Mundial de Clubes: FIFA anuncia novidades e mudanças no troféu
O Super Mundial de Clubes será disputado em 2025, nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. A competição marca um ato revolucionário da FIFA, que pela primeira vez fará como acontece com seleções, em um sistema de grupos e, posteriormente, mata-mata.
Serão 32 clubes na disputa. Com isso, o campeonato é muito aguardado em operadores como Sportsbet.io e por apaixonados por futebol, principalmente por ser a primeira edição.
E ela chega com novidades. Gianni Infantino, presidente da principal organização do futebol, fez uma publicação nas redes sociais exaltando as equipes já classificadas para o Super Mundial de Clubes. Inclusive, ele aproveitou para ressaltar que ainda terá vários anúncios sobre os jogos.
“Já promete ser um torneio histórico e a corrida para fazer parte dele é emocionante, faltando apenas onze vagas de classificação”, disse Infantino.
Novo troféu e negociação por direitos de transmissões
Uma das novidades já reveladas é sobre o troféu. O modelo atual era o mesmo de 2005, em Tóquio, quando o São Paulo venceu o Liverpool, projetado em Birmingham pela empresa Thomas Fattorini Ltd. Agora, para a nova competição, será elaborada uma nova taça.
Além disso, outra novidade é sobre os direitos de transmissões. A Apple está negociando em um acordo de R$ 5 bilhões, mas ainda existem entraves. Um deles é que a entidade não quer se prender apenas aos assinantes da Apple TV+.
A ideia da Apple era transmitir todos os 64 jogos em sua plataforma, mas os executivos da FIFA ainda buscam formas de oferecer gratuidade ao público. Vale lembrar que a Apple é detentora da Major League Soccer e busca se consolidar no cenário dos esportes.
Confira todos as vagas e quem já está classificado
Até o momento já são 27 clubes garantidos, restando cinco vagas. Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão confirmados, e ainda é possível que São Paulo, Atlético Mineiro ou Grêmio garantam um lugar, porém, para isso, precisam vencer a Libertadores 2024.
Confira quem já está no Super Mundial de Clubes, separados por cada continente.
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
- River Plate (Argentina) – via ranking
- Faltam duas vagas
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- RB Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
- Falta uma vaga
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Espérance – Tunísia
- Mamelodi Sundowns – África do Sul
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Ulsan Hyundai – Coreia do Sul
- Falta uma vaga
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Nova Zelândia
O site mais atualizado de 2024!