Finanças
IPTU 2022: 2 Via do Boleto, Emissão
Todo começo de ano é o período de pagamento dos impostos, e um deles é o IPTU 2022. O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado a cada ano dos proprietários de imóveis construídos em meio urbano.
Antes de realizar o pagamento do IPTU 2022, é muito importante entender como ele é cobrado, quem tem a obrigação de pagar, como fazer a emissão da 2 via do boleto e muito mais.
O que é o IPTU 2022?
O Imposto Predial e Territorial Urbano, ou seja, o IPTU 2022, é pago pelos donos de imóveis ou terrenos no território urbano dos municípios brasileiros.
O dinheiro é destinado a melhoria da localidade onde o imóvel está localizado, sendo investido na infraestrutura, segurança e educação.
Em outras palavras, a prefeitura utiliza esse dinheiro para pagar os próprios gastos e fazer melhorias no município.
O pagamento do IPTU 2022 é algo obrigatório, então nunca deixe de levar essa despesa em consideração no momento de fazer sua organização financeira. Se o pagamento não for realizado, existem consequências que vamos falar mais para frente.
É importante lembrar que o IPTU é cobrado apenas em imóveis e terrenos construídos em área urbana, nas áreas rurais é outro tributo, sendo o Imposto Territorial Rural (ITR) que apresenta uma alíquota distinta.
Cálculo e valor do IPTU 2022
A fórmula do cálculo do IPTU 2022 leva em consideração o valor venal do imóvel, ou seja, o preço com base nos critérios utilizados no poder público que não costuma corresponder ao valor do mercado.
O valor venal do imóvel costuma ser obtido da seguinte fórmula: área do terreno ou edificação X o valor unitário padrão residencial (que varia em cada cidade) X idade do imóvel X localização do imóvel X tipologia residencial (as características da construção).
O resultado da fórmula costuma ser o fator levado em consideração no cálculo do IPTU. Sendo assim, ao conhecer qual o valor venal de um imóvel, é possível saber quanto será cobrado do imposto, considerando a alíquota determinada pelo próprio município a cada ano.
O IPTU 2022 não conta com a faixa fixa para os imóveis dos municípios, pois cada prefeitura pode levar em consideração diferentes critérios para fazer o cálculo.
Contudo, de modo geral, o cálculo do valor do IPTU 2022 é realizado com base no valor venal do imóvel.
Sendo assim, a alíquota pode variar, dependendo das características de cada bem. Na prática, serão as especificidades do terreno ou do próprio imóvel que vão indicar o valor que será pago.
O que o IPTU 2022 cobre?
O valor que é arrecadado no IPTU 2022 é encaminhado para os cofres públicos, podendo ser utilizado para fazer o pagamento de contas que a administração municipal deve honrar. Entre elas, estão os salários dos servidores municipais, contratos de prestação de serviços e muitos outros.
Os proprietários dos imóveis que não fazem o pagamento do IPTU 2022 corretamente podem sofrer consequências negativas, como multa, aplicações de juros, inscrição em dívida ativa e até mesmo perder o imóvel para a quitação da dívida.
A prefeitura de cada cidade costuma fazer o envio de um boleto para o proprietário fazer o pagamento do imposto.
Caso você ainda não tenha recebido o seu, entre em contato com o município e solicite a segunda via.
Como pagar o IPTU 2022
Para fazer o pagamento do IPTU 2022 é preciso conhecer todas as peculiaridades da sua cidade. De forma geral, o pagamento da guia é feito como qualquer outro boleto.
Ele pode ser pago em agências bancárias, lotéricas, caixa eletrônico, sites ou aplicativos do banco digital. Basta escanear o código de barras ou digitar manualmente o número que está apresentado no boleto.
Em alguns Estados existe a possibilidade de cadastrar o imposto em débito automático. Dessa forma, o proprietário não corre o risco de esquecer e ficar com dívidas.
Para conseguir fazer a emissão da 2 via do boleto do IPTU 2022, também é um fator que muda de cada município.
Cada prefeitura possui um site destinado para fazer essa emissão, o estado de São Paulo, por exemplo, possui um site onde é possível consultar a emissão geral do IPTU de cada ano, solicitar 2ª via e muito mais.
Entenda o IPTU 2022 de terreno
O IPTU 2022 é calculado pelo valor venal, se o terreno não tiver nenhuma construção, ele deve pagar o ITU e não o IPTU.
Dependendo do tamanho do terreno, o valor poderá ser mais caro que o de um apartamento, por exemplo. Além disso, é possível notar diversos fatores que podem aumentar esse valor, um deles é incidência das outras taxas, veja os exemplos:
- Multas de terrenos que não possuem calçadas
- Cobranças de falta de muros ou cercados
- Pela falta de manutenção quanto à limpeza e outros motivos
Então, é importante sempre avaliar cada caso para conseguir entender o valor que é cobrado no imposto do terreno ou de um imóvel. principalmente entender com qual imóvel ele está sendo comparado.
-
2 Via2 meses Atrás
IPTU SP 2023 2 Via: Emissão Boleto
-
2 Via2 meses Atrás
Cartão Social CAIXA: 2 Via, Senha
-
Dicas2 meses Atrás
Promoção Zara 2022: Participar, Cadastro, Prêmios
-
Carreira1 mês Atrás
Concurso IPMB 2022: Edital, Inscrições, Vagas, Salário
-
Auxílio Brasil2 meses Atrás
Auxílio Brasil: Mudança de Responsável Familiar no Cadastro Único
-
Auxílio Brasil2 meses Atrás
Auxílio Brasil: Quem Recebe pode Trabalhar
-
Dicas2 meses Atrás
Estácio Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha
-
Cartões2 meses Atrás
Desbloqueio Bilhete Único Online
-
Empregos2 meses Atrás
CCPR Trabalhe Conosco: Vagas Abertas
-
Carreira2 meses Atrás
Concurso Dentista da Marinha 2022: Edital, Inscrições, Vagas, Salário
-
Educação2 meses Atrás
Acompanhar inscrições do Encceja 2022
-
Cursos Gratuitos2 meses Atrás
Bootcamps Gratuitos 2022: Inscrições, Vagas
-
2 Via2 meses Atrás
Bilhete Único Estudante: 2 Via
-
Empregos2 meses Atrás
CEB Trabalhe Conosco: Vagas Abertas
-
Promoções2 meses Atrás
Promoção TIM 2022: Participar, Cadastro, Prêmios
-
Educação2 meses Atrás
OBMEP 2022: Cronograma e Calendário de Provas