INSS Natal (Previdência Social): Agendamento Telefone e Endereço
Os postos de atendimento da Previdência Social (INSS) concentram os serviços exclusivos para atendimento presencial ou que necessitam de atendimento complementar ao portal Meu INSS.
Mesmo com toda tecnologia e acesso à informação disponíveis no ambiente web, é importante proporcionar à comunidade local o atendimento de qualidade, focado na solução das necessidades e com a tempestividade necessária, principalmente por ter o principal serviço a disponibilização de aposentadorias.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi criado em 1990 com a junção de 2 órgãos independentes que prestavam serviços para a comunidade até então. São eles: IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) + INPS (Instituto Nacional de Previdência Social). Em Natal (RN) há 4 postos de atendimento ao público e que prestam os mais diversos serviços para a população.
Quais os Endereços dos quatro postos do INSS em Natal (RN)?
Para melhor atender os segurados da cidade de Natal (RN) as agências de atendimento foram distribuídas em 4 regiões distintas. Confira a seguir, o nome das unidades, a região, o Endereço e horário de atendimento:
- Agência da Previdência Social Natal – Centro
Endereço: Rua Apodi, 2150 – 3º andar – Tirol
Horário: 07h às 13h - Agência da Previdência Social Natal – Nazaré
Endereço: Avenida Coronel Estevam, 3529 – Nossa Senhora de Nazaré
Horário: 07h às 13h - Agência da Previdência Social Natal – Norte
Endereço: Rua Marcílio Dias, 265 – Igapó
Horário: 07h às 13h - Agência da Previdência Social Natal – Sul
Endereço: Avenida Nascimento de Castro, 1792 – Lagoa Nova
Horário: 07h às 13h
Qual Telefone do INSS e como realizar o Agendamento de serviços?
Para facilitar e ampliar as formas de atendimento no INSS, os serviços possuem a possibilidade de agendamento tanto pelo telefone como pelo site. Os serviços, que já eram bastante utilizados antes da pandemia, passaram a ter ainda mais facilidade e velocidade após o início dela.
O telefone da central do INSS Natal e para todos os demais municípios do país é o número 135. Este número substitui o 0800 que existia até ser desativado e é grátis para ligações de telefone fixo e custo de ligação local para ligações feitas do celular.
O horário de atendimento das centrais 135, que foram criadas para ampliar as possibilidades de atendimento da população, é realizado de 2ª a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília). Pelo Telefone, o Agendamento de atendimento presencial, é realizado diretamente pelo atendente da central telefônica.
Pela internet é importante o beneficiário ter o cadastro no portal GOV.BR e, com isso, realizar o Agendamento escolhendo a unidade de atendimento, além do dia e horário (conforme disponibilidade local).
Quais são os principais serviços que podem ser agendados, de forma online, para o INSS Natal?
Antes de se dirigir ao local de atendimento, é importante colher todas as informações sobre os documentos necessários, além dos serviços disponibilizados em cada unidade.
O objetivo desta cautela é ganhar tempo, ter agilidade nos serviços desejados e trazer assertividade para o atendimento, proporcionando uma boa experiência para os segurados do INSS. Há diversos serviços disponibilizados para agendamento online, no entanto, os principais são:
- Retirada de extratos;
- Aposentadorias;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Atualização de cadastro;
- Benefícios assistenciais;
- Pensões;
- Auxílios (reclusão e maternidade);
- Perícia;
- Entre outros.
Quais serviços podem ser realizados sem senha (sem o cadastramento no portal GOV.BR)?
Alguns serviços estão disponíveis no site Meu INSS, sem a necessidade de acesso às informações do portal GOV.BR. São eles:
- Pedir benefício por incapacidade;
- Emitir guia de pagamento (GPS);
- Comunicação de acidente de trabalho – CAT (cadastro);
- Calendário de pagamento;
- Verificar autenticidade de documentos;
- Inscrever no INSS;
- Educação Previdenciária – Escola Virtual;
- Ouvidoria (Fala.BR);
- Encontre uma Agência.
Por que é importante possuir cadastro no portal GOV.BR?
Em um mundo cada vez mais digital, se faz necessário ter muito cuidado e cautela com a utilização dos dados pessoais. O objetivo do portal GOV.BR é garantir a sua identificação em todos os serviços digitais do governo.
Além de ser gratuito, este cadastro tem o objetivo de garantir que você é você, seja por meio do reconhecimento facial, seja pelo acesso via banco (disponível nas principais instituições financeiras), seja pela identificação via certificado digital e outras possibilidades.
Além do INSS, o GOV.BR possibilita o acesso aos seguintes serviços: SUS, ENEM, SISU, FIES, PROUNI, Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, Receita Federal, eSocial, entre outros.
E as contas no GOV.BR possuem níveis (bronze, prata e ouro) que identificam a forma como a conta foi criada e de onde vieram as informações já recebidas no portal. Cada nível da conta, que os Selos de Confiabilidade dão acesso, proporcionam mais serviços e acessos baseados no nível de segurança da conta GOV.BR.
Lembrando que é importante anotar a senha escolhida em um local seguro, pois caso perca será necessário passar por algumas etapas para escolher uma nova senha, pensando nisso o melhor é se precaver.
O site mais atualizado de 2024!
o google só dá informações de endereço, telefone e cep mas preciso do CNPJ