Jovem Aprendiz Cedae 2024: Vagas de Estágio e Trainee
A Cedae (Companhia de Água e Esgoto) do Rio de Janeiro é uma emprega que cuidou do abastecimento de água em todo o estado fluminense durante 47 anos.
No entanto, agora está passando para a iniciativa privada e, desde 2023, também passa por um grande processo de reestruturação.
Desta maneira, a Cedae, essa importante companhia de água e esgoto, vai se concentrar basicamente em algumas cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, garantindo o melhor atendimento aos usuários.
No entanto, para tudo funcionar bem, a empresa sempre precisa de novos funcionários e, inclusive, ela sempre tem espaço para vagas de estágio, trainee e jovem aprendiz.
Com isso, esses mais jovens poderão ter acesso a uma empresa de qualidade ao iniciar a vida profissional.
Como procurar a vaga no Cedae?
Agora, a Cedae conta com o seu site oficial, onde existem diversos telefones de contatos, e-mail e até mesmo o endereço físico, onde é possível sempre levar um currículo. Neste caso, é uma boa oportunidade de tentar entrar na empresa.
Contudo, também precisa ficar atento aos classificados virtuais, onde as empresas, como a Cedae, divulgam as suas vagas de emprego. E, no caso dos profissionais mais jovens, é sempre interessante começar cedo e garantir uma boa bagagem profissional.
Outra questão importante é procurar, no próprio site da Cedae, saber mais sobre a empresa e a história dela. Assim, quando for para uma eventual entrevista de emprego e se mostrar familiarizado com a empresa, já será um diferencial muito grande.
Afinal de contas, vai mostrar que aquele candidato está interessado e que conhece bem a empresa onde vai querer trabalhar no início da carreira profissional.
Assim, em uma empresa de grande porte, o profissional poderá ter mais acesso a uma carreira crescente e poderá até mesmo se aposentar nesta empresa.
No entanto, para isso, o profissional precisa trabalhar bastante e se dedicar para conseguir o seu lugar de destaque.
E, mesmo que apenas faça um estágio da Cedae, ao menos vai ter um currículo mais valorizado. Consequentemente, vai ajudar a abrir portas futuramente para emprego em outros lugares, onde nem sempre teria oportunidade.
Então, além do aprendizado e da experiência que vai ter, ainda vai ajudar a conquistar novos empregos no futuro.
Por isso, também muitas empresas apostam em programas de Jovem Aprendiz, como uma maneira de trabalhar melhor com esses jovens talentos e tentar moldar essas pessoas da melhor maneira, dentro das características de uma empresa como a Cedae.
Benefícios do Jovem Aprendiz
Além de tudo, o Jovem Aprendiz também tem os mesmos benefícios que os trabalhadores adultos, embora em escala reduzida.
Desta maneira, eles têm:
- Férias;
- 13º salário;
- Vale-alimentação;
- Vale-transporte;
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- Férias remuneradas;
- Assistência médica e ainda a qualificação profissional.
Mas a carteira assinada deve ser por, no máximo, dois anos.
Além de tudo, para conseguir seguir o caminho de Jovem Aprendiz na adolescência, o menor deverá também comprovar o vínculo com alguma escola e provar que realmente está estudando.
Caso contrário, não poderá seguir essa carreira de Jovem Aprendiz pelos próximos anos.
Diferença de cargos
Muitas pessoas se perguntam a diferença entre o Jovem Aprendiz, o estagiário e o trainee. Então, vamos começar pelo primeiro caso.
O Jovem Aprendiz é um estudante, adolescente, que precisa trabalhar, mas no máximo seis horas por dia, sem comprometer a carga horária na escola. Assim, como Jovem Aprendiz, vai aprender alguma qualificação e seguir uma vida profissional no futuro.
No caso do estágio, o salário normalmente é um pouco maior. Além disso, o estagiário já é um estudante técnico de alguma área, tanto no ensino médio quanto no ensino superior. No entanto, ele está lá para aperfeiçoar e colocar em prática aquilo que aprende durante o curso.
Outra coisa importante do estagiário é que, com o conhecimento que adquire no serviço, poderá ser efetivado pela própria empresa. Assim, é sempre uma ótima oportunidade de conseguir galgar cargos maiores.
Por fim, o trainee é um profissional já formado, mas ainda com pouca ou nenhuma experiência.
Neste caso, ele vai aprender diversos serviços e também aperfeiçoar o que aprendeu na faculdade ou no curso técnico.
Afinal de contas, muitas coisas só se aprende mesmo no dia a dia. Isso porque a faculdade é um importante horizonte e uma ferramenta de bagagem cultural.
Mas a prática acaba sendo extremamente importante para a formação profissional, pessoal e até de amadurecimento por parte de quem está ali naquele trabalho de trainee. E tudo começa lá atrás, no serviço de Jovem Aprendiz.
O site mais atualizado de 2024!