Incluir Atividade Remunerada na CNH DETRAN
Muitos condutores utilizam a sua carteira nacional de habilitação para exercer atividade remunerada e conseguir a sua fonte de renda.
Pode ser que pessoas que não precisam incluir essa atividade na sua CNH não se deem conta da importância da mesma. Até porque, sem ela não é possível exercer essa função de maneira correta.
Diversos aplicativos que possibilitam a sua locomoção através de veículos, mostram que determinado motorista tenha sua documentação regularizada e em dia. Acontece, que um dos pré-requisitos é possuir essa inclusão de atividade.
Mas será que realizar a inclusão é fácil? Até porque, todo o processo de obtenção da sua CNH passa por um rigoroso trâmite.
O procedimento para retirada da sua carteira nacional de habilitação é realizado mediante diversas etapas, dentre elas exames psicológicos, exames de aptidão física e mental.
Após a aprovação dos mesmos, o candidato passa por aulas que o auxiliar ao realizar seu exame prático teórico. Com a aprovação nele, as aulas práticas darão início para o preparo do exame prático de direção veicular.
Além de toda a questão burocrática, outras situações devem ser levadas em consideração, como, por exemplo, é imprescindível que o cidadão seja penalmente imputável.
A maioridade é fundamental e além dela, saber ler e também escrever, possuir registro geral e também cadastro de pessoa física. Agora que você conheceu um pouco sobre a obtenção da carteira de habilitação. Veja abaixo como é possível incluir atividade remunerada na CNH DETRAN.
Mas, você conhece os serviços que o DETRAN disponibiliza?
Antes de Saber de fato como incluir atividade remunerada na CNH DETRAN, É importante entender o que de fato é esse órgão. Basicamente, ele é um departamento estadual de trânsito e por ser estadual algumas regras podem variar a depender de cada estado.
A sua definição está prevista dentro do código de trânsito brasileiro, lei 9503 de 1997. A ideia é que ele obedeça às leis e os decretos estaduais e dessa forma defina o seu regimento interno.
Compete a esse departamento realizar, fiscalizar e também controlar todo o processo de formação dos novos condutores. Além disso, ele também é responsável pela reciclagem dos condutores, vistorias, emplacamentos, inspeções, autuação e aplicação de medidas administrativas.
Esse órgão também realiza emissão de registro geral para os brasileiros. Em algumas regiões ele pode ser até o mesmo uma autarquia, unidade da administração pública indireta, a qual foi criada por lei e possui capital público.
Após esse resumo de informações sobre quais são as funções do DETRAN, veja abaixo como incluir atividade remunerada na CNH.
Quero incluir atividade remunerada na CNH, e agora?
Dentro do código de trânsito brasileiro, mais precisamente no seu artigo 147, disposto nos incisos e parágrafos, está obrigatoriedade de realizar um exame de aptidão psicológica para incluir atividade remunerada na CNH.
Vale ressaltar que existem alguns pagamentos de taxas referente a essa mudança e também realização de alguns exames. Por exemplo, para quem deseja incluir essa atividade na carteira nacional de habilitação categoria b é necessário emitir o boleto bancário na aba de tributos.
O passo a passo para a realização dessa inclusão não pode depender de estado para estado.
No caso, deste departamento No estado do Rio de Janeiro, os condutores devem ligar para os telefones disponibilizados para atendimento e realizar o agendamento da sua visita em um posto.
Para agendar essa visita em um posto de habilitação é necessário entrar em contato com os seguintes telefones: (21) 3460 4040 e (21) 3460 4041, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
Nesse posto de habilitação será marcada a sua avaliação psicológica e também os exames necessários, de aptidão física e mental. Vale ressaltar, que é necessário comparecer ao posto de atendimento com o comprovante de pagamento da sua taxa.
Já no departamento de trânsito de Minas Gerais, existem alguns outros pré-requisitos para quem deseja fazer a inclusão dessa atividade na carteira nacional de habilitação a.
É imprescindível que o condutor tenha completado 21 anos de idade e possuído no mínimo 2 anos de habilitação na categoria a., Além disso ele deve ser aprovado em curso especializado.
Dentro do site do departamento de Minas Gerais existe uma informação sobre clínica médica e psicológica, a qual o condutor não poderá escolher o seu local de exame.
A única escolha será sobre a data e horário disponibilidade conforme a sua e também a das clínicas. Para realizar esta consulta basta clicar aqui. Em seguida clique na aba habilitação, alteração de dados e incluir atividade remunerada na CNH.
Através deste artigo com as informações que elencamos para você será mais fácil realizar essa inclusão.
Agora basta realizar o pagamento das taxas, os exames necessários e o agendamento ao posto de atendimento para alterar a sua carteira nacional de habilitação.
Assim, você poderá trabalhar com o seu veículo tranquilamente conforme a lei determina.
O site mais atualizado de 2024!