Napoli História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Se você é um amante de futebol, sabe que a história dos times é muito importante, tanto para os fãs do time, quanto para o público em geral. Sendo assim, o que é melhor do que conhecer a história de um dos times mais famosos da Itália, o Nápoli!

curiosidades-napoli Napoli História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

A história do Napoli

O Nápoli, ou Società Sportiva Calcio Napoli, chegou na cidade de Napoli em 1904, quando William Poths junto de alguns de seus amigos mais próximos decidiram criar um clube de futebol na sua cidade, em Nápoli, na Itália.

Entretanto, o clube não nasceu com o nome que conhecemos hoje, mas foi chamado de Naples Foot-Ball & Cricket Club, sendo em 1906 alterado para apenas Naples Foot-Ball.

Alguns anos depois, em 1912, um segundo clube foi montado na cidade, sendo chamado de US Internazionali Napoli, que passou a rivalizar com o Naples Foot-Ball. Entretanto, em 1922, ambos clubes estavam passando por graves problemas financeiros, e decidiram que o melhor caminho para ambos era uma fusão, nascendo assim o Foot-Ball Club Internazionale-Naples, apelidado carinhosamente de FBC Internaples.

Pouco tempo depois, em 1926, houve uma decisão por parte da diretoria de repaginar a identidade visual do clube, alterando seu nome para Associazione Calcio Napoli.

Um ano após isso, em 1927, o time sofreu com uma série de derrotas devido ao péssimo desempenho. Nessa época, a melhor colocação do clube foi o terceiro lugar, o que levou o Nápoli a terminar nas últimas colocações. Apesar disso, no ano de 1929 o time conseguiu reverter a situação e realizou uma boa campanha na contagem de pontos.

10-maiores-idolos-napoli Napoli História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Apesar do sucesso, o time acabou declarando falência no ano de 2004, devido a uma dívida astronômica que o clube possuía, e então deixou de existir. Mas, devido a dedicação de Aurelio de Laurentiis, diretor cinematográfico, o Napoli voltou a existir, agora sob o nome Napoli Soccer.

O time conseguiu conquistar nessa época uma enorme popularidade, quebrando até mesmo recordes de torcedores no estádio para a série C/1, quando atraiu 51 mil pessoas.

Assim, em 2006, com o nome conhecido atualmente de Società Sportiva Calcio Napoli, o clube fez um grande esforço e conseguiu subir para a série A, e fazendo, em 2007, sua primeira estreia na primeira divisão desde 2001.

Tudo isso fez com que o Nápoli se tornasse um dos times com maior torcida por parte dos italianos, conquistando cerca de 3,3 milhões de torcedores, e se consagrando como a quarta maior torcida da Itália.

10 Maiores ídolos do Nápoli

1- Diego Armando Maradona

Diego Maradona jogava na posição de meia-atacante, e atuou no time durante os anos de 1984 a 1991, tendo sua transferência batido um valor recorde na época. Maradona se tornou tão famoso entre a torcida pelas suas conquistas, que na final da Copa de 1990 o público escolheu torcer para o El Diez, do que para a própria Itália.

2- Careca

Careca atuou no clube durante os anos de 1987 a 1993, onde jogou na posição de atacante. O jogador foi contratado para o time um ano depois de conquistar a Bola de Ouro no brasileirão, e em sua primeira temporada pelo time italiano marcou 13 gols, e ajudou na condução do time para o vice-campeonato.

No ano de 1995, Careca deixou o time italiano para jogar pelo Japão no Kashiwa Reysol, deixando seu legado de 95 gols, em incríveis 221 partidas, e sendo até hoje o sexto maior artilheiro do time.

3- Edinson Cavani

Edinson Cavani se juntou ao clube italiano em 2010, pelo incrível valor de 17 milhões de euros, onde jogou até 2013 na posição de atacante. O jogador era tão famoso na torcida que uma “religião” foi montada envolta deste, conhecida como Cavanismo.

historia-do-napoli Napoli História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

4- Antonio Juliano

Tendo ingressado aos 14 anos na categoria de base da sua cidade, Antonio Juliano entrou para o Napoli em 1962, como meia, e jogou até o ano de 1978. Sendo capitão do time durante um tempo, Antonio fez 505 presenças, sendo o segundo jogador a possuir mais aparições pelo clube.

5- Ciro Ferrara

Ciro Ferreira jogou pelo italiano durante os anos de 1984 a 1994, na posição de zagueiro, ajudando na conquista dos títulos Séria A, Coppa Italia, Copa Uefa e Supercopa Italiana.

6- José Altafini

Atuando como atacante pelo Nápoli entre os anos de 1965 a 1972, José Altafini ajudou o time na conquista do título da Copa dos Alpes no ano de 1966.

7- Antonio Vojak

Um dos jogadores dos primórdios do clube, Antonio Vojak jogou como atacante entre os anos de 1929 e 1935. Uma das coisas que mais marcou o jogador na história foi ter vivido como um estrangeiro na Itália durante o período do fascismo.

8- Andrea Carnevale

Vendido por quatro milhões de Lira para o time, Andrea Carnevale atuou durante os anos de 1986 até 1990, jogando na posição de atacante pelo Napoli.

9- Alemão

Alemão participou do time aproximadamente na mesma época que Andrea, entre os anos de 1988 a 1992, onde jogou como volante.

10- Bruno Giordano

Bruno Giordano jogou pelo Napoli entre os anos de 1985 a 1988, na posição de atacante, e foi indispensável para a conquista dos títulos da Série A de 1986-1987 e da Coppa Italia de 1986-1987.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Napoli História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário