Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Parcelar Multas, IPVA, Licenciamento de Veículo no Cartão de Crédito

Publicado

em

Uma das novidades do momento é o pagamento de multas de trânsito através do cartão de crédito. Sim isso mesmo! Agora você pode parcelar as suas multas no cartão de crédito e também fazer o pagamento de IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório! Ficou interessado? Então acompanhe as dicas a seguir!

parcelar-debitos-veiculo-cartao-de-credito Parcelar Multas, IPVA, Licenciamento de Veículo no Cartão de Crédito

Pagar Débitos do Veículo Parcelado com Cartão de Crédito

Não faz muito tempo, o Departamento Nacional de Trânsito (antigo Denatran e agora Senatran) aprovou, através da Resolução 697, o pagamento de multas e outros débitos relacionados ao veículo (como IPVA, licenciamento), por meio do cartão de crédito, bem como a possibilidade do parcelamento do pagamento da multa.

Mas, para que a utilização do cartão de crédito ocorra de forma eficiente, algumas regras quanto ao uso deste, precisam ser observadas. Outrossim, salienta-se que o pagamento pode ser feito também através do cartão de débito.

Antes da promulgação da Resolução 697, somente as multas em veículos que eram registrados no exterior podiam ser pagas com cartões de crédito ou débito. Agora, esta possibilidade foi estendida para todas as categorias. O objetivo é de melhorar a forma de pagamento de multas de trânsito, principalmente, oferecendo novos métodos de pagamentos mais modernos utilizados normalmente pelos cidadãos brasileiros.

Regras do parcelamento das multas de trânsito com o cartão de crédito

Se o usuário optar pelo parcelamento da multa de trânsito, o compromisso da despesa será entre o titular do cartão de crédito e a administradora. Portanto, se a administradora optar por gerar juros no parcelamento, por exemplo, será algo a se resolver junto à administradora e não com o Departamento Estadual de trânsito (DETRAN) ou outro departamento de trânsito.

Outro fator que os órgãos de trânsito buscam sanar é driblar a inadimplência, já que as operadoras de cartão de crédito pagarão as dívidas à vista e assumem o risco da operação junto ao titular do cartão de crédito.

Ainda, esta prática visa diminuir também, as fraudes, visto que, alguns proprietários de veículos apenas pagavam a primeira parcela da dívida para regularizar o licenciamento do veículo ou poder fazer a transferência, mas, depois deixavam de lado a despesa que ficava em aberto. Com o pagamento parcelado ou a vista no cartão de crédito, o veículo é regularizado imediatamente.

Quanto ao pagamento de multas, alguns órgãos de trânsito já adotavam informalmente o pagamento das multas e débitos do veículo por outros meios de pagamento.

Agora, cada órgão terá o dever de organizar e fiscalizar os pagamentos realizados com cartões de crédito. Ao proprietário do veículo, é importante pagar em dia, pois caso negativo, a administradora do cartão de crédito poderá cobrar em média mais de 10% ao mês por pagamento em atraso ou não pagamento. O pagamento em atraso e a taxa cobrada segue a taxa SELIC.

pagar-multas-parceladas-cartao Parcelar Multas, IPVA, Licenciamento de Veículo no Cartão de Crédito

É possível pagar multas de trânsito a vencer, como também, as vencidas, se estas não estiverem inclusos na dívida ativa do município ou do Estado, com o cartão de crédito e a sua possibilidade de pagamento.

A respeito das parcelas do cartão de crédito, o número destas dependerá do órgão de trânsito de cada região. Portanto, a quantidade de parcelas possíveis é definido por cada Estado.

Importante salientar ainda que, as operações serão realizadas por intermédio de instituições financeiras que são credenciadas pelo Detran do RS. Estas empresas financeiras agem como intermediárias entre a operadora de seu cartão de crédito e o proprietário do veículo, onde elas fornecem a maquininha de cartão de crédito.

Estas empresas estarão autorizadas pelo Senatran a operar em todo o Brasil. A autorização para o pagamento das multas de trânsito através do cartão de crédito ou débito foi estabelecida através da Resolução 697/2016 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, como já mencionado, e posteriormente foi alterada pela nova Resolução 736/2018.

No estado do Rio Grande do Sul, o DETRAN regulamentou o pagamento de débitos do veículo e multas de trânsito com cartões de débito ou crédito, através da Portaria de número 494/2018, a qual fixou que o credenciamento de empresas Facilitadoras (ASFs), Adquirentes eSubadquirentes  para operação dos pagamentos com cartão através do Detran do RS.

Recentemente a prefeitura de São Paulo também firmou uma parceria com empresas de parcelamento, para oferecer a possibilidade de parcelar Multas, IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório no cartão de crédito.

Requisitos do Cartão de Crédito

Para conseguir realizar o parcelamento de multas no cartão de crédito é preciso ter um cartão de crédito com limite disponível. Ainda, o titular do cartão não precisa necessariamente ser o dono do veículo em questão.

Para saber mais sobre, é possível entrar em contato de forma on-line no site da financeira, ou vá até uma empresa credenciada pelo Detran RS que pode ser CFC, CRD, CRVA, EPIV ou despachantes.

A opção pelo parcelamento no cartão de crédito fica a escolha do proprietário do veículo e não acarreta qualquer alteração para os órgãos de trânsito competentes de cada região, os quais, perceberão os valores à vista, sendo IPVA ou multas de trânsito, ou seja, não há desconto. Mas, a operadora do cartão de crédito poderá cobrar juros de mora. Empresas como a Despachante DOK, Vamos Parcelar, Zapay também oferecem o serviço de parcelamento de débitos do veículo através do cartão de crédito.

pagamento-ipve-licenciamento-multas-cartao-de-credito Parcelar Multas, IPVA, Licenciamento de Veículo no Cartão de Crédito

Pagar Débitos Parcelados Usando o Recarga Pay

Uma opção muito viável para você fazer o pagamento parcelado de débitos do veículo como IPVA, Licenciamento e Multas de Trânsito, é com o Recarga Pay (se ainda não tem o cadastro, baixe agora o app pelo link e use o código denmar883 para ganhar 10 reais na hora). Com ele você pode fazer os pagamento e parcelar em seu cartão, inclusive você pode adicionar saldo em sua conta de forma parcelada e usar esse saldo ou até mesmo fazer pagamento via PIX de forma parcelada.

Então o que você achou de mais esta possibilidade? Agora você pode parcelar suas multas de trânsito, IPVA, licenciamento do carro no cartão de crédito!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Parcelar Multas, IPVA, Licenciamento de Veículo no Cartão de Crédito em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Formado em Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcus é natural de Chapecó/SC e apaixonado por velocidade, essa paixão o tornou especialista em escrever sobre assuntos relacionados a veículos.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.