Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Multa Pneu Careca: Pontos, Valor, Como Recorrer

Publicado

em

Uma das multas que mais causam problemas para os condutores é a multa pneu careca.

multa-pneu-careca-pontos-valor-como-recorrer Multa Pneu Careca: Pontos, Valor, Como Recorrer

O pneu é um dos itens de segurança essenciais para o veículo. Porém, para aqueles que não sabem, o pneu quando careca pode gerar até mesmo multas.

Por esse motivo, o condutor precisa sempre checar todos os itens de segurança que fazem parte do carro. Sendo assim, realizar a verificação dos pneus é importante para evitar acidentes e até mesmo multas.

Apesar de muitos acharem ser um item simples, o pneu careca pode até mesmo matar. Portanto, para evitar multas e demais problemas que surgem com a multa, leia o texto a seguir.

Multa pneu careca: quantos pontos

Em primeiro lugar vamos falar sobre o valor de pontos que uma multa de pneu careca possui. Para aqueles que não conhecem a fundo sobre as multas, é preciso ter em mente que além do valor em dinheiro, também existe um valor de pontos.

O intuito desse valor é servir como punição para os motoristas que não respeitarem as exigências. Afinal, o pneu careca gera acidentes que podem ser fatais.

Os pneus são chamados de carecas quando não têm os sistemas de aderência. Estes servem para que o carro não derrape e não escorregue em pisos molhados.

Todavia, muitos motoristas não respeitam a lei por acharem bobagem. Mas, a multa pneu careca é considerada grave, e por isso são gerados 5 pontos na CNH do infrator.

Além disso, é preciso ter em mente que andar com os pneus inteiros serve não só para você, mas para os outros também.

Os pontos de uma CNH são os itens essenciais e que todo motorista deve ter cuidado. Uma das maiores causas de suspensão do direito de dirigir, tem a ver com a pontuação.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) as multas são divididas em 4 categorias. Confira abaixo:

  • Multas leves
  • Médias
  • Graves
  • Gravíssimas

Cada uma dessas multas gera um número de pontos. Como você já leu, no caso da multa pneu careca, o número de pontos é 5. Diferente das multas gravíssimas, a multa grave não altera o número máximo de pontos. Mas isso não significa que elas possam ser desrespeitadas.

Pois, além do valor de pontos na CNH, a multa pneu careca gera um valor que deve ser pago.

Confira mais a seguir!

multa-pneu-careca-pontos Multa Pneu Careca: Pontos, Valor, Como Recorrer

Preço da multa pneu careca

O segundo tópico do nosso texto irá falar sobre a multa pneu careca e seu valor em dinheiro. Apesar do valor em dinheiro gerar menos preocupação que o número de pontos, ainda deve ser levado em consideração.

As multas, como você viu acima, possuem 4 diferentes categorias. Porém, também é preciso ter em mente que o valor em dinheiro se altera, a depender da categoria da multa.

Uma infração, serve para que o condutor não cometa o erro outra vez. Sobre o pneu careca, diversos fatores podem estar incluídos nos motivos que levaram o condutor a cometer a infração.

Todavia, isso não anula a multa, e o valor deve ser pago, de forma integral, no prazo de 30 dias.

Além dos 5 pontos que são contabilizados na CNH, o valor em de torno R$195, 23 é cobrado do condutor. Esse número é cobrado de quase todas as multas graves, como forma de padronizar os valores.

Por esse motivo, caso não queira ter de arcar com esse valor, o ideal é sempre checar seus pneus. Leve-os em uma borracharia de qualidade para entender se já chegou a hora de trocar seus pneus.

Porém, também é preciso ter em mente que você pode se defender da multa pneu careca. Abaixo separamos as melhores e mais eficazes formas de realizar a tarefa.

multa-pneu-careca-pontos-valor Multa Pneu Careca: Pontos, Valor, Como Recorrer

Recorrer multa pneu careca

Outro modo de evitar sua multa, caso você seja inocente, é por meio do recurso. Apesar das multas serem feitas por membros da polícia militar ou até mesmo por meio de fotografias, elas podem ter falhas.

Portanto, para o motorista que se sentir lesado quanto a uma multa, existe o Recurso de Multas. Todo o processo ocorre no serviço do Detran chamado Jari.

A Junta Administrativa de Recurso de Infrações é quem analisa as multas. Porém, para realizar um bom recurso é preciso ter em mente que será difícil.

Existem 3 fases que podem te salvar do pagamento da sua multa. Em primeiro lugar, existe a defesa prévia.

Nesta fase, o condutor pode usar elementos da própria multa como forma de se defender. Porém, caso esta fase não gere nenhum resultado positivo ainda é possível recorrer em duas outras instâncias.

Além disso, também será preciso preencher um modelo para realizar o recurso da sua multa. Na internet é possível encontrar diversos itens, separamos um modelo excelente para você. Então é só clicar aqui, baixar o modelo e preencher.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa Pneu Careca: Pontos, Valor, Como Recorrer
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Detran

Como Recorrer Multas de Trânsito no DETRAN

Publicado

em

 Multas de trânsito são muito comuns, independentemente do local que está vivendo, na maioria das vezes é essencial seguir todas as regras. Para ter um melhor convívio com a sociedade, e também para se evitar acidentes de trânsito que podem até custar sua vida ou de outros.

