Novo vírus na China 2024: É possível uma nova pandemia em 2024?

Durante o ano de 2024, os cientistas descobriram um novo vírus na China, o Langya, que pode ter saído do musaranho-de-dentes-brancos para humanos. Ao menos, não se tem relatos de que esse vírus tivesse causado mortes de pessoas.

novo-virus-na-china-e-possivel-uma-nova-pandemia Novo vírus na China 2024: É possível uma nova pandemia em 2024?

No entanto, ainda não se sabe se poderá ou não acontecer uma nova pandemia em 2024. Afinal de contas, o mundo ainda vive o trauma da pandemia da Covid-19, que começou em 2020 e ainda não acabou. Então, a tensão sobre um possível novo vírus é sempre muito grande.

Isso porque, na comunidade científica, existe um consenso de que uma nova pandemia certamente vai surgir na humanidade, apenas não se sabe quando. E também não se sabe com que gravidade.

Por que estão surgindo esses vírus?

Outra questão importante e que todos se perguntam é porque estão surgindo todos esses vírus letais ao longo dos últimos anos, como foi o caso do HIV, que virou um grande problema a partir da década de 1980.

No entanto, a resposta pode estar justamente na degradação do meio-ambiente e na falta de respeito das pessoas com a natureza.

Afinal de contas, os desmatamentos fazem com que muitos animais e insetos, hospedeiros de alguns vírus e bactérias, venham para as regiões urbanizadas.

Consequentemente, vão ter mais contato com os humanos, gerando esse risco iminente de contaminação de doenças que antes não chegavam até às pessoas.

Então, eles pode se disseminar, se espalhar e, se for um vírus transmitido pelo ar, como é o caso do novo coronavírus, isso pode se tornar facilmente em uma pandemia.

Ainda mais nos dias atuais, onde o mundo está globalizado e a circulação de pessoas em todos os lugares está cada vez maior. Assim, a incidência de novo vírus tem crescido.

novo-virus-na-china-e-possivel-uma-nova-pandemia- Novo vírus na China 2024: É possível uma nova pandemia em 2024?

Vacina ajuda na Covid-19

Quanto à pandemia da Covid-19, que em 2020 matou milhões de pessoas e ainda continua matando muita gente, uma grande aliada foi a vacina, que surgiu no final daquele ano. Isso porque o imunizante ajudou a prevenir óbito e até mesmo casos graves da doença.

Por isso, no Brasil, mesmo com essa nova onda gigantesca de casos, o número de mortes não tem crescido como antes.

No entanto, a China, como muitas pessoas não tomaram as doses de reforço, os casos graves e mortes voltaram a crescer, mesmo com um endurecimento da política de Covid zero, que agora foi novamente afrouxada após protestos da população.

Atualmente, todos os países do mundo já tiveram acesso à vacina contra a Covid-19. No entanto, o que tem prejudicado o final da pandemia é que nem todos os lugares do mundo as pessoas tomaram todas as doses desse imunizante.

Com isso, novas cepas do vírus estão surgindo, embora ainda nenhum deles com mais gravidade. Mas as transformações do vírus são normais, as chamadas mutações, e o que pode salvar mesmo são as vacinas em dia para toda a população.

novo-virus-na-china-e-possivel-uma-nova-pandemia-1 Novo vírus na China 2024: É possível uma nova pandemia em 2024?

Pandemia vai para 3 anos

Em 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou que o mundo vivia a pandemia da Covid-19.

Naquele momento, os casos que já eram graves na China começaram a pipocar na Itália, no Irã e em seguida nos Estados Unidos.

Rapidamente, a Covid-19 se espalhou pela Europa, pelas Américas e, no Brasil, os primeiros casos mais graves e o colapso na rede de saúde aconteceram na região norte, principalmente em Manaus.

Agora, com o comércio reabrindo e as máscaras não sendo mais obrigatórias, as pessoas estão de olho em uma nova pandemia que poderia surgir.

No entanto, o caso do novo vírus que surgiu na China ainda não é motivo de preocupação, assim como a varíola dos macacos, que ganhou força no meio do ano, também não se tornou uma pandemia.

No entanto, o que realmente vem causando medo e pânico em muita gente é esse aumento dos casos de Covid-19 na China neste segundo semestre.

Ainda assim, no Brasil não há mais registros de hospitais super lotados e nem gente para o lado de fora, como vimos principalmente no primeiro semestre de 2020.

Contudo, os cuidados com a higiene são sempre necessários para evitar novos contágios e, sempre que possível, devemos manter o distanciamento social. Caso contrário, o vírus poderá novamente aumentar em território brasileiro, como vem acontecendo na China.

E cabe também à humanidade se conscientizar de que deve respeitar a natureza, pois, essa onda de novos vírus que surgem nada mais que uma resposta aos maus-tratos feitos pelo homem ao meio ambiente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Novo vírus na China 2024: É possível uma nova pandemia em 2024? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário