Acesse Nossas Redes Sociais

2 Via

Nova CNH: Como Fazer a Emissão e tirar a 2 Via

Publicado

em

A Nova CNH já entrou em vigor em todo o país, sendo um documento com modificações em relação a sua versão anterior. O documento começou a ser emitido no dia 1º de junho de 2022.

É importante lembrar que as modificações na Nova CNH fazem parte da alteração feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Neste artigo você poderá saber como fazer a emissão, tirar a via e outras informações sobre a carteira de motorista. Continue lendo abaixo para saber mais, boa leitura!

nova-cnh.jpg Nova CNH: Como Fazer a Emissão e tirar a 2 Via
O que mudou na Nova CNH?

A Nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) continua com a mesma estrutura de antigamente, ou seja, com o mesmo tamanho, lugar da foto, dados pessoais, etc. Porém, esse documento ganhou algumas novidades que contribuem para a segurança, tornando-a mais moderna.

Abaixo fizemos uma lista de todas as mudanças na Nova CNH, confira:

Nome social

Nos últimos anos, alguns estados passaram a permitir o uso de nome social em documentos diferentes, como RG e CNH. Agora, as pessoas transexuais podem ter o nome social na nova CNH.

Filiação afetiva

É possível fazer a solicitação que no campo “filiação” apareça o nome dos pais, independente de quaisquer fator genético.

Em outras palavras, essa filiação é o reconhecimento de paternidade ou maternidade a partir da afetividade e convivência. Antes, seria possível inserir apenas os nomes dos pais biológicos.

Cor do documento

O tom da cor verde predominante na CNH agora é mais claro, e também ganhou tons de amarelo em referência à bandeira do Brasil.

Informações em espanhol e inglês

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (SETRAN), o formato da Nova CNH encontra-se com os requisitos internacionais de identificação, definidos pela Convenção de Viena.

Entre todas as novidades, as informações estão disponíveis em inglês e espanhol. O documento também possui um código internacional. Todas essas mudanças facilitam o uso da habilitação quando a pessoa estiver fora do país.

Elementos gráficos

A nova CNH está com novos elementos gráficos, evitando a fraude do documento. Ela mostra a categoria do veículo que a pessoa pode dirigir com o respectivo desenho.

Por exemplo, quem possui uma habilitação em categoria B, terá a marcação na frente do desenho de um carro. Quem tiver a categoria D terá o desenho de um ônibus, e assim por diante.

prazos-renovacao-nova-cnh.jpg Nova CNH: Como Fazer a Emissão e tirar a 2 Via
Novos prazos para renovação de CNH

É muito importante ressaltar que no início de 2022, foram determinados novos prazos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Dessa forma, no momento da emissão ou renovação do documento, o condutor deve contar o seguinte prazo para atualização da CNH:

  • Condutores com menos de 50 anos: Devem renovar a cada 10 anos
  • Condutores com idade entre 50 e 70 anos: Devem renovar a cada 5 anos
  • Condutores com mais de 70 anos: Devem renovar a cada 3 anos

Preciso tirar uma nova CNH?

Não, você não precisa solicitar uma nova CNH se a sua habilitação estiver válida. Essa nova versão será disponibilizada de acordo com as novas emissões feitas a partir de 1ª de junho de 2022.

Portanto, se você renovar sua CNH, emitir a 2ª via, adicionar um categoria ou substituir a Permissão para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva, vai receber no novo formato.

É importante destacar que deve ocorrer a emissão da nova CNH de forma obrigatória nos seguintes casos:

  • No momento de emitir a versão temporária da CNH
  • Em caso de troca da versão temporária para definitiva
  • Quando os condutores forem renovar a habilitação, devido ao vencimento do documento
  • Em necessidade de alterar alguma informação que consta na CNH
  • Em casos onde é preciso adicionar uma nova categoria
  • Para fazer a substituição da CNH pela habilitação estrangeira

segunda-via-nova-cnh.jpg Nova CNH: Como Fazer a Emissão e tirar a 2 Via
Tirar 2ª via da nova CNH

A 2ª via da nova CNH deve ser feita através do site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ou no Centro de Formação de Condutores.

Selecionando a opção no site oficial do Detran, o condutor deverá informar os dados solicitados, fazer o pagamento da taxa para emitir o documento, e depois aguardar. Em alguns estados do Brasil, a segunda via pode ser entregue pelos correios.

Além da opção, é possível buscar o documento em uma unidade de atendimento presencial do Detran. O condutor deve verificar a primeira possibilidade na unidade federativa.

Para chegar se o documento já foi emitido e enviado pelos correios, o motorista pode consultar o serviço online no site, através da opção “acompanhamento de serviços de CNH”.

No geral, o DETRAN pede 10 dias úteis para realizar a entrega da segunda via do novo documento.

A taxa cobrada no DETRAN para emitir e enviar a nova CNH é de R$116,50, o condutor pode pagar em um dos bancos conveniados (apenas correntistas) ou em casas lotéricas. As taxas devem ser registradas pelo CPF do motorista, isso é muito importante.

Também é importante ressaltar que a 2ª via do documento pode ser solicitada pelo próprio motorista ou pelo procurador do motorista, online ou presencialmente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Nova CNH: Como Fazer a Emissão e tirar a 2 Via em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.