Entretanto, existem aqueles momentos em que se recebe uma multa. Mas acaba não aceitando ela, seja porque não concorda com o valor, ou, porque tem uma justificativa para infringir aquela lei. Como por causa de uma questão de vida e morte, ou algo parecido.

Logo, acontece que nesses casos, tudo acaba mudando de figura. Porque se for possível confirmar essas informações, é possível entrar com recursos contra o DETRAN, onde vai recorrer multas de trânsito. Que será revista, e pode ter o seu valor diminuído, ou ela até anulada.

Agora, saiba que é possível recorrer de qualquer multa, e isso está dentro do seu direito como cidadão. E por isso está previsto em lei, a possibilidade de recorrer de qualquer multa, mas é preciso perceber. Que recorrer a uma multa não garante que o pedido seja aceito.

Portanto, para conseguir recorrer, é preciso saber algumas informações para ter certeza de onde está pisando e evitar perder tempo com um processo onde tenha pouca ou nenhuma chance de ter a multa anulada, ou seu valor diminuído. Desse modo, ao ter essas informações, suas chances vão aumentar, vejo os tópicos:

  • Como faço para contestar uma infração feita no trânsito?
  • Então como se faz a defesa prévia?
  • Como funcionam os recursos?

como-recorrer-multas-de-transito Como Recorrer Multas de Trânsito no DETRAN

Como faço para contestar uma infração feita no trânsito? 

Antes de tudo, é importante saber como se deve contestar uma infração, que foi cometida durante o seu tempo no trânsito. É importante deixar o seu endereço atualizado nos órgãos competentes desse setor, porque vai ser onde vão enviar a multas de trânsito sendo válido ou não.

Do mesmo modo, é importante manter a notificação enviada bem guardada, porque ela é importante. Pois, nela vão estar todas informações sobre a infração, como data, horário, carro e principalmente a placa do veículo, afinal se houver algum erro precisa do papel para provar.

Entretanto, antes de pensar em recorrer ou até mesmo pagar a multas de trânsito, é preciso ter certeza de que ela é verdadeira. Porque existem muitos golpes que são feitos, com essas multas enviadas para um endereço qualquer, por isso sempre observe o nome e o endereço que veio a multa.

como-recorrer-multas Como Recorrer Multas de Trânsito no DETRAN

Então como se faz a defesa prévia?

Em seguida, temos essa pergunta que é muito comum, no entanto, a maioria das pessoas não sabe o que é a defesa prévia. Acontece que essa é uma parte muito importante, para que se tenha sucesso, ao tentar recorrer da multa e que se possa anular ela ou diminuir o valor.

Então, existe um prazo de 30 dias, que é um período de tempo até que a multas de trânsito se torne oficial.

Dentro desse período deve ser feita a sua defesa, meio pelo qual você vai recorrer as multas de trânsito, de maneira a convencer o DETRAN os reais motivos que levaram a infração, podendo então ter a mesma perdoada.

Portanto, saiba que a defesa prévia é essencial, nos casos que tem uma anotação errada. E para isso, é preciso ter a multa, e se encontrar um erro ao escreverem a sua placa ou os dados que foram escritos sobre o seu veículo. É mais um ponto, para recorrer a sua multa.

Entretanto, se não tiver nenhum dos pontos acima, pode contestar a velocidade que foi registrada pelos radares. Principalmente se souber que estava abaixo do limite, e o radar acabou registrando mais, isso acontece porque às vezes eles não são calibrados a cada 1 ano.

Logo, também existem algumas multas que podem ter a defesa prévia negada, isso às vezes pode acontecer. Por um motivo ou outro, mas nesses casos ainda é possível entrar com um recurso que veremos abaixo, e também se por acaso não tiver conseguido fazer a sua defesa prévia.

Agora, nesses dois casos, descritos no parágrafo acima. É possível ter essas informações, sobre se foi negado ou não foi feito, ao receber algo chamado de NIP que a Notificação de Imposição de Penalidade. Ao receber o NIP, é o momento em que se deve utilizar os recursos.

como-recorrer-multas-de-transito-no-detran Como Recorrer Multas de Trânsito no DETRAN

Como funcionam os recursos?

Então, temos os recursos da primeira instância, é nesse caso que se começa a recorrer as multas de trânsito quando recebe o NIP. E nele também vai estar um código de barras. Onde é possível fazer duas coisas: uma é pagar a multa e recorrer, para ter o valor devolvido, mas a devolução não é obrigatória e será feita somente no caso de ganhar o recurso.

Dessa forma, na primeira instância, é preciso de uma defesa que seja mais elaborada e que tenha uma complexidade maior. E é nesse momento, que a maioria das pessoas, resolve contratar um advogado para ter mais chance, mas não é obrigatório.

Entretanto, é necessário ter conhecimento da Constituição Federal e também da CTB, depois de fazer a sua defesa. Ela vai ser analisada por uma junta administrativa, que num prazo de 30 dias vai anular a multa ou negar o pedido, as o mesmo pode ser recorrido novamente.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como Recorrer Multas de Trânsito no DETRAN
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.