Acesse Nossas Redes Sociais

INSS

Número do Benefício do INSS: Como Saber

Publicado

em

Veja como descobrir e consultar o Número do seu Benefício do INSS, e muito mais.

numero-do-beneficio-do-inss-como-saber Número do Benefício do INSS: Como Saber

Antes de mais nada o INSS (Instuto Nacional do Seguro Social), é o responsável legal pelo pagamento de aposentadorias e benefícios financeiros aos trabalhadores brasileiros, tanto os contribuintes quanto os que cumprem os requisitos exigidos para receber o benefício.

Sabemos que quem recebe algum Benefício do INSS, seja aposentadoria ou pensão através da Previdência Social, uma vez que aprovado passa a ser identificado pela instituição através de um número.

Uma vez que você se torna assegurado esse código é enviado automaticamente para a sua casa no endereço cadastrado, assim que o benefício é aprovado.

Mas sabemos que infelizmente, pode acontecer de o titular perder a carta ou até mesmo não receber. Por isso, existem hoje boas formas de descobrir o número do benefício do INSS sem depender unicamente da carta.

Vamos conhecer então quais são essas formas facilitadoras de contato entre a previdência e o assegurado:

Pela carta de concessão

Em primeiro lugar temos como mais comum meio de receber/descobrir o número do benefício, a carta de concessão que automaticamente é enviada ao endereço cadastrado após a aprovação do benefício, que acontece uma vez que o processo de documentação e perícia exigidos é concluído.

Apesar disso, trás como ponto negativo o risco de extravio da carta tanto pelo remetente quanto do destinatário, erro na digitação do endereço e uma série de outras razões que fazem com que a carta de concessão não seja um meio exclusivo de recebimento do numero de benefício da previdência.

canais digitais

A tecnologia é sobretudo um meio de comunicação, e se tornou uma facilitadora de atividades das mais diversas possíveis, sob o mesmo ponto de vista, o INSS também possui seu canal digital para acesso e controle.

O assegurado pode contar com um portal através do site Meu INSS . Basta acessar e fazer login na plataforma utilizando o número do seu CPF.

Quem ainda não é beneficiado só terá acesso á plataforma após o INSS confirmar e emitir o processo, sendo esse um canal exclusivo para usuários.

numero-do-beneficio-do-inss-como-saber-1 Número do Benefício do INSS: Como Saber

Aplicativo MEU INSS

Considerando os canais digitais disponíveis, a consulta do número do benefício pode ser feita também e principalmente através do Aplicativo MEU INSS, utilizando da mesma forma o CPF e senha cadastrada para login. disponível para Android e IOS.

Imagina ter as suas informações na palma da sua mão?

Quer saber como? Siga o passo a passo:

  • Entre no aplicativo e clique em Entrar com gov.br
  • Em seguida insira seu CPF e “Continuar”. Insira sua senha previamente cadastrada e “Entrar”.

De imediato serão listados os serviços disponíveis no app e o histórico de informações do titular beneficiário, caso haja, tal qual o site do Meu INSS.

O Aplicativo é uma alternativa que trouxe mais praticidade para esse tipo de atendimento, bem como outros tantos aplicativos que vieram para facilitar nossas vidas, e por que não no serviço público não é mesmo?

Central 135

De antemão, por menos comum que seja atualmente, também é possível solicitar atendimento via telefone, na central de do INSS pelo número 135

Basta fazer uma ligação via telefone fixo ou móvel, e informar o número do CPF. Durante a ligação o atendente vai pedir a confirmação de alguns dados pessoais para a conferencia do cadastro.

De antemão precisamos destacar que é muito importante e necessária essa parte do processo para que não haja nenhum tipo de fralde, pensando sempre na proteção do titular da conta.

O atendimento na central está disponível das 7h às 22h de segunda a sábado, lembrando que os custos da ligação podem variar.

numero-do-beneficio-do-inss Número do Benefício do INSS: Como Saber

Cartão INSS

Assim como ter o conforto em obter o número do benefício da maneira que quiser, ter um cartão do INSS pode facilitar ainda mais a vida do beneficiário.

Funcionando como um cartão de débito direto da conta, o cartão de pagamento de benefícios, permite ao usuário, aposentado ou pensionista, o pagamento de compras á vista em milhares de estabelecimentos conveniados á rede Cielo do Brasil.

Para emitir o cartão, basta reunir a documentação, visitar uma agência bancária indicada pelo órgão e apresentar a sua identificação. Quem não possui conta bancária pode solicitar a emissão do cartão magnético.

Em conclusão, podemos chegar ao objetivo de descobrir o Número do Benefício do INSS de várias maneiras conforme descrito a cima, basta o usuário escolher a que melhor se encaixa com as suas necessidades e disponibilidades.

Bônus: qual valor do benefício do INSS em 2022

Antecipadamente, sabemos que o valor do recebido, varia conforme a contribuição do beneficiário. O valor mínimo é reajustado anualmente acompanhando a inflação.

Toda vez que há uma alteração no valor do salário mínimo, é modificada também a contribuição mensal do trabalhador, bem como o valor que será recebido por ele em caso de aposentadoria ou algum tipo de afastamento. Salário mínimo atual em torno de R$1.212,00

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Número do Benefício do INSS: Como Saber
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Direitos

Qual a Melhor Idade para se Aposentar 

Publicado

em

Á primeira vista, para saber Qual a Melhor Idade para se Aposentar, é importante citar que a idade ideal para se aposentar varia de acordo com alguns fatores:  desde a idade, sexo, tempo de serviço condição de saúde e contribuições para as previdências tanto privadas quanto públicas.

qual-a-melhor-idade-para-se-aposentar Qual a Melhor Idade para se Aposentar 

Nesse sentido, vamos trazer neste artigo informações de relevância legal de forma intuitiva para agregar conhecimento a quem busca facilidade para alcançar a tão sonhada aposentadoria.

E aí? Chegou a hora de se aposentar?

Melhor Idade para se Aposentar, o que é?

Em primeiro lugar vamos entender o que de fato significa a palavra aposentadoria.

Segundo o dicionário, ‘APOSENTADORIA’ quer dizer: Afastamento do serviço ativo, após completar os anos estipulados pela lei para o exercício de uma atividade, ou antes desse tempo, por invalidez.

Contudo, hoje no nosso país, o principal órgão que assegura e promove a aposentadoria dos trabalhadores é o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Que tem uma variação de possibilidades para garantir esse direito, sem considerar apenas o tempo de serviço, idade ou por uma condição de saúde imutável que impossibilite o trabalhador de seguir com a função. Fato esse, que também faz com que a idade seja variável.

qual-a-melhor-idade-para-se-aposentar-1 Qual a Melhor Idade para se Aposentar 

Quais os principais tipos de aposentadoria

Veja a seguir os 5 principais exemplos:

  1. Aposentadoria por tempo de contribuição: considerando 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres. Como ponto positivo, não existe idade mínima uma vez que o indivíduo tenha o tempo de contribuição suficiente;
  2. Aposentadoria por idade: Acontece quando o indivíduo atinge uma determinada idade que é considerada de risco para o desempenho da função. 65 anos para os homens, 62 anos para as mulheres.
  3. Aposentadoria Especial: É um benefício destinado para contribuintes que exercem funções insalubres, ou seja, que oferecem riscos nocivos à saúde. A idade exigida, varia de acordo com o grau de risco das atividades: 25 anos de contribuição em casos de nocividade leve, 20 anos de contribuição em casos de nocividade moderava, 15 anos de contribuição em casos de nocividade de grau grave;
  4. Aposentadoria por invalidez: é concedida quando o assegurado perde a capacidade para o trabalho quando o mesmo sofre de uma incapacidade permanente ou total de exercer a sua atividade laboral.
  5. Aposentadoria para professores: para os homens são 30 anos de contribuição e para as mulheres 25 anos. Importante também destacar que as idades relevadas também são diferentes, sendo elas: 52 anos para mulheres e 55 anos para os homens.

Todavia, devemos considerar as informações a cima como válidas, após a reforma da previdência que passou a valer em 13/11/2019, e que ainda existe um sistema de contagem de pontos e da nova reforma.

Por outro lado, sem invalidar os benefícios sociais expostos anteriormente, existe a possibilidade de aposentadoria através da previdência privada, que não possui vínculo com o sistema do INSS.

Podendo funcionar como único meio ou como complemento da previdência social, uma espécie de renda extra para aposentados, por que de fato quem se aposenta a través do sistema social fica impossibilitado de trabalhar de maneira formal novamente, e caso isso aconteça o benefício é interrompido.

Ao contrário da primeira opção, a previdência privada tem requisitos diferentes e mais ‘maleáveis’ para atingir o seu objetivo.

Como resultado é possível encontrar no mercado várias modalidades de previdência privada com objetivos distintos, além é claro da aposentadoria como fonte de renda e estabilidade financeira.

qual-a-melhor-idade-1 Qual a Melhor Idade para se Aposentar 

Assim também podemos listar os dois tipo de serviços que podem ser encontrados e analisar como cada um deles pode se encaixar na necessidade de quem o busca.

  1. PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): Costuma ser oferecido por bancos, corretoras e instituições financeiras, é um dos principais tipos de previdência privada oferecidos no Brasil. Indicado para pessoas que fazem declaração de imposto de renda completa e que contribuem regularmente para a previdência social.
  2. VGBL (Vida Gerador de Benefícios): Funciona como um seguro de vida. Indicado para pessoas que fazem a declaração simplificada do imposto de renda, e investidores que desejam destinar mais de 12% da sua renda bruta anual.

Acima de tudo é uma decisão importante, então contatar uma instituição profissional na área que possa orientar acerca da escolha é sempre a escolha mais viável.

Investir em previdência privada trás excelentes resultados tributários em situações aonde o dinheiro fica aplicado a longo prazo

Logo se levarmos por regra as possibilidades abrangentes que essa modalidade oferece como a sucessão patrimonial, metas a longo prazo como estudo para os filhos ou a compra de imóveis e a realização de uma tão sonhada viajem para o exterior.

Não existe idade mínima para iniciar o investimento da sua previdência privada, também não existe limite estabelecido para o ato, ou seja, a idade ideal para um investimento ou aposentadoria privada vai depender das possibilidades e objetivos do contribuinte.

Em conclusão, tratando-se ainda de idade ideal para a aposentadoria, podemos concluir que é e relativa e variável conforme a realidade do solicitante.

Importante ressaltar que existem órgãos públicos e privados competentes para orientar sobre o processo.

Por fim, se você está pensando em se aposentar através do INSS contate os serviços da sua cidade ou acesse o site INSS.GOV.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Qual a Melhor Idade para se Aposentar 
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.