foi na padaria comprar pão, tropeçou na calçada e caiu, já é uma história a ser contada, independentemente de ele ser conhecido ou não. Naturalmente, sempre que se fala em história já se pensa em algo antigo.

Tanto é que, quando acontece algo de importante, como uma Copa do Mundo ou uma queda do Muro de Berlim, se trata como um momento ‘histórico’, ou seja, foi uma história que aconteceu e, neste caso sim foi algo relacionado a pessoas famosas.

Mas, o que é a estória

Enquanto isso, a palavra estória se refere a casos fictícios, literários e que não condizem com a realidade.

Por exemplo:

  • A fábula da Chapeuzinho Vermelho;
  • Branca de Neve;
  • Bambi;
  • Alice no País nas Maravilhas, etc, é uma estória.

No entanto, o termo estória praticamente não é usado mais, até porque, em 1943, acabou abolido da gramática brasileira. Ainda assim, tem gente que usa estória e também história.

No segundo caso, não é errado usar história para se referir a uma estória. Mas, é errado usar estória para se referir a uma história.

historia-e-estoria-qual-a-diferenca História e Estória: Qual a Diferença

Língua passa por transformação

O fato é que a língua portuguesa, assim como outros idiomas, passa por transformações e adaptações ao longo da história. Isso não é bom e nem ruim, apenas uma consequência natural entre as evoluções das sociedades e, consequentemente, das línguas.

Por isso, essas transformações acontecem e a estória saiu de cena, perdendo espaço para a história.

No entanto, não impede que, no futuro, a palavra estória possa voltar a ser usada para os seus fins originais, pois, como dito acima, a língua passa por adaptações. Então, é algo bastante comum e natural no dia a dia.

Mas, a história, com isso, passou a ter sua hegemonia e se tornou sinônimo para as duas situações.

Aliás, se for História com letra maiúscula, se refere à uma das matérias que aprendemos na escola. Inclusive, essa matéria trata dos assuntos mais importantes que aconteceram, de fato, no mundo. Por isso, leva esse nome.

historia-e-estoria-qual-a-diferenca-1-1 História e Estória: Qual a Diferença

Estória ainda se usa

Como dito antes, a palavra estória acabou abolida pela gramática brasileira. No entanto, ainda muita gente usa e para os seus devidos fins.

No entanto, só devemos tomar cuidado para saber o real significado desta palavra. Assim, vamos ao menos empregar corretamente, se a necessidade de cometer algum erro ou alguma gafe.

Além disso, as palavras estória e história, neste nível de diferenciação, só existem na língua portuguesa, onde podemos usar essas duas versões, apesar da abolição do termo estória na década de 1940.

O fato é que existe a origem das palavras e sua empregabilidade. Inclusive, ficou até mais fácil com essa mudança atual, já que não se precisa diferenciar uma palavra de outra quando vamos falar sobre um fato real ou sobre um fato fictício.

Desta maneira, fica até mais fácil para as pessoas com menor conhecimento conseguir empregar e usar a palavra sem errar em seu real sentido.

Inclusive, ainda na língua portuguesa, temos diversas palavras que são parecidas e possuem significados diferentes. E isso também faz com que muitas pessoas confundam a origem de algumas palavras, em uma situação onde cada palavra tem um significado amplamente diferente.

Por exemplo, ária, que á uma parte de uma ópera, não tem nada a ver com área, que é um determinado espaço.

Outro exemplo é o comprimento, que se refere a uma metragem. Isso não tem nenhuma ligação com o cumprimento, que é uma saudação entre pessoas.

Também tem as palavras tráfego, que se refere ao trânsito, com o tráfico, que se refere a uma operação irregular de drogas, bebidas, transporte de pessoas, etc.

Então, na língua portuguesa, essa abolição da estória acabou ajudando as pessoas a não se confundirem tanto com uma determinada palavra e que possui um sentido completamente diferente em relação às outras palavras.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news História e Estória: Qual a Diferença O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário