Linha 7 – Rubi: Mapa e Estações
A Linha 7 – Rubi é uma das muitas linhas de transporte do metrô da cidade de São Paulo, gerida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Aliás São Paulo é uma cidade que desde o início da década de 1970, conta com esse modelo de transporte que é parcialmente subterrâneo e parcialmente suspenso.
Assim fica até difícil imaginar a cidade de São Paulo sem o transporte de metrô e uma Linha 7 – Rubi por exemplo. Afinal de contas toda a região da Grande São Paulo conta atualmente, com mais de 20 milhões de habitantes.
Desta maneira o metrô é hoje o meio de transporte mais rápido, barato e eficiente que circula pela capital paulista. Através dele São Paulo consegue uma agilidade maior e também permite a fluidez do fluxo de pessoas durante principalmente o meio de semana, quando há o horário de trabalho de milhões de pessoas.
Metrô atende toda a região metropolitana
Aliás vale lembrar o metrô em São Paulo incluindo a Linha 7 – Rubi, atende toda a região metropolitana da capital paulista. Assim a Linha 7 – Rubi por exemplo, começa na região da Barra Funda e vai até a cidade de Jundiaí. Que inclusive não faz parte da Grande São Paulo, mas se beneficia desse transporte por conta da praticidade.
Mas também vale lembrar que na capital paulista, existem diversas linhas que interligam a cidade e inclusive, se cruzam umas com as outras. Muitas vezes para ir a um determinado lugar, é preciso fazer a chamada baldeação.
Ou seja parar no meio de uma estação e entrar em outro trem para chegar ao seu destino. Logo vale lembrar também que São Paulo tem diversas opções de metrô e a Linha 7 – Rubi é uma delas, embora seja a que menos tenha interligações.
Inclusive essa linha vai passar por algumas mudanças em breve, por conta da concessão. E poderá até mesmo no futuro, deixar a vida dos paulistanos um pouco mais fácil. Além disso a cidade também vive a expectativa de novas linhas de metrô e a ampliação das já existentes.
Tudo com o intuito de atender mais pessoas, seguir o crescimento da cidade e garantir maior qualidade de vida às pessoas que vivem na cidade. E também os seus milhões de visitantes, que sempre vão a São Paulo.
Vale lembrar que por ser o principal centro econômico do país, a cidade sempre recebe a visita de pessoas do Brasil inteiro e até do exterior durante maior parte do tempo. E o metrô justamente ajuda a manter esse crescimento.
Quais as estações da Linha 7
Atualmente a Linha 7 – Rubi é composta por diversas estações as quais a linha para e recebe diversos outros passageiros, além de deixar nos respectivos destinos.
Desta maneira essas estações atuais da Linha 7 – Rubi são:
- Jundiaí;
- Várzea Paulista;
- Campo Limpo Paulista;
- Botujuru;
- Francisco Morato;
- Baltazar Fidélis;
- Franco da Rocha;
- Caieiras;
- Perus;
- Vila Aurora;
- Jaraguá;
- Vila Clarice;
- Pirituba;
- Piqueri;
- Lapa;
- Água Branca Palmeiras Barra Funda.
Isso sem contar as unificações com estações como Brás e Luz, mas estas estão com os dias contados. Já que uma nova concessão vai trazer mudanças e ela vai deixar de ter essa interligação.
Isso vai acontecer também por conta do TIC (Trem Inter Cidades), que vai ligar São Paulo a Jundiaí e Campinas. Desta maneira quando esse trem de fato começar a funcionar a interligação da Linha 7 – Rubi vai deixar de existir.
Mas na prática vai ser uma oportunidade maior para os passageiros e moradores dessas regiões terem maior facilidade e rapidez para chegar ao destino. E também será uma oportunidade de aproximação da Região Metropolitana de Campinas com a Região Metropolitana de São Paulo.
Facilidade de deslocamento
Inclusive vai reduzir custos e facilitar o deslocamento de trabalhadores que atuam em uma região e moram na outra. Contudo a criação desse TIC entre São Paulo Jundiaí e Campinas não significa que o metrô vai ficar menos importante. Ao contrário para os moradores da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana da Capital, continuará sendo muito importante e sempre eficiente.
Agora o que vai acontecer é que a Linha 7 – Rubi vai ficar mais eficiente ainda e menos superlotada. Já que a partir de agora vamos ter o TIC para transportar os passageiros que vão às outras cidades.
Aliás desde o final de 2020 já houve uma mudança importante, com o fim da extensão operacional da Linha 7 – Rubi. Isso justamente aconteceu para facilitar o deslocamento dos passageiros, diminuindo até mesmo o tempo de viagem.
Por fim tanto a Linha 7 – Rubi quanto as demais linhas de transporte coletivo do metrô de São Paulo, são altamente importantes para garantir a tão desejada eficiência na mobilidade urbana da maior cidade da América do Sul.
E assim uma das maiores cidades da América Latina, com milhões de usuários do serviço todos os dias para o trabalho e também para ir embora para casa no dia a dia na rapidez de metrô.
O site mais atualizado de 2024!