Leilão DETRAN TO 2024: Carros, Motos, Data, Local

Pensando em comprar um carro ou moto? Então saiba que o leilão DETRAN TO 2024, é uma das formas de conseguir um modelo, por um preço menor.

detran-to-leilao-data Leilão DETRAN TO 2024: Carros, Motos, Data, Local

Seja para uso pessoal ou para sua empresa, o evento pode ser a forma de achar o veículo perfeito!

Sendo assim, para você saber tudo sobre o evento, verá ao longo do artigo:

  • Como funciona o leilão em Tocantins;
  • Quais os tipos de veículos leiloados;
  • Quem pode se inscrever para cada tipo de leilão;
  • Como saber do dia e horário do leilão;
  • Quais os documentos necessários para participar;

Vamos então começar a ver sobre o assunto?

Leilão DETRAN TO 2024 como funciona

Todas as regras do leilão DETRAN TO 2024 são estabelecidas pelo órgão de trânsito, mesmo que o evento possa ser conduzido por empresa terceirizada.

O leilão ocorre pelo menos uma vez a cada ano, dependendo da demanda do DETRAN/TO. Sendo assim, o principal objetivo do evento é ser mais uma fonte de dinheiro para órgão de trânsito, que gasta recursos para manter os veículos armazenados. Além de que ajuda diminuir o número de modelos parados no pátio.

Logo que um veículo é apreendido pela Polícia Militar ou Departamento de Trânsito, seja ele moto ou carro, o dono tem um prazo para resgatar o modelo. Mas, caso o prazo se encerre, o veículo é tomado pelo DETRAN/TO e então vai a leilão.

Entretanto, antes, são classificados em categorias diferentes. Veremos mais sobre isso à frente.

Outro ponto importante, é que o leilão pode ser realizado de forma totalmente online. Essa modalidade ficou muito popular em outros estados, depois da pandemia.

Além disso, caso se interesse por um modelo específico, poderá realizar uma visita ao pátio onde os carros e motos estão armazenados. Entretanto, você deve realizar um agendamento, já que as visitas têm dias e horários específicos.

detran-to-leilao Leilão DETRAN TO 2024: Carros, Motos, Data, Local

Tipos de veículos do Leilão DETRAN TO 2024

Como em outras regiões, o DETRAN/TO é responsável por separar os modelos de veículos em categorias diferentes. Essa separação é realizada de acordo com o estado de conservação em que o veículo se encontra.

Seguindo o formato de outros estados, os veículos são separados pelo DETRAN Tocantins em:

  1. Conservados – são aqueles que podem voltar à circulação. Assim, são modelos em bom estado e que a documentação pode ser realizada novamente;
  2. Sucata – são aqueles que, por causa de seu estado de preservação, não podem voltar à circulação. São colocados aqui aqueles modelos que a documentação é inviável, mesmo que o veículo esteja bem conservado;

Além disso, o DETRAN/TO separa esse último grupo, das SUCATAS, em outros subgrupos, como:

  • Sucatas Aproveitáveis – aqui todas as peças do modelo são aproveitadas, menos o chassis e placa;
  • Sucatas Aproveitáveis com motor inservível – todas as peças podem ser aproveitadas, menos o motor, chassis e placa de identificação.
  • Sucatas Inservíveis – são modelos onde nenhuma peça pode ser reaproveitada, apenas o metal que é utilizado para reciclagem.

Podem ser realizados, ao mesmo tempo, leilões para todas as categorias ou apenas para uma específica. Isso ocorre de acordo com a demanda do DETRAN/TO.

leilao-detran-to Leilão DETRAN TO 2024: Carros, Motos, Data, Local

Leilão DETRAN TO 2024 quem pode se inscrever

Para cada leilão, é divulgado um edital específico, ratificado pelo DETRAN/TO. É neste documento onde estão todas as informações sobre os requisitos de participação, que são:

  • Para o leilão de veículos conservados, podem participar pessoas físicas ou pessoas jurídicas, que não precisam ser de uma área de atuação específica;
  • Para o leilão de sucatas, só é permitida a participação de pessoas jurídicas, as quais devem ser registradas no ramo de desmonte ou destruição de carros. Isso para o leilão de Sucatas Aproveitáveis e Aproveitáveis com Motor Inservível. Assim, para os modelos em Sucatas Inservíveis, só podem participar empresas dos ramos de siderurgia, fundição ou reciclagem;

O DETRAN/TO ainda proíbe alguns perfis de pessoas de participar do evento, como:

  • Menores de 18 anos de idade (tirando os que já foram emancipadas);
  • Funcionários do próprio órgão de trânsito ou dos pátios onde os veículos são armazenados. Além disso, os donos desses pátios também não podem participar, bem como da empresa que organiza o evento, se for o caso;
  • Funcionários da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e dos Órgãos Municipais de Fiscalização de Trânsito

Aqui vale uma observação: proprietários de um dos veículos leiloados não podem dar lances nesses modelos. Mas não são proibidos de participar totalmente, ainda podem dar lances em outros modelos.

Leilão DETRAN TO 2024 Data e Local

E então, decidiu se irá participar do evento? Então, para saber o dia e local, você deve ficar de olho no site do DETRAN/TO, local onde o órgão de trânsito divulga essas informações. Para ir diretamente para lá, basta clicar aqui.

Leilão DETRAN TO 2024 documentos necessários

No dia do leilão DETRAN TO 2024, você só precisa apresentar seus documentos de identificação com foto, para o leilão da categoria de conservados.

Já no leilão de sucatas, para qualquer um de seus tipos, além do documento de identificação pessoal do participante, deve-se apresentar o comprovante do ramo de atuação da empresa.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Leilão DETRAN TO 2024: Carros, Motos, Data, Local O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário