Leilão DETRAN ES 2024: Carros, Motos, Data, Local
O leilão DETRAN ES 2024 pode ser uma oportunidade perfeita para quem procura veículos com um menor preço. Sendo assim, se você se interessa por esse assunto, este artigo irá apresentar as informações mais importantes sobre o evento.
Com isso, ao terminar de ler o texto, você poderá participar do evento sem nenhuma dúvida. Pois, iremos ver como o leilão funciona, tipos de veículos leiloados, quem pode se inscrever, como saber a data e o local e os documentos necessários.
E então, vamos começar a entender mais sobre o evento?
Leilão DETRAN ES 2024 como funciona
O leilão DETRAN ES 2024 é regulamentado, organizado e de responsabilidade do órgão de trânsito do estado. O evento acontece, pelo menos, uma vez ao ano, dependendo do número de veículos no pátio.
O principal objetivo do evento é leiloar veículos apreendidos pela Polícia Militar. Além disso, é uma forma de diminuir o número de carros que ficam armazenados em pátio.
Assim que são apreendidos, os veículos poderão ser resgatados em um período determinado, em alguns casos. Mas, se o prazo tiver se encerrado e ninguém conseguiu resgatá-lo, o carro ou a moto é colocado em leilão.
Assim, os modelos leiloados são separados de acordo com seu estado de conservação ou de disponibilidade para documentação. Com isso, existem dois tipos de veículos, como veremos a seguir.
Tipos de veículos leiloados pelo DETRAN Es 2024
Como foi falado, o DETRAN/ES determina o estado do carro ou moto, de acordo com sua preservação ou documentação. Com isso, os modelos leiloados são classificados em:
- Conservado – tais modelos são aquelas em que seu estado de conservação permite que ele volte à circulação. Também, não há nenhum impedimento para que seja regulada sua documentação.
- Sucata – De acordo com o próprio DETRAN/ES, os veículos colocados nessa categoria não podem voltar à circulação. Seja por seu estado de conservação prejudicado ou por que sua documentação não pode ser realizada.
Além disso, o órgão de trânsito ainda separa os modelos classificados em Sucata, em outras três classificações, que são:
- Sucatas Aproveitáveis – onde todas as peças do veículo, exceto o chassis e a placa de identificação, podem ser reutilizadas em outros modelos;
- Sucatas Aproveitáveis com motor inservível – com exceção do motor, chassis e placa de identificação, todas as outras peças poderão ser reutilizadas.
- Sucatas Inservíveis – são modelos em que apenas o metal do carro ou moto podem ser utilizados.
Leilão DETRAN ES 2024 quem pode se inscrever
Sempre quando sai um novo leilão DETRAN ES, são divulgados editais oficiais. São nesses documentos onde estão expostos todos os requisitos de participação. Sendo assim, de forma resumida, podem participar:
- Para leilão de veículos Conservados: pessoas físicas (maiores de idade) ou jurídicas.
- Para leilão de veículos Sucatas podem participar: apenas pessoas jurídicas. Entretanto, elas devem ser do ramo de desmanche ou destruição de carros. Além disso, para as Sucatas Inservíveis, é necessário que a empresa seja de um dos ramos de: siderurgia, fundição ou reciclagem;
Além disso, existem alguns perfis de pessoas que não podem participar de nenhum dos leilões. São proibidos então:
- Menores de 18 anos (exceto os emancipados);
- Funcionários do DETRAN/ES;
- Funcionários e/ou donos dos depósitos onde os veículos estão armazenados;
Bom, agora que vimos quem pode se inscrever no evento, devemos então ver como saber a data e o local do evento.
Leilão DETRAN ES 2024 Data e Local
Para saber sobre as datas e locais do leilão DETRAN ES 2024, basta conferir a página oficial do órgão. Nesta página, além de data e local, você consegue ter acesso a todos os editais, tanto de próximos eventos, quanto de eventos já encerrados.
Assim, você já sabe o dia e local do evento, com isso, resta saber quais são os documentos necessários para participar.
Leilão DETRAN ES 2024 documentos necessários
No dia do leilão, para poder participar, você deverá mostrar documentos de identificação apenas. Agora, para empresas que participarem do leilão de sucatas, deverão, além da identificação do representante, mostrar o comprovante de que trabalham nos ramos permitidos.
Agora, a pessoa que arrematou o veículo, deverá apresentar alguns documentos para retirá-lo, além, é claro, do comprovante de pagamento. Por falar em pagamento, ele deve ocorrer em até 3 dias úteis depois do leilão.
Com isso, os documentos necessários para a retirada do veículo são diferentes para a pessoa física ou para pessoa jurídica. Sendo assim, se você é pessoa física deverá apresentar:
- RG
- CPF
- Comprovante de Residência
Agora, se é pessoa jurídica, deverá apresentar:
- CNPJ
- Ato constitutivo, estatuto ou contrato social da empresa
- Decreto de autorização ou autorização de funcionamento
- Para o leilão tipo Sucata, a empresa deve apresentar: Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral do CNPJ ou Certidão Simplificada da Junta Comercial do Estado (isso para comprovar de que é do ramo de desmonte ou destruição de veículos)
Além disso, as cópias de todos os documentos (pessoa física ou jurídica) devem ser autenticadas em cartório.
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