O que fazer quando o código de rastreamento não funciona?

Fez alguma compra online e o código de rastreamento não funciona? Aprenda no artigo de hoje o que fazer. Tenha acesso também a algumas dicas para tornar o processo de compras mais seguro.

codigo-de-rastreamento-nao-funciona O que fazer quando o código de rastreamento não funciona?

Compras online em 2024

Se eu te contasse a um tempo atrás que você não precisaria sair de casa para fazer as compras de mercado ou para comprar as roupas de natal, ou até mesmo os acessórios para seu celular, computador e itens para a sua casa, você provavelmente não acreditaria em mim.

A chance de pedir uma pizza ou um fastfood em casa já foi um verdadeiro marco na vida moderna, mas hoje conseguimos comprar quase tudo através da tela de um smartphone ou de um computador.

A verdade é que as compras online cresceram consideravelmente durante a pandemia. Foi uma alternativa não apenas para os clientes suprirem suas necessidades em segurança, mas também para as lojas conseguirem manter o seu negócio funcionando, mesmo que parcialmente e com uma renda muito abaixo da anterior, ainda assim, era melhor do que ficar parado.

No entanto, nesse período as maioria das pessoas acostumaram-se com o conforto de receber suas compras em casa, livres de fila, livres da necessidade de se arrumar e livre até das tentações de voltar para casa com diversos itens que não faziam parte da lista de compras. Sabendo disso, o mercado vem se alinhando cada vez mais as expectativas dos clientes, melhorando cada vez mais o serviço, disponibilizando mais produtos e investindo pesado na entrega, especialmente no prazo da entrega, que está cada vez mais rápido.

 

Correios-codigo-de-rastreio-nao-funciona O que fazer quando o código de rastreamento não funciona?

Código de rastreamento

Quando uma pessoa realiza uma compra de algum produto online, especialmente quando a entrega será feita através dos Correios, é gerado um código de rastreamento. A função do código de rastreamento é permitir que o cliente comprador consiga acompanhar as informações relacionadas a entrega do produto.

Através desse código é possível saber se o objeto já foi enviado, se ficou preso em algum lugar, se está próximo ou não do local de entrega. Outra vantagem do código de rastreamento é saber quando ocorrerão as tentativas de entrega, evitando, por exemplo, que o destinatário saia de casa no dia em que o objeto será entregue.

Esse rastreamento auxilia o cliente também nos casos em que a encomenda é entregue a outra pessoa, facilitando quando houver necessidade de reclamação, por exemplo. Normalmente, o código de rastreamento é gerado assim que a encomenda é entregue a distribuidora, iniciando assim o processo de envio da distribuidora até a casa do consumidor final.

Se você já fez compras usando o aplicativo da Shopee, por exemplo, já teve contato com um desses códigos, até mesmo quando a empresa responsável pela entrega não era dos Correios.

codigo-de-rastreio-correios O que fazer quando o código de rastreamento não funciona?

O que fazer quando o código de rastreamento não funciona?

Se acompanhando a entrega através do código de rastreamento, já costumamos ficar ansiosos após a realização de uma compra, o que fazer quando o código não funciona?

Existem situações em que ao tentar efetuar a consulta utilizando o código de rastreamento, seja no site dos Correios ou no site da transportadora, o cliente pode ser informado de que não consta cadastro daquele código, em outros casos é possível que nem sequer apareça qualquer resultado. Quando isso acontece, normalmente é um erro interno no sistema da empresa responsável pela entrega.

É possível também que por algum motivo o pedido ainda não tenha sido lançado no sistema, mesmo que ele já tenha sido enviado. Nesse caso o primeiro passo é aguardar por pelo menos 48h. Caso, mesmo após esse prazo, o código de rastreamento não funcione, a orientação é entrar em contato primeiramente com a empresa onde você fez a compra.

Outra opção é entrar em contato com a própria transportadora, seja ela o Correios ou qualquer outra. Você pode verificar um e-mail, redes sociais, WhatsApp ou até mesmo Central de atendimento telefônica através de uma rápida pesquisa na internet ou nas informações da sua compra.

Eu sei que pode ser muito difícil ter paciência e segurar a ansiedade nessas horas, mas fique tranquilo pois o seu problema com o código de rastreamento certamente será resolvido muito em breve.

Evitando golpes em compras online

A tecnologia tem como uma de suas funções principais, facilitar a vida das pessoas, e infelizmente, isso inclui pessoas boas e más. Por essa razão o número e modalidades de golpes existentes no mercado vem crescendo diariamente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para evitar que você caia em algum deles.

Veja as dicas abaixo:

  • Realize as suas compras em sites oficiais e dê preferência ao mais conhecidos ou aos sites em que seus amigos já fizeram compras que deram certo.
  • Desconfie quando a vantagem for muito grande e quando o preço do produto está muito abaixo do valor de mercado.
  • Desconfie também de vendedores que tem muita pressa/urgência na compra.
  • Não coloque seus dados, nem os dados do seu cartão em qualquer lugar. Observe sempre o nível de segurança dos sites e aplicativos que você acessar.

 

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news O que fazer quando o código de rastreamento não funciona? O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário