Novo Casa Paulista 2024: Inscrições CDHU

O Casa Paulista é um programa de habitação popular criado pelo governo do Estado de São Paulo. E é feito em parceria com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

novo-casa-paulista-inscricoes Novo Casa Paulista 2024: Inscrições CDHU

Agora o Novo Casa Paulista 2024 é uma boa oportunidade para as famílias de baixa renda, conseguirem também uma moradia digna e sair do aluguel. E também da situação de dificuldade e vulnerabilidade social.

Mas é importante lembrar que o Novo Casa Paulista 2024, é um programa sem nenhum vínculo com o Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Apesar disso não deixa também de ser um importante complemento.

Inscrições foram até maio

Para o Novo Casa Paulista em 2023, as inscrições já acabaram e aconteceram até o final de maio. Desta maneira pessoas e famílias que podem pedir um imóvel ficam no aguardo do selecionamento. Assim é uma possibilidade de conseguir uma moradia mais digna e ter sua casa própria.

E todos os recursos disponibilizados são vindos do Governo do Estado de São Paulo e do CDHU. Aliás para ter direito a concorrer a uma casa, é necessário primeiro entrar no site do CDHU. Por lá vai procurar a cidade onde mora para se inscrever, assim vai ficar no aguardo para conseguir ser selecionado.

Como o déficit habitacional é muito grande tanto em São Paulo quanto em outros lugares, a concorrência é muito grande. Assim muitas famílias acabam levando muitos anos para conseguir uma moradia. Mas já que também tem o Minha Casa Minha Vida, a Casa Paulista é uma segunda frente de apoio pela habitação e moradia mais digna na sociedade paulista.

novo-casa-paulista Novo Casa Paulista 2024: Inscrições CDHU

Quanto tempo demora para pagar?

Normalmente o financiamento das casas do CDHU e Casa Paulista é longo e chega aos 120 meses. Além disso os juros são reduzidos e deixam as parcelas mais baixas. E tem também a questão do tamanho dos imóveis, que ficam em média na casa dos 48 metros quadrados.

Embora possa parecer pequeno, acaba ficando até acima da média de outras casas e apartamentos de conglomerados populares. De acordo com as regras divulgadas pelos gestores do CDHU no site oficial da companhia, a regra para o valor das parcelas do financiamento da Casa Paulista é o seguinte:

  • 15% para famílias com renda de 1 a 3 salários mínimos;
  • 15% a 20% para renda entre 3 e 5 salários mínimos;
  • 20% a 25% para renda entre 5 e 8,5 salários mínimos;
  • 25% a 30% para renda entre 8,5 e 10 salários mínimos.

Desta maneira fica mais fácil de entender que esses programas habitacionais, acabam sendo voltados para realmente ajudar quem é de baixa renda.

novo-casa-paulista-inscricoes-cdhu Novo Casa Paulista 2024: Inscrições CDHU

Tentativas de melhorar a vida das pessoas

Ao longo dos anos o governo brasileiro assim como em outros lugares do mundo, vinha trabalhando para acabar com o déficit habitacional. Por isso se criaram muitos programas habitacionais, sendo que alguns deram certo e outros nem tanto.

Mas o fato é que quando se tem um problema habitacional como o Casa Paulista ou como o Minha Casa Minha Vida, as famílias têm a possibilidade de tentar encontrar uma casa dentro de suas realidades financeiras.

Mas no caso do Novo Casa Paulista 2024, esse projeto ainda não foi aberto e só deverá mesmo acontecer no ano que vem. Isso porque ainda se está no processo do Novo Casa Paulista 2023, que já teve a inscrição encerrada em maio, conforme dito mais acima.

De todo o modo o Novo Casa Paulista 2024 já é esperado com muita expectativa pelas famílias brasileiras, e especialmente da região do estado de São Paulo. Cada cidade tem suas necessidades e muitas delas fazem parcerias e convênios com o CDHU, para participarem do Novo Casa Paulista 2024.

Portanto os moradores interessados em conseguir uma oportunidade de moradia digna, devem procurar o site do CDHU para saber mais sobre o Novo Casa Paulista 2024 em sua cidade. Mas a grande demanda mesmo acontece nas grandes cidades como São Paulo. Afinal de contas, a capital do estado conta com mais de 10 milhões de habitantes.

Além disso se considerar toda a Grande São Paulo são 20 milhões de habitantes, o que gera uma demanda muito grande. Vale lembrar que o Novo Casa Paulista 2024 é um programa exclusivamente voltado para as famílias de baixa renda, e que vivem dentro do estado de São Paulo.

Normalmente a prioridade para a aquisição das casas populares é para pessoas mais idosas e também para os que são PCD (Pessoas Com Deficiência), além das famílias que possuem crianças. Mas para o início de um projeto é necessário ter um terreno público, doado pelo estado.

E também que se construam várias casas ou apartamentos naquele espaço, garantindo que não será apenas uma família beneficiada, mas diversas delas. Melhorando a qualidade de vida e ajudando na integração dentro da sociedade.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Novo Casa Paulista 2024: Inscrições CDHU Em 2024 teremos novidades!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário