Acesse Nossas Redes Sociais

Finanças

Como Fazer o Cancelamento do MEI

Publicado

em

Para conseguir fazer o cancelamento do MEI, é preciso realizar alguns procedimentos para dar baixa no CNPJ ativo, mesmo que não esteja atuando.

Caso contrário, os tributos ainda vão continuar sendo cobrados e gerando débitos para o profissional, ou seja, ocorrerá o acúmulo de dívidas que poderá causar a inadimplência no nome da pessoa. O cancelamento do MEI é gratuito, veja abaixo como funciona a baixa do CNPJ.

cancelamento-do-mei.jpg Como Fazer o Cancelamento do MEI

Cancelamento do MEI

Existem diversos motivos que podem levar o microempreendedor individual a dar baixa em seu CNPJ, desde as dificuldades de gerenciamento até a falência do negócio próprio.

Portanto, se estiver interessado em fazer o cancelamento do MEI, fique de olho no que diz a legislação brasileira!

O cancelamento deverá ser formalizado pelo próprio site do empreendedor, sendo algo estabelecido pelo próprio Comité responsável por fazer a Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e a Legalização das Empresas e Negócios, comumente conhecido como CGSIM.

Principais cuidados antes do cancelamento do MEI

Antes de fazer o cancelamento do MEI, é preciso tomar alguns cuidados com os pagamentos pendentes para não ter problemas no futuro próximo. Veja alguns deles:

●       Verifique o atraso de declarações

O primeiro passo e com certeza o mais importante, é verificar se existem pendencias no cadastro de pessoa jurídica, ou seja, as Declarações Anuais do MEI.

Para conseguir fazer essa verificação do empreendimento, acesse o portal do empreendedor e siga as opções disponíveis para consultar o histórico da inscrição. Caso existam pendências, preencha os espaços com a CNPJ e faça as declarações, mas lembre-se que terá incidência de juros.

●       DAS pendentes

Antes de fazer o cancelamento do MEI, verifique a pendência do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

O proprietário da empresa é o responsável por fazer o pagamento deste imposto, principalmente após dar baixa no MEI. O CPF é atrelado ao CNPJ, e essa dívida poderá causar problemas nos dois documentos.

cancelamento-mei.jpg Como Fazer o Cancelamento do MEI

Faça o cancelamento do MEI

O cancelamento do MEI é necessário para aqueles que querem fazer o fechamento do seu negócio, mesmo que o CNJP continue ativo e o mesmo não esteja atuando, é necessário dar baixa.

Caso contrário, os tributos continuarão sendo cobrados, gerando novos débitos mensalmente para o profissional em questão. Nenhuma taxa é cobrada para que o empresário consiga fazer o cancelamento do MEI, através do próprio portal do empreendedor. Veja o passo a passo:

  1. Primeiro Passo: Acesse o Portal do Empreendedor e vá na opção “Já sou MEI”.
  2. Desça até o final da tela e encontre o Card “Baixa de MEI”, e clique para conseguir acessar todas as informações
  3. Vá no Card “solicitar baixa
  4. Digite o seu CPF e senha, ou seja, as mesmas identificações cadastradas no site do Governo, e depois pressione a opção “Entrar
  5. Será possível ver um formulário com todos os dados, e no final marque a opção “Declaração de Baixa” e clique no botão “Continuar”.
  6. A próxima etapa é confirmar a baixa, clique em “confirmação de Baixa” e depois em “confirmar”. A operação será efetuada e o CNPJ será cancelado.

Como consultar o cancelamento do MEI

Para conseguir consultar se ocorreu mesmo o cancelamento do MEI, siga os passos seguintes:

  • Entre no Portal do Empreendedor e depois procure pela opção “Já sou MEI
  • Procure pela opção “consulta de CNPJ
  • Procure por “Consulta Situação de CNPJ” e insira todas as informações que forem solicitadas

Insira todos os dados e caracteres que forem solicitados nos campos de informações, e faça a consulta para saber se o MEI foi realmente cancelado ou não.

mei.jpg-e1642097151335 Como Fazer o Cancelamento do MEI

O que acontece no cancelamento do MEI

Após o cancelamento do MEI, não será possível fazer a emissão de nota fiscal, e o profissional não terá mais os benefícios e direitos da previdência social e terá todas as licenças anuladas, assim como o CNPJ.

Portanto, é fundamental que ele fique atento a todas as obrigações fiscais e declarações anuais, pois qualquer pendência com a Receita Federal deverá ser regularizada o quanto antes.

É possível desistir do cancelamento do MEI?

Quando um empresário decide dar baixa e iniciar o processo de cancelamento do MEI, este não poderá reativar sua inscrição. Sendo assim, ao abrir um novo negócio, ele receberá uma inscrição nova.

Porém, cancelar o MEI é uma via de mão dupla, se o empresário tiver impostos pendentes, o CGSIM poderá suspender uma nova inscrição por até 30 dias. Após esse prazo, os valores ainda não tiverem sido regularizados, o cadastro é cancelado automaticamente.

Também é importante lembrar que o cancelamento só pode ser feito no site oficial do governo, sendo completamente gratuito e rápido. Portanto, não acesse outros sites para fazer os procedimentos, e não pague nada caso seja cobrado no momento da baixa do MEI.

Evite problemas acessando sites duvidosos, acesse o portal do empreendedor e siga todas as etapas recomendadas para cancelamento do MEI.

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Publicado

em

Uma pessoa poderá ter o nome sujo no SPC e Serasa por atraso no pagamento de qualquer conta, seja ela de luz, água, telefone, cartão de crédito e muitas outras.

E quando isso acontece, o CPF estará negativado, e para melhor essa situação, é preciso fazer uma negociação e pagamento da dívida. Quer saber mais sobre como limpar o nome sujo no SPC e Serasa Então continue lendo abaixo!

nome-sujo-spc-e-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

O que é nome sujo no SPC e Serasa

A pessoa que tiver o nome sujo no SPC e Serasa é aquela que comprou um serviço ou produto, e não pagou corretamente. Ela terá o nome apontado na lista dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, os órgãos como SPC Brasil, Serasa, Boa Vista SCPC, e depois será visto como negativado.

Portanto, quando uma empresa não recebe o pagamento em dia de determinado cliente, ela irá emitir o aviso para um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre esta dívida que está pendente.

Eles vão entrar em contato com o consumidor para avisar que o nome será adicionado na lista de proteção ao crédito, caso o pagamento da dívida não seja feito no prazo determinado.

Se esta inclusão realmente acontecer, o nome em questão será apontado nos órgãos como o SPC e Serasa, e o mesmo poderá ser utilizado em consultas de outras empresas que tenham acesso a base de dados e queiram checar o histórico financeiro.

Quando o nome fica sujo no SPC e Serasa?

O nome sujo no SPC e Serasa é consequência do atraso de pagamento de qualquer uma das contas, seja uma despesa de casa como água, luz, aluguel, cartão de crédito e muitas outras.

Desse modo, o nome será incluído na lista dos órgãos, e no primeiro momento de inadimplência o credor já vai poder inserir o nome do devedor no cadastro dos inadimplentes, porém, ele precisa comunicar os outros órgãos.

Veja 7 situações que geralmente causam a negativação do nome no SPC e Serasa:

  • Atraso em carnês
  • Ação Judicial
  • Cartão de credita
  • Cheque sem fundo
  • Falta de pagamento dos empréstimos
  • Dívidas vencidas
  • Protesto do título<

Quando os prazos não são cumpridos, ocorre o aviso sobre o nome na lista de negativados dos órgãos como o SPC.

nome-sujo-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Consequências de ter nome sujo no SPC e Serasa

É inegável que todos sabemos que ter o nome sujo no SPC e Serasa é algo ruim, afinal, o nome está sendo apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito. Porém, nem todos sabem como isso realmente afeta a vida da pessoa.

Estar negativado significa para o mercado que essa determinada pessoa não possui comprometimento em realizar os pagamentos, e assim ela terá dificuldades para conseguir:

  • Empréstimos
  • Financiamentos (seja de imóvel, carros e outros bens)
  • Abertura de conta corrente
  • Adquirir novos cartões de crédito
  • Bloqueio de cheque especial

Além disso, ainda é possível encontrar um dispositivo na CLT que possibilita que os bancários sejam demitidos se eles tiverem com o nome sujo no SPC e Serasa.

nome-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Como saber se está com nome sujo no SPC e Serasa?

Uma forma eficiente se está com o nome sujo no SPC e Serasa é através de uma consulta do CPF, sendo uma opção disponibilizada nos sites de proteção ao crédito. Fazer essa consulta no Serasa é completamente gratuito, rápido e simples! Veja como fazer isso:

  • Acesse o site do Serasa
  • Vá na opção “Consultar CPF Grátis”
  • Faça seu cadastro (se ainda não tiver) e depois faça o Login
  • Por último, vá na opção “meu CPF” e veja as informações sobre todas as pendências no seu CPF.

Para limpar o seu nome sujo no SPC e Serasa, basta acessar as pendências e negociar as dívidas. Tudo pode ser feito pela internet mesmo, o site é eficiente e simples de ser usado.

Após a negociação, basta fazer o pagamento e acompanhar as pendências e o nível do Score ficando disponível. É muito importante que o interessado em quitar as dívidas tenha um planejamento para conseguir saldar os débitos.

É fundamental ter em mente que não adianta fazer uma negociação e depois não conseguir fazer o pagamento do que foi combinado, pois isso se tornará um acúmulo de contas.

Como saber se o nome está negativado no SPC?

Veja como verificar se o seu nome está sujo no SPC:

  • Faça download do aplicativo (está disponível para Android e iOS) ou site do SPC Consumidor
  • Faça um cadastro com seu nome, CPF, e-mail e telefone para contato
  • Faça a verificação do cadastro por e-mail ou por SMS
  • Posteriormente, confira todas as informações sobre a situação do CPF gratuitamente.

Na plataforma do SPC é possível verificar gratuitamente e de forma rápida, o nível do score e as dívidas que estão em aberto.

Da mesma forma que o outro, basta fazer a negociação e pagamento da dívida para limpar o nome sujo no SPC e Serasa. Lembre-se de ter um planejamento financeiro para não ter novos problemas no futuro, ou acabar acumulando novas dívidas nos órgãos.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.