Governo reduziu juros do empréstimo consignado do INSS, confira novo limite

Na última segunda-feira (13/03, foi anunciado que o governo reduziu juros do empréstimo consignado do INSS, confira novo limite a seguir. A redução foi autorizada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) e possui o intuito de diminuir a taxa máxima de juros em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

Governo-reduziu-juros Governo reduziu juros do empréstimo consignado do INSS, confira novo limite

Governo reduziu juros do empréstimo consignado do INSS, confira novo limite

Sendo assim, com a nova redução, o teto atual dos juros passarão a ser de 1,70% e antes era de 2,14% ao mês em empréstimo consignado convencional. O votos a favor da mudança foram 12 contra três que não eram a favor que a mudança ocorresse0. Por outro lado, o teto dos juros em empréstimos com cartão de crédito consignado será a partir de agora com juros de 2,62% e antes era de 3,06%.

Além disso, essas novas taxas passarão a valer após a publicação no Diário Oficial da União, onde será apresentada uma instrução normativa. De acordo com o Ministério da Previdência essa publicação deverá ser feita até dia 15 de março, quarta-feira. Além do mais, só serão beneficiados com a nova mudança das taxas de juros os novos contratos, os antigos continuarão pagando as taxas antigas.

É importante lembrar que a proposta da redução do teto de juros foi feita pelo governo e em uma rede social foi publicada a seguinte mensagem pelo ministro da Previdência: “baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!”. Além disso, o Conselho Nacional da Previdência Social é composto por representantes do governo, empresas, trabalhadores e aposentados.

Para quem não sabe, o empréstimo consignado trata-se de uma modalidade de empréstimo, onde a folha de pagamento ou benefício já vem com desconto. Desse modo, normalmente possui taxas mais baixas do que empréstimos normais que são cobrados direto da fonte. De acordo com o ministério da previdência social, cerca de 8 milhões de pessoas possuem contrato nessa modalidade de empréstimo.

Como ficará a cobrança dos juros futuramente:

Dessa forma, após a publicação no Diário Oficial da União as novas taxas passarão a valer para os novos empréstimos. Apenas contratos novos poderão ser feitos com a nova taxa de juros, os contratos antigos continuarão da mesma forma. Além disso, é estipulado pelo órgão apenas o teto dos juros e as taxa aplicadas ficam a critério das instituições financeiras.

Além do mais, essa redução das taxas já estava sendo apontada pelo ministro Lupi, pois, após tomar posse em janeiro, o mesmo criticou os juros aos aposentados. Para ele, os juros estavam em um patamar muito elevado, ou seja, estavam mais altos do que deveria. No momento, ele se dirigiu ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o presidente do Banco de Brasília (BRB), ambos estavam na cerimônia.

Além disso, nessa reunião foi aprovada também a formatação de comissões de trabalho, com a mesma proporção do Conselho, para ser analisado o formato do cartão de crédito consignado em 60 dias. Além de analisar também a composição e a competência do colegiado no prazo de 90 dias. Também é válido ressaltar que o governo pretende ampliar a margem entre o benefício e o empréstimo. Mas, ainda será necessário encaminhar uma proposta ao Congresso Nacional para aprovação.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Governo reduziu juros do empréstimo consignado do INSS, confira novo limite O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário