Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Junta Militar Agendamento Online: Telefone, Serviços

Publicado

em

Para o alistamento na Junta Militar o agendamento online é necessário, sendo possível evitar aglomerações por conta da pandemia causada pela COVID-19. Ao invés de ir até uma junta militar, todos os jovens que estiverem aptos à modalidade, devem fazer o alistamento através do agendamento online.

alistamento-junta-militar-agendamento-online.jpg Junta Militar Agendamento Online: Telefone, Serviços

O que é o alistamento militar?

O alistamento militar ou serviço militar, como é conhecido em alguns lugares, é o exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, ou seja, a Marinha, Exército e Aeronáutica, onde compreenderá na mobilização pessoal, todos os cargos com a Defesa nacional e terá duração de 12 meses.

Todos os cidadãos brasileiros são obrigados a prestar o serviço militar na junta militar, de acordo com o que está previsto no Artigo 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Os documentos que tratam sobre o assunto, são a Lei do Serviço Militar, Lei nº 4.375 de 17 de agosto de 1964, e seu devido Regulamento, Decreto nº 57.654 de 20 de janeiro de 1966.

A obrigatoriedade para com o alistamento militar, em tempo de paz, inicia no dia 1º de janeiro do ano em que o cidadão completará 18 anos de idade, e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

Débito na Junta Militar

Aqueles que estiverem em débito com a junta militar, ou seja, os meninos que não realizarem o agendamento online para o alistamento, não vão poder:

  • Obter o passaporte ou prorrogação de sua validade
  • Ingressar como funcionários, empregados ou associados em instituições, empresas ou associação oficial, oficializada ou subvencionada, assinar contratos com o Governo Federal, Estadual, de Territórios ou Municípios
  • Prestar exames ou fazer matrícula em qualquer instituição de ensino
  • Obter a Carteira Profissional, Registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de funções e licença de indústria e profissão
  • Não poderão se inscrever em concursos para ocupar cargo público
  • Exercer, qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público, eletivos ou nomeação
  • Receber prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, Territórios ou Municípios

junta-militar.jpg Junta Militar Agendamento Online: Telefone, Serviços

Etapas no alistamento na Junta Militar

O alistamento na Junta militar é composto por 5 etapas, veja quais são elas:

  • O alistamento: O alistamento na Junta Militar Agendamento online, ou através da Junta de Serviço Militar do seu Município. Depois desta etapa, o candidato recebe o Certificado de alistamento Militar (CAM)
  • Seleção Geral: Momento onde ocorre a avaliação inicial para verificar se o candidato tem condições de ingressar na Força Aérea, Marinha ou no Exército Brasileiro. Após a etapa, o candidato é dispensado ou designado.
  • Designação: O candidato será convocado para se apresentar no quartel mais próximo da região onde mora
  • Seleção Complementar: Semelhante à Seleção Geral, porém, não possui um maior grau de especificidade. Exames médicos, testes de aptidão física e entrevista, são alguns itens que compõem esta etapa
  • Incorporação: Etapa final, onde o candidato passa a ser recrutado ao incorporar as fileiras da Força Aérea, Marinha ou Exército Brasileiro.

junta-militar-agendamento-online.jpg Junta Militar Agendamento Online: Telefone, Serviços

Entre na junta militar agendamento online

Como dissemos, a junta militar agendamento online está disponível por conta da pandemia, o alistamento militar ainda está sendo realizado online, sendo algo mais prático e rápido. Veja o passo a passo:

  • Primeiro, acesse o site do Alistamento militar online e depois toque na opção “Quero me alistar”
  • logo em seguida, selecione qual a modalidade em que você se enquadra, por exemplo:

Arrimo: Você é o único responsável por sustentar sua família

Exterior: Você mora no exterior e não possui um CPF

Nome Social: Você quer se alistar utilizando nome social

Problema de saúde: Se for portador de alguma necessidade especial física e aparente

Alistamento militar: Caso você não se enquadre em nenhum dos itens anteriores

  • Utilize a sua conta do Portal Gov.br para fazer login ou utilize a mesma aba para fazer seu cadastro, se for necessário
  • Após fazer isso, clique na opção “Alistamento online”
  • Na seguinte página, vá em “alistamento Brasil”
  • Digite a sua data de nascimento, CPF e clique na opção “Validar”

Posteriormente, preencha o campo com seu nome completo, da sua mãe, município onde reside, local do alistamento e clique em “Avançar”. Por último, faça o preenchimento do formulário de alistamento militar.

Após finalizar com sucesso, anote o número de registro do alistamento (RA) e salve na opção como PDF para guardar no seu computador, celular ou imprimir futuramente.

Este documento é muito importante, pois comprova que o alistamento foi realizado com sucesso. Guarde-o e nunca perca!

Veja a situação no alistamento militar

Caso você já tenha feito a Junta militar agendamento online, e teve sucesso, ou está com dúvidas disso, existe a possibilidade de acompanhar o andamento do processo. Veja como fazer isso:

  • Acesse o mesmo site de Alistamento Militar Online, toque na opção “Já me alistei” e faça o login com a sua conta do Gov.br
  • Logo em seguida, toque em “Acompanhar Alistamento”

Pronto, você poderá ver como está a sua situação com a junta militar do seu município.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Junta Militar Agendamento Online: Telefone, Serviços
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Direitos

Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

Publicado

em

Caso você não tenha votado na última eleição e não pretenda votar nessa, saiba que a não justificativa da sua ausência no voto, será multada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Somando a isso, todos nós sabemos que no Brasil a participação no processo eleitoral é um dever, não um direito, e são aplicadas multas eleitorais para quem não votou no dia, e deixou de justificar a sua ausência.

Muitas pessoas simplesmente não sabem disso e vão deixar de votar e justificar e receber multas pendentes que podem variar de alguns reais a dezenas de reais.

As multas nem sempre são altas, mas o não pagamento pode ter consequências muito problemáticas. Portanto, o ideal é sempre tentar votar e justificar sua ausência caso isso não seja possível.

Para facilitar um pouco a vida, agora você pode solicitar boletos via web ou pelo aplicativo e título, basta apresentar o comprovante no cartório eleitoral local.

Diante disso, nós decidimos produzir um artigo para você ficar por dentro de todas as informações a respeito desse assunto. Confira abaixo!

multa-eleitoral-por-nao-votar-valor-justificativa Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

Qual o valor da multa eleitoral? Como funciona o pagamento? 

O valor da multa eleitoral é individualmente determinado por um juiz eleitoral. Cada turno no qual o cidadão não vota gera uma multa diferente.

É possível que a multa varia dependendo do caso ou da justificativa, de acordo com a análise realizada pelo juiz.

Além disso, é importante lembrar que se você não votar e não justificar a audiência, pode demorar até 60 dias para pagar a multa eleitoral.

Para isso, é necessário solicitar a GRU – Guia de Arrecadação Sindical – no Cartório Eleitoral Brasileiro e pagar em uma agência bancária, correios ou lotéricas.

Quem não votar pode se livrar da multa apresentando um requerimento para justificar o voto após a eleição. Isso pode ou não ser isento de pagamento.

Deve-se notar também que, se você faltar ao serviço eleitoral mais de três vezes consecutivas sem um bom motivo, poderá ser desqualificado e poderá precisar solicitar um novo.

Como posso justificar minha ausência quando não posso votar?  

Tenha em mente que justificar o absenteísmo é muito fácil e não só poupa as multas de não discar, como também poupa as dores de cabeça que geralmente ocorrem por falta de atenção a esse assunto.

Tudo o que você precisa fazer é ir ao local onde a eleição está ocorrendo e usar seu título de eleitor para perguntar por quê.

Você será encaminhado para a sala com a papelada para preencher e sua justificativa foi feita sem problemas.

multa-eleitoral-por-nao-votar-valor-justificativa-o-que-fazer-e-outras Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

Quais são as consequências de não pagar uma multa por não votar?

É normal que muitos pensem que não é importante saber o valor da multa eleitoral por não votar, que é o maior risco desse processo.

As multas são realmente insignificantes, mas as consequências de pagá-las não são. Aqueles que não pagaram suas dívidas com o sistema eleitoral ficam com muitas funções bloqueadas do estado do Brasil.

Por exemplo, você não pode solicitar ou renovar seu passaporte ou carteira de identidade.

Além disso, abrir licitações, receber recursos de órgãos governamentais e até participar de licitações estão se tornando atividades restritas.Mesmo bancos e instituições financeiras não podem lhe dar crédito.

Mesmo instituições educacionais e burocráticas não podem atualizar documentos, obter cadastros ou fornecer materiais até que a dívida seja quitada.

Portanto, você não enfrentará multas que ainda não tem o direito de votar. O ideal é pagar a multa eleitoral imediatamente. O valor é pequeno e o risco de endividamento é grande demais para manter.

A multa por não votar é pequena?

O valor da multa eleitoral vai variar de R$ 1,05 a R$ 3,51 para cada turno que o eleitor não comparecer.

Como já mencionado, esse valor pode ser aumentado em até 10 vezes pelo Juiz Eleitoral, chegando a até R$ 35,14 para cada cédula em que o eleitor não votou.

No entanto, pagar uma multa por não votar não elimina todas as dores de cabeça relacionadas ao seu direito (ou obrigação) de votar. Após o pagamento, o eleitor deve se dirigir ao rol eleitoral e fazer a regularização no sistema da lei eleitoral.

multa-eleitoral-por-nao-votar-valor-justificativa-o-que-fazer-e-outras-informacoes Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

O título pode ser cancelado?

Para tal, apresente os seus documentos pessoais (RG, carta de condução ou carteira de trabalho) e fotografia no cartório, apresente um requerimento para justificar a sua escolha após a eleição e justifique a sua ausência à eleição.

Este documento pode ser um atestado médico ou uma passagem de ônibus ou avião que justifique sua viagem.

Em conjunto, tudo isso está de acordo com o tribunal eleitoral para as multas eleitorais pagas.

Além disso, tome cuidado se estiver realmente cansado do processo político do país. Se você realizar três eleições consecutivas sem votar, poderá ser privado do seu direito de votar.

Portanto, esteja ciente de que não votar pode ser na forma de seu protesto, mas com consequências. Primeiro, como acabamos de ver, você tem que passar pela maratona e pagar uma multa eleitoral para justificar a não votação.

Isso é pequeno, mas a maratona em busca de documentação é chata.

Em segundo lugar, se você não se justificar perante o tribunal eleitoral, enfrentará algumas penalidades.

Acima de tudo, não posso obter um passaporte, por isso não posso viajar para o exterior ou obter uma carteira de identidade. E se você for funcionário público, não poderá receber seu salário.

Agora que você possui informações detalhadas sobre a multa eleitoral por não votar, compartilhe este artigo para que mais pessoas saibam sobre esse tema!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.