INSS Pindamonhangaba (Previdência Social): Agendamento Telefone e Endereço
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado em 27 de junho de 1990, durante a gestão do então presidente Fernando Collor de Mello, por meio do Decreto n° 99.350, a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
A origem da Previdência Social no Brasil remonta ao início do século XX, com a criação de diversos institutos de aposentadoria e pensões (IAPs) para trabalhadores de diferentes setores da economia. Em 1966, foi criado o INPS, que unificou os seis IAPs existentes na época.
A criação do INSS representou um importante avanço na organização da Previdência Social no Brasil. O INSS é um órgão federal responsável pela gestão do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que abrange trabalhadores urbanos e rurais, empregados e autônomos.
O RGPS oferece uma série de benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. Os benefícios são pagos aos cidadãos que contribuíram para o sistema previdenciário.
Saiba agora todas as informações sobre o INSS de Pindamonhangaba!
Quais os serviços prestados pelo INSS Pindamonhangaba
O INSS Pindamonhangaba oferece diversos serviços previdenciários aos cidadãos, como:

Requerimentos de benefícios previdenciários: o INSS é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. Para requerer um benefício previdenciário, o cidadão deve comparecer ao INSS com os documentos necessários.
Consulta de benefícios: o cidadão pode consultar o andamento de seus benefícios previdenciários no site do INSS ou pelo telefone 135.
Cadastro e atualização de dados: o cidadão pode cadastrar ou atualizar seus dados no INSS no site do INSS ou pelo telefone 135.
Reembolso de despesas médicas: o INSS pode reembolsar despesas médicas realizadas por segurados, conforme as regras do INSS.
Emissão de documentos: o INSS emite diversos documentos, como carteira de trabalho, certidão de tempo de contribuição, entre outros.
A seguir, uma descrição mais detalhada dos serviços prestados pelo INSS Pindamonhangaba:
Requerimentos de benefícios previdenciários
Os benefícios previdenciários são pagos pelo INSS aos cidadãos que contribuíram para o sistema previdenciário. Para requerer um benefício previdenciário, o cidadão deve comparecer ao INSS com os documentos necessários, que variam de acordo com o tipo de benefício.
Os principais benefícios previdenciários são:
Aposentadoria: o benefício é pago aos cidadãos que atingiram a idade mínima de aposentadoria e que contribuíram para o sistema previdenciário por um período mínimo de tempo.
Auxílio-doença: o benefício é pago aos cidadãos que estão temporariamente incapacitados para o trabalho por motivo de doença ou acidente.
Salário-maternidade: o benefício é pago às trabalhadoras que se afastam do trabalho para amamentar ou cuidar do filho.
Auxílio-acidente: o benefício é pago aos cidadãos que sofreram acidente de trabalho e ficaram com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho.

Aposentadoria por invalidez: o benefício é pago aos cidadãos que ficaram permanentemente incapacitados para o trabalho.
Consulta de benefícios
O cidadão pode consultar o andamento de seus benefícios previdenciários no site do INSS ou pelo telefone 135. Para consultar o andamento de um benefício, o cidadão deve informar seu número de CPF e o número do benefício.
Cadastro e atualização de dados
O cidadão pode cadastrar ou atualizar seus dados no INSS de Pindamonhangaba no site do INSS ou pelo telefone 135. Para cadastrar ou atualizar seus dados, o cidadão deve informar seu número de CPF e os dados que deseja cadastrar ou atualizar.
Reembolso de despesas médicas
O INSS pode reembolsar despesas médicas realizadas por segurados, conforme as regras do INSS. Para solicitar o reembolso de despesas médicas, o cidadão deve comparecer ao INSS de Pindamonhangaba com os documentos necessários, que variam de acordo com o tipo de despesa.
Emissão de documentos
O INSS de Pindamonhangaba emite diversos documentos, como carteira de trabalho, certidão de tempo de contribuição, entre outros. Para solicitar a emissão de um documento, o cidadão deve comparecer ao INSS com os documentos necessários, que variam de acordo com o tipo de documento.
Endereço e telefone do INSS Pindamonhangaba
O INSS de Pindamonhangaba fica localizado no endereço: Rua Antônio de Pádua Costa, 170 – centro – CEP: 12400-100 – Pindamonhangaba – SP
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 3411-4277
Fax: (12) 3642-4322
Horário de funcionamento: das 7h às 17h
Como realizar seu agendamento no INSS Pindamonhangaba
Para agendar um serviço no INSS Pindamonhangaba, siga os passos abaixo:

- Acesse o site do INSS ou ligue para o telefone 135.
- Selecione o serviço que deseja agendar.
- Informe seus dados pessoais, como nome, CPF, data de nascimento e número da CNH ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).
- Selecione uma data e horário disponíveis.
- Confirme seu agendamento e imprima o comprovante ou anote o número do protocolo.
- Agende seu atendimento com antecedência para evitar filas.
Aqui estão algumas dicas adicionais para agendar seu atendimento no INSS Pindamonhangaba:
Verifique se você possui todos os documentos necessários para o serviço que deseja realizar.
- Chegue ao INSS com antecedência para evitar atrasos.
- Siga as instruções dos funcionários do INSS.
- Agende seu atendimento pelo site do INSS:
- Acesse o site do INSS.
- Clique em “Agendar atendimento”.
- Selecione o serviço que deseja agendar.
- Informe seus dados pessoais.
- Selecione uma data e horário disponíveis.
- Confirme seu agendamento.
