Liga dos Campeões: ranking de favoritismo dos times no mata-mata
Favoritos, Real Madrid e Manchester City se enfrentaram na última edição – Foto: Antonio Villalba/Manchester City
A edição 22/23 da Liga dos Campeões da Europa retornará em meados de fevereiro e seu mata-mata promete muitas emoções. Sim, é verdade que ainda falta muito tempo até lá e inclusive temos uma janela de transferências inteira pela frente, com bastante coisa podendo mudar. Mas é fato que já dá para cravar quais são os grandes favoritos e quais times correm por fora. Assim como os candidatos a zebras e os times que possuem pouquíssimas chances.
Os quatro favoritos
Dos oito confrontos, o que mais chama a atenção do mundo do futebol definitivamente é Bayern de Munique e PSG. O jogo deve ser o principal a movimentar as apostas de futebol. Craques em ambos os lados, muito poder de fogo e tudo podendo acontecer. Alguns lamentam que esse duelo ocorra de forma precoce no chaveamento, mas é o preço pago pelo vacilo cometido pelos franceses na última rodada da fase de grupos – não se atentaram ao saldo de gols e foram ultrapassados pelo Benfica, que avançou em primeiro lugar no grupo. Um vai ficar para trás, mas o que avançar, com toda certeza, será candidato seríssimo ao título. É por isso que ambos abrem a nossa prateleira dos grandes favoritos ao título europeu.
Em alta, Mbappé é a esperança dos franceses – Foto: PSG
É impossível falar de Liga dos Campeões sem citar o Real Madrid. E é impossível falar de Real Madrid sem citar a Liga dos Campeões. Atual campeão, o grande ‘bicho papão’ da competição vai em busca de seu 15° título. É impossível não colocar um time desses na primeira prateleira, ainda mais com um elenco recheado de craques. Os ‘merengues’ enfrentam o Liverpool nas oitavas, em uma reedição da última final. Quem fecha a prateleira dos favoritos é o Manchester City, que talvez seja o grande candidato no atual momento, já que terá um confronto muito mais leve para abrir o mata-mata. O RB Leipzig será o adversário de Erling Haaland e companhia.
Quem pode surpreender
Seguindo na Inglaterra, aparecem Chelsea, Liverpool e Tottenham. O Chelsea passou por muitas mudanças nesse ano – de jogadores a até mesmo os donos do clube. E é por isso que não está na prateleira de cima, mas pode perfeitamente chegar. No caso do Liverpool, finalista e vice-campeão na última temporada, o que pesa são as diversas lesões que acometem o elenco. Por isso não está no patamar dos quatro grandes favoritos. Prestes a completar 15 anos sem conquistar um título oficial, o Tottenham conta com um ótimo elenco e pode repetir o feito de 2018/19 e chegar longe no torneio mais uma vez.
Campeão em 2023, Chelsea aposta em zaga forte para vencer novamente – Foto: Chelsea
O Napoli talvez tenha sido quem praticou o melhor futebol dentre as 32 equipes na fase de grupos. E é por isso que a equipe italiana é uma das quatro principais candidatas a surpreender e ir longe no mata-mata. Enfrentam nas oitavas o Eintracht Frankfurt, atual campeão da Liga Europa, mas no que depender dos comandados de Luciano Spalletti, os alemães não serão um obstáculo. Chegar nas quartas de final significaria a melhor campanha napolitana na história do torneio, mas seguindo o exemplo do Marrocos na última Copa do Mundo, eles têm bola para irem além disso.
Possíveis zebras
Composta por times que já conquistaram a ‘Orelhuda’, essa é a prateleira para aqueles que acreditam no argumento de que camisa pesa. Se em cada uma das duas prateleiras de cima tínhamos dois times que nunca conquistaram o título, nesse todo mundo já ganhou a Liga dos Campeões pelo menos uma vez. No caso do Milan, o segundo maior vencedor de todos os tempos, foram sete. O heptacampeão está longe de ser um real candidato ao título, mas irá para cima do Tottenham para tentar retornar às quartas após onze anos – a última vez foi em 2011/12, quando ainda era considerado uma potência mundial e eliminou o Arsenal nas oitavas para posteriormente cair para o Barcelona.
No Tottenham, Richarlison disputa sua primeira Liga dos Campeões – Foto: Tottenham
Rival de cidade, a tricampeã Internazionale deposita suas esperanças na poderosa dupla de ataque formada por Romelu Lukaku e Lautaro Martínez para eliminar o Porto e avançar às quartas pela primeira vez desde 2010/11. Fechando a terceira prateleira, temos Benfica e Borussia Dortmund. Os portugueses, bicampeões do torneio, estão com a moral lá em cima, até porque avançaram em primeiro no grupo de PSG e Juventus. O Club Brugge não deverá ser páreo para o time da Luz, que conta com o meio-campista argentino Enzo Fernández como seu principal destaque individual. Por outro lado, os alemães, campeões em 97, enfrentam o Chelsea e terão vida complicadíssima.
Um patamar abaixo dos demais
Abaixo dos candidatos a zebras, temos os times que praticamente não têm qualquer chance, sendo bem sincero. É o caso do Porto, que apesar de ter se classificado em primeiro no grupo do Atlético Madrid, faz temporada bem irregular e não deve ter sobrevida no torneio. Competir contra a Internazionale já vai ficar de bom tamanho. É o caso também do Club Brugge, que tem no Benfica um adversário até que ‘encarável’, mas entra como franco-atirador no confronto e caso avance de fase, teria ainda menos chances contra os gigantes do continente.
Fechando a lista, temos os alemães Eintracht Frankfurt e RB Leipzig. Aliás, vale destacar que dos cinco alemães que estiveram na fase de grupos, quatro avançaram para as oitavas, uma marca notável. Atual campeão da Liga Europa, o bem treinado Frankfurt enfrentará a sensação Napoli. Pode até competir, mas dificilmente avança. E se avançar, entra na mesma tônica dos outros dois anteriormente citados: não tem qualquer chance contra os bichos-papões do continente. É justamente a situação dos quatro dessa prateleira. Se o Frankfurt terá vida difícil, imagina então o Leipzig, que apesar de ter um elenco mais encorpado, enfrentará o excelente Manchester City. Só por um milagre.
Datas e horários dos confrontos de ida da Liga dos Campeões da UEFA 22/23:
- 14/02/23 (terça-feira):
- 17h: PSG x Bayern
- 17h: Milan x Tottenham
- 15/02/23 (quarta-feira):
- 17h: Dortmund x Chelsea
- 17h: Club Brugge x Benfica
- 21/02/23 (terça-feira):
- 17h: Liverpool x Real Madrid
- 17h: Frankfurt x Napoli
- 22/02/23 (quarta-feira):
- 17h: Leipzig x Manchester City
- 17h: Internazionale x Porto
O site mais atualizado de 2024!