Mal da vaca louca no Brasil em 2024: É Contagiosa entre humanos? Veja os sintomas

Sem dúvidas, o fato do Carnaval ter voltado esse ano, fez com que muitas doenças antes controladas viessem à tona em noticiários novamente. Além disso, 3 anos atrás na quarta feira de cinzas, o Brasil foi impactado com confirmação do primeiro caso de Covid-19 após o carnaval. No entanto, esse ano foi descoberto o caso de uma outra doença, bastante perigosa também, o mal da vaca louca.

Mal-da-vaca-louca-no-Brasil Mal da vaca louca no Brasil em 2024: É Contagiosa entre humanos? Veja os sintomas

Mal da vaca louca no Brasil em 2024

De acordo com o Ministério da Agricultura foi confirmado na noite da quarta-feira de cinzas, a descoberta de um caso do mal da vaca louca no Pará, município de Marabá. Segundo informações, o animal que estava infectado havia sido criado em pasto, sem comer ração, e ao descobrir a doença foi abatido. No entanto, isso não coloca fim ao caso e para seguir o protocolo sanitário oficial, foram suspensas as exportações de carne bovina pelo governo brasileiro.

Além do mais, foram coletadas amostras para análise pelo laboratório no Canadá, da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Apesar do susto, acredita-se que esse foi um caso atípico, pois, acredita-se que tenha surgido espontaneamente pela natureza. Mas, mesmo assim, é preciso ficar em estado de alerta, já que se trata de uma grave doença que ainda não tem tratamento.

De acordo com informações, o caso em questão aconteceu em um animal macho com cerca de nove anos localizado em uma propriedade com cerca de 160 cabeças de gado, no município de Marabá, sudeste do Pará. Por conta do caso, a propriedade precisou ser isolada para inspeção e interditada posteriormente por prevenção. Até o momento só ocorreram consequências financeiras por conta da suspenção das exportações do governo.

Além disso, alguns dos principais frigoríficos fecharam com grande queda na última semana. No entanto, após comprovarem que se trata de um caso atípico, logo diminui as chances de embargo de carne brasileira.

A doença é Contagiosa entre humanos?

Além do mais, é válido ressaltar que ingerir carnes ou subprodutos dos animais que foram contaminados resultará na transmissão da encefalopatia espongiforme em seres humanos. Portanto, caso ocorra a contaminação de humanos, a doença passa a se chamar de variante de Creutzfeldt–Jakob (DCJ). Da qual prova sintomas como demência, problemas musculares, podendo até causar a morte do indivíduo.

É válido ressaltar que o final dos anos 1990, foi marcado por um surto de casos do mal da vaca louca em seres humanos na Grã-Bretanha. Então, para que o mal fosse combatido, foi necessário suspender o consumo de carne de boi no país por alguns meses. É válido ressaltar que na época a contaminação se deu por meio do consumo de carnes bovinas contaminadas após os animais se alimentarem com ração contaminada.

Veja quais são os sintomas da doença:

Para quem não sabe, a contaminação com a doença pode ocorrer de duas maneiras, primeiro podendo ser espontaneamente na natureza, assim como o caso em questão no Pará. Ou também, através da ingestão de ração animal contaminada. Além disso, para diagnosticar o animal doente, observa-se o comportamento dos animais em locais com suspeita de contaminação.

A doença, por sua vez não possui tratamento, e a única maneira de conter o surto é através do abate dos animais. Geralmente, os sintomas da doença em humanos costumam ser progressivos, sendo possível somente ter os primeiros sintomas de 10 a 12 anos após contaminação. Muitas vezes, eles podem até ser confundidos com demência, sendo difícil a identificação. Veja a seguir os sintomas em humanos:

  • Perda de memória;
  • Insônia;
  • Visão turva;
  • Dificuldade em falar ou pensar;
  • Dificuldade em caminhar;
  • Perda da capacidade para fazer movimentos coordenados;
  • Tremores constantes;
  • Ansiedade e depressão.

Além disso, após o aparecimento dos sintomas, a doença progride rapidamente e a pessoa pode morrer em mais ou menos de 6 meses até um ano. Pois, assim que a pessoa é contaminada, a função neural já começa ser comprometida, levando a uma perda progressiva das principais capacidades. Embora a doença não tenha cura, é importante acompanhamento psiquiátrico para auxiliar a retardar o avanço da doença.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Mal da vaca louca no Brasil em 2024: É Contagiosa entre humanos? Veja os sintomas O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário