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INSS Aposentadoria: Consultar Processo

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Você pediu no INSS a sua aposentadoria e quer consultar o andamento? Aqui, vamos ensinar o passo a passo de como consultar o processo. Assim, você poderá fazer a consulta toda vez que precisar.

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Além disso, veremos como fazer a conta no gov.br e o prazo de concessão do benefício. Com isso, você terá uma informação completa sobre seu benefício.

E então, vamos começar a ver sobre o assunto?

Consultar processo no site INSS

Realizar uma consulta no site do INSS é uma das formas de ficar por dentro do seu benefício. O procedimento é muito rápido e simples. Em poucos passos, você terá acesso a todos os serviços e a todas as informações de sua vida dentro da Previdência Social, inclusive de sua aposentadoria.

Assim, para realizar a consulta, siga os passos abaixo:

  • Primeiramente, acesse o site oficial do Meu INSS. Para isso, basta clicar aqui e você estará diretamente na página de login;
  • Você deve fazer o login com os dados da sua conta gov.br. Caso não possua essa conta, não é um problema. A seguir, falaremos um pouco sobre o procedimento de criação de conta no sistema;
  • Assim que estiver dentro do sistema, você verá uma página onde tem acesso a diversos serviços que pode consultar, como: o status de seus pedidos, extrato de pagamentos, ver seus benefícios, entre outros;
  • Sendo assim, escolha a opção de Solicitações e então acompanhe o status de seu pedido;

Agora que você já viu como é a consulta, vamos ver como você pode criar sua conta no gov.br, caso ainda não a possua.

Como criar conta gov.br

Para criar sua conta gov.br é muito fácil, basta seguir os passos abaixo:

  • No mesmo site do Meu INSS, clique em entrar na conta gov.br. Assim, digite seu CPF. Caso não tenha uma conta, o sistema irá informar e então você pode começar o processo de criação;
  • Para isso, escolha entre as opções de acesso, como: CPF, Internet Banking, Validação Facial, entre outros;
  • Assim, sempre que for entrar na conta, um desses meios será utilizado para validar sua identidade;
  • Coloque as informações que o sistema pede e então crie uma senha que seja segura;

Pronto, sua conta já foi registrada no sistema e agora é só entrar no Meu INSS novamente, com os dados que acabou de cadastrar e realizar seu pedido de aposentadoria, ou qualquer outro benefício.

inss-aposentadoria INSS Aposentadoria: Consultar Processo

Como consultar processo INSS aposentadoria Meu INSS aplicativo

Outra forma de consultar seu benefício, é através do aplicativo Meu INSS. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Primeiramente, baixe o aplicativo em seu dispositivo, caso ainda não o possua. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS;
  • Com isso, quando abrir a aplicação, é só colocar suas informações de acesso, como no site;
  • Caso não tenha a conta, poderá realizá-la pelo aplicativo. O procedimento é bem parecido com o que falamos anteriormente;
  • Assim que estiver no sistema, basta ir na opção de solicitações e então acompanhar o processo de sua aposentadoria;

Como consultar processo INSS aposentadoria Central de Atendimento

Você também pode realizar a consulta do processo através de uma ligação. Para isso, é só ligar para o número 135. A ligação é gratuita.

Quando for atendido é só informar seu CPF e então selecionar o ramal número 4, em seguida a opção 1.

Com isso, informe o número de protocolo de seu pedido. Assim, receberá a informação sobre o processo.

O atendimento pelo telefone acontece de segunda-feira às 7h e às 22h.

inss-aposentadoria-consultar-processo INSS Aposentadoria: Consultar Processo

Quanto tempo o INSS tem para conceder ou não um benefício?

No caso da aposentadoria, o INSS tem 90 dias para responder ao pedido. Além disso, tem mais 10 dias para a tramitação do benefício em caráter emergencial, na Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos (CEMER).

Mas por falta de funcionários e recursos financeiros, ou pelo número demasiado de pedidos, o INSS pode demorar muito para responder.

Por isso, é sempre necessário realizar a consulta de sua solicitação. Isso porque o servidor do INSS pode encontrar um erro no documento ou talvez seja necessário um documento a mais.

Com isso, pode aparecer essa informação no sistema do Meu INSS. Assim, fazer uma consulta periódica, pode te ajudar a agilizar o procedimento de análise. Pois, poderá contornar essa falta de documento facilmente.

Assim, você, no momento da solicitação deve entregar todos os documentos solicitados, sem exceção. Vejamos a seguir alguns desses documentos pedidos na aposentadoria.

Para aposentadoria Documentos Solicitados INSS

Para dar entrada no pedido de aposentadoria, é necessário apresentar os documentos abaixo, veja se entregou todos eles:

  • Documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Carteira de Trabalho;
  • Número do PIS/PASEP ou do NIT;
  • Carnês de Contribuição, para comprovar que é um segurado;
  • Extratos CNIS (caso esteja incompleto, apresentar também extrato FGTS, Holerite ou até mesmo extrato bancário);
Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
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Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG.

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Programas Sociais

CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

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Nos últimos anos, o número de CNHs válidas no Brasil subiu cerca de 38%, saindo de 53 milhões em 2011 para 75 milhões em 2022. Isso se deve pela maior atuação nos portais online e medidas que incentivam o setor automotivo.

Além da facilidade no acesso, programas promovidos pelo governo incentivam tanto a adesão, quanto o custeamento da CNH para pessoas de baixa renda que queiram obter sua primeira carteira de habilitação.

Com isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o CNH Social, sua história, funcionamento e como realizar sua inscrição e poder fazer parte do programa.

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Um pouco mais sobre a CNH Social ES 2022

O programa CNH Social funciona como uma política pública que tem como objetivo incentivar a concessão da carteira de habilitação para as pessoas de baixa renda que ainda não possuem sua primeira CNH.

Com funcionamento desde 2011, o programa possui mais de 1 milhão de beneficiados e permite que pessoas de baixa renda possam tirar sua habilitação da categoria B de forma mais fácil.

Com mais de uma década de serviços, o programa CNH Social foi criado pelas companhias SEST (Serviço Social do Transporte) e Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Esse programa tem também, como um de seus principais objetivos permitir que esse grupo de pessoas possam ter suas maiores chances no mercado de trabalho e possam trabalhar por exemplo, como entregadores.

Mais um ponto positivo que pode ser encontrado no programa CNH Social é a formação de motoristas habilitados e com isso o aumento da segurança em diversas cidades.

Benefícios oferecidos pelo programa CNH Social ES 2022

O cidadão que consegue ser aceito no programa passa a ter o direito de realizar todo o procedimento de obtenção da habilitação sem custos e taxas referentes aos exames clínicos e de aptidão física e mental.

Além disso, o DETRAN arca também com os custos referentes às aulas teóricas e práticas, as taxas dos DETRAN referentes a emissão, renovação e mudança de categoria e os exames médicos.

cnh-social-detran-es-cadastro-2 CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

Requisitos para participar do CNH Social 2022

Para se inscrever no programa, é necessário ser maior de 18 anos, renda menor que dois salários mínimos, estar desempregado a mais de um ano, alunos da rede pública com bom rendimento escolar e ex-presidiários.

Além disso, há vagas para pessoas com necessidades especiais, agricultores, beneficiários do Bolsa Família, pessoas que não possuem nenhum registro em sua carteira de trabalho e pessoas que não registrem infrações de trânsito.

Inscrições para o CNH Social ES 2022

Os interessados em se cadastrar no programa devem realizar seu cadastro no site, registrando as informações solicitadas e anexando os documentos que são pedidos.

No site www.detran.es.gov.br, siga os seguintes passos:

– Clique em “CNH Social”;

– A seguir, preencha o formulário com suas informações pessoais;

– O candidato deverá anexar os seus documentos;

O resultado do processo seletivo é feito por e-mail. Os aprovados deverão comparecer a uma unidade do Detran para que seja feita a conferência de dos documentos, biometria e realização de exames.

Feito isso, os dados passam a ser analisados pelo Detran.

Após a verificação e validação do cadastro, uma comissão será agendada para que os candidatos sejam direcionados pelo Detran para as suas respectivas autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos alunos.

O Detran alerta que os interessados devem se inscrever unicamente pelo site e que ignorem links enviados pelas redes sociais, como Whatsapp, para evitar fraudes e tentativas de golpes.

É importante ressaltar que o programa não oferece atendimento especializado para pessoas surdas e mudas. Caso o aluno queira, poderá contratar um intérprete para o auxílio durante o processo de habilitação.

Vale informar que há um número limitado de vagas ofertadas para a CNH Social, por isso pode haver empate entre os candidatos. Nesse caso, o sistema vai levar em conta os seguintes itens:

– Pessoas que possuem menor número de dependentes;

– Candidato com maior tempo desempregado;

– Menor renda familiar;

– Idade mais alta;

É de suma importância que o candidato acompanhe as publicações no site oficial DETRAN ES, cumprimento dos prazos definidos e a manutenção de seus atualizados.

cnh-social-detran-es-cadastro CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

Documentação

Na hora do processo de inscrição, é necessário ter os documentos que comprovem que o candidato tem direito à CNH Social. São eles:

– Documentos de identidade (RG e CPF);

– Certidão de Nascimento;

– Comprovante de Residência (Conta de água ou de luz);

– Comprovante de Renda (Carteira de trabalho da pessoa inscrita e também das pessoas que moram com ela);

– Se for estudante, apresentar histórico escolar;

– Laudo médico com o Código CID, no caso de pessoas com deficiência;

– Declaração de Secretaria de Segurança Pública, no caso de egressos no sistema penitenciário;

O Detran informa que no caso de atendimento presencial será exigido a apresentação do Passaporte de Vacinação da Covid-19 com o ciclo de vacina completo, incluindo a 3ª dose.

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