Acesse Nossas Redes Sociais

Finanças

IPTU 2022: 2 Via do Boleto, Emissão

Publicado

em

Todo começo de ano é o período de pagamento dos impostos, e um deles é o IPTU 2022. O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado a cada ano dos proprietários de imóveis construídos em meio urbano.

Antes de realizar o pagamento do IPTU 2022, é muito importante entender como ele é cobrado, quem tem a obrigação de pagar, como fazer a emissão da 2 via do boleto e muito mais.

via-do-boleto-do-iptu.jpg IPTU 2022: 2 Via do Boleto, Emissão

O que é o IPTU 2022?

O Imposto Predial e Territorial Urbano, ou seja, o IPTU 2022, é pago pelos donos de imóveis ou terrenos no território urbano dos municípios brasileiros.

O dinheiro é destinado a melhoria da localidade onde o imóvel está localizado, sendo investido na infraestrutura, segurança e educação.

Em outras palavras, a prefeitura utiliza esse dinheiro para pagar os próprios gastos e fazer melhorias no município.

O pagamento do IPTU 2022 é algo obrigatório, então nunca deixe de levar essa despesa em consideração no momento de fazer sua organização financeira. Se o pagamento não for realizado, existem consequências que vamos falar mais para frente.

É importante lembrar que o IPTU é cobrado apenas em imóveis e terrenos construídos em área urbana, nas áreas rurais é outro tributo, sendo o Imposto Territorial Rural (ITR) que apresenta uma alíquota distinta.

pagamento-iptu.jpg IPTU 2022: 2 Via do Boleto, Emissão

Cálculo e valor do IPTU 2022

A fórmula do cálculo do IPTU 2022 leva em consideração o valor venal do imóvel, ou seja, o preço com base nos critérios utilizados no poder público que não costuma corresponder ao valor do mercado.

O valor venal do imóvel costuma ser obtido da seguinte fórmula: área do terreno ou edificação X o valor unitário padrão residencial (que varia em cada cidade) X idade do imóvel X localização do imóvel X tipologia residencial (as características da construção).

O resultado da fórmula costuma ser o fator levado em consideração no cálculo do IPTU. Sendo assim, ao conhecer qual o valor venal de um imóvel, é possível saber quanto será cobrado do imposto, considerando a alíquota determinada pelo próprio município a cada ano.

O IPTU 2022 não conta com a faixa fixa para os imóveis dos municípios, pois cada prefeitura pode levar em consideração diferentes critérios para fazer o cálculo.

Contudo, de modo geral, o cálculo do valor do IPTU 2022 é realizado com base no valor venal do imóvel.

Sendo assim, a alíquota pode variar, dependendo das características de cada bem. Na prática, serão as especificidades do terreno ou do próprio imóvel que vão indicar o valor que será pago.

O que o IPTU 2022 cobre?

O valor que é arrecadado no IPTU 2022 é encaminhado para os cofres públicos, podendo ser utilizado para fazer o pagamento de contas que a administração municipal deve honrar. Entre elas, estão os salários dos servidores municipais, contratos de prestação de serviços e muitos outros.

Os proprietários dos imóveis que não fazem o pagamento do IPTU 2022 corretamente podem sofrer consequências negativas, como multa, aplicações de juros, inscrição em dívida ativa e até mesmo perder o imóvel para a quitação da dívida.

A prefeitura de cada cidade costuma fazer o envio de um boleto para o proprietário fazer o pagamento do imposto.

Caso você ainda não tenha recebido o seu, entre em contato com o município e solicite a segunda via.

emissao-iptu.jpg-e1644520442227 IPTU 2022: 2 Via do Boleto, Emissão

Como pagar o IPTU 2022

Para fazer o pagamento do IPTU 2022 é preciso conhecer todas as peculiaridades da sua cidade. De forma geral, o pagamento da guia é feito como qualquer outro boleto.

Ele pode ser pago em agências bancárias, lotéricas, caixa eletrônico, sites ou aplicativos do banco digital. Basta escanear o código de barras ou digitar manualmente o número que está apresentado no boleto.

Em alguns Estados existe a possibilidade de cadastrar o imposto em débito automático. Dessa forma, o proprietário não corre o risco de esquecer e ficar com dívidas.

Para conseguir fazer a emissão da 2 via do boleto do IPTU 2022, também é um fator que muda de cada município.

Cada prefeitura possui um site destinado para fazer essa emissão, o estado de São Paulo, por exemplo, possui um site onde é possível consultar a emissão geral do IPTU de cada ano, solicitar 2ª via e muito mais.

Entenda o IPTU 2022 de terreno

O IPTU 2022 é calculado pelo valor venal, se o terreno não tiver nenhuma construção, ele deve pagar o ITU e não o IPTU.

Dependendo do tamanho do terreno, o valor poderá ser mais caro que o de um apartamento, por exemplo. Além disso, é possível notar diversos fatores que podem aumentar esse valor, um deles é incidência das outras taxas, veja os exemplos:

  • Multas de terrenos que não possuem calçadas
  • Cobranças de falta de muros ou cercados
  • Pela falta de manutenção quanto à limpeza e outros motivos

Então, é importante sempre avaliar cada caso para conseguir entender o valor que é cobrado no imposto do terreno ou de um imóvel. principalmente entender com qual imóvel ele está sendo comparado.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPTU 2022: 2 Via do Boleto, Emissão em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.