Ministério do Trabalho GO: Agendamento, Endereço e Telefone
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o órgão responsável por definir e administrar as normas trabalhistas vigentes no país. Além disso, o MTE é responsável por apurar denúncias que possam surgir na relação de trabalho entre empregadores e empregados.
Por meio dos serviços prestados pelo Ministério do Trabalho, os profissionais brasileiros podem receber benefícios como seguro-desemprego, abono salarial e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Por outro lado, o cidadão estrangeiro pode contar com o apoio do MTE para regulamentar sua situação no Brasil e assim ter o direito de exercer oficialmente sua profissão.
A agência também emite carteiras de trabalho e apoia empreendedores por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No lado corporativo, o Ministério do Trabalho regulamenta exigências relacionadas a trabalho temporário, rescisão de contrato de trabalho, programas de proteção ao emprego (PPE), RAIS, e-Social, entre outros.
Endereços da Delegacia do Trabalho de Goiânia
Avenida 85, 887 Ed. Genebra – 5º Andar – Zona Sul – Goiânia – GO – CEP: 74.080-010
Telefone do Departamento de Trabalho de Goiânia
O telefone da agência não está disponível. Para mais informações basta entrar em contato com a central (158).
Departamento de Trabalho de Goiânia Horário de Atendimento
O horário de funcionamento da maioria das unidades do Ministério do Trabalho é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Caso precise ir a uma agência ou escritório regional do trabalho, é recomendável entrar em contato com a central de atendimento (158) para confirmar as informações sobre o serviço.
Ministério do Trabalho e Seguro Desemprego
O seguro-desemprego é um direito garantido pela constituição federal. Inclui auxílio financeiro temporário para trabalhadores que forem demitidos sem justa causa, inclusive de forma indireta.
A assistência é fornecida para permitir que os cidadãos adquiram os meios de auto-sustentação enquanto buscam alternativas profissionais. Atualmente, o Brasil mantém cinco tipos de seguro-desemprego em vigor:
- Seguro Desemprego Formal
- Seguro Desemprego para Pescadores Artesanais
- Seguro Desemprego para Empregados Domésticos
- Seguro Desemprego para Trabalhadores Resgatados
- Bolsa de Qualificação Profissional
Para solicitar o seguro-desemprego no Ministério do Trabalho de Goiânia, o trabalhador precisa apresentar a ficha de inscrição (fornecida pela empresa), a carteira de trabalho, os dois últimos contracheques e demais documentos complementares.
O número de parcelas recebidas varia de acordo com as necessidades e o horário de trabalho:
- 1ª solicitação: quatro a cinco parcelas
- 2ª solicitação: três a cinco parcelas
- 3ª solicitação: três a cinco parcelas
Carteira de trabalho do Ministério do Trabalho de Goiânia
Outro documento solicitado junto ao Ministério do Trabalho de Goiânia é a Certidão de Trabalho, com capa sintética azul, é um documento obrigatório para os profissionais garantirem seus direitos trabalhistas e previdenciários. Todo brasileiro maior de 14 anos que quiser começar a trabalhar deve receber seu exemplar gratuitamente.
Por meio do popular “registro combinado”, a formalização do contrato de trabalho, o cidadão recebe salário fixo, férias, pausas remuneradas, décimo terceiro salário, pensões, além de seguro-desemprego e caixa de segurança em caso de demissão.
Além dos dados relacionados ao trabalho, as carteiras de trabalho incluem a foto do trabalhador, CPF, CNH e número do título de eleitor, bem como impressões digitais e assinaturas digitais. O endereço residencial e o número do NIS/PIS também constam no documento.
Departamento de Salários e Subsídios Trabalhistas
O Abono Salarial está disponível para empregados regulares com remuneração de até dois salários mínimos. Este benefício é uma contribuição financeira anual equivalente a um salário mínimo.
O Abono Salarial costuma ser chamado de PIS/PASEP. Essa relação existe porque o valor é pago pelo Regime de Integração Social (PIS) e pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
O financiamento desses fundos é acumulado por meio de pagamentos dos empregadores. As empresas públicas contribuem com o PASEP, enquanto as empresas privadas contribuem com o PIS. Os salários do Abono são pagos de acordo com um cronograma estabelecido pelo Ministério do Trabalho de Goiânia.
Ministério do Trabalho informa
Os empregadores podem ser repreendidos quando não cumprem suas obrigações de acordo com as normas trabalhistas.
Dessa forma, os funcionários podem registrar uma reclamação no Ministério do Trabalho de Goiânia se acharem necessário registrar uma reclamação. Para realizar esse procedimento, os trabalhadores devem se dirigir a uma agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Órgão responsável por receber e registrar denúncias
O público pode entrar em contato com a Central de Atendimento do MTE pelo telefone 158 se desejar orientação.
Horário do Ministério do Trabalho de Goiânia
Para controlar o número de agendamentos de vagas, o Ministério do Trabalho de Goiânia adota um sistema de agendamento online. Além de gerenciar a demanda com mais eficiência, o programa também oferece comodidade ao cidadão.
Ao marcar com antecedência, os trabalhadores sabem exatamente quando podem comparecer ao local.
O site responsável por gerenciar os agendamentos do Ministério do Trabalho de Goiânia é o SAA Web, também conhecido como Sistema de Atendimento Agendado.
O site mais atualizado de 2024!