O que pode causar manchas na pele: 5 fatores psicológicos

Olá querido leitor, hoje trataremos de um assunto muito comum entre os brasileiros. Manchas na pele. E se a causa das manchas roxas ou vermelhas na pele for ansiedade ou estresse? Por exemplo, lembremos que eles só aparecem devido a colisões. Porém, embora não seja tão óbvio, essas marchas podem surgir devido a questões relacionadas à forma como nosso corpo reage a fatores externos.
Os hormônios do estresse, especialmente o cortisol, contribuem para alterações no nosso sistema imunológico. Portanto, podem causar manchas roxas. Esses hormônios podem provocar erupções cutâneas, opacidade ou acelerar o envelhecimento e piorar problemas de pele como eczema e psoríase.
Além do estresse, a ansiedade, a depressão e outros distúrbios psicológicos também podem estar associados e/ou relacionados à exacerbação de problemas como acne, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, rosácea e herpes. Algumas reações alérgicas são causadas por estresse social e estão associadas a lesões semelhantes a eczema e manchas vermelhas escamosas, como dermatite seborreica. Neste texto trouxemos várias informações, confira!

mancha-na-pele O que pode causar manchas na pele: 5 fatores psicológicos

Como melhorar?

Quando aparecem manchas roxas, é melhor consultar um hematologista. Caso alguma alteração hematológica seja confirmada, o tratamento está indicado. Mas se o diagnóstico desse grupo for eliminado e se chegar a um diagnóstico psicológico, recomenda-se que a pessoa receba apoio psicoterapêutico.
A psicoterapia pode ajudar a reestruturar a mente e a lidar com a vida diária agitada e emocionalmente estressante de hoje.

A psicoterapia deve levar em consideração os fatores multifatoriais associados à ansiedade e/ou depressão. Deve também levar em consideração as mudanças cognitivas, comportamentais e emocionais.

Embora as predisposições genéticas produzam frequentemente sintomas de hipersensibilidade emocional, a investigação dermatológica mostra que 30% dos problemas de pele são desencadeados por factores psicológicos e emocionais que fazem com que o sistema imunitário responda numa tentativa de proteger o corpo do stress.

A liberação do hormônio cortisol produzido durante o estresse também afeta a pele, causando um processo inflamatório ao longo do tempo. Além do estresse, a ansiedade, a depressão e a baixa autoestima também podem estar associadas à manifestação ou agravamento de problemas como acne, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, rosácea e herpes.

Sintomas de hipersensibilidade emocional

• Alergias de pele

• Coceira intensa

• vermelhidão ou sensação de queimação

• Manchas vermelhas elevadas chamadas urticária

• Falta de ar

• Insônia

manchas-de-pele O que pode causar manchas na pele: 5 fatores psicológicos

As doenças de pele mais comuns relacionadas a fatores emocionais são:

Dermatite atópica: Causa lesões vermelhas na pele que coçam muito e podem descamar. Também pode estar relacionado a bronquite, asma e rinite. Estresse e estresse emocional, além de frio intenso, condições muito secas, tecidos de lã, altas temperaturas e suor são todos desencadeadores de crises.

Psoríase: é uma doença inflamatória crônica caracterizada por manchas escamosas e secas que geralmente se formam nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Fatores genéticos são responsáveis ​​por 30% dos casos, mas estresse, resfriado e álcool podem agravar o quadro.

Urticária: Uma condição irritante da pele que pode aparecer repentinamente em qualquer parte do corpo. Pode ser aguda quando dura menos de 6 semanas ou crônica quando dura meses ou anos. O estresse não é a principal causa da urticária, mas pode piorar os sintomas.

Vitiligo: O estresse é um fator comum em pacientes com vitiligo e, se o paciente tiver predisposição genética, pode desencadear o aparecimento do vitiligo. O vitiligo é uma condição em que manchas brancas aparecem devido à redução ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em diferentes partes do corpo.

 

Tratamento

O tratamento deve ser recomendado por um dermatologista e geralmente envolve o uso de medicamentos antialérgicos para aliviar a coceira e vermelhidão da pele, podendo inclusive ser recomendados corticosteróides, orais ou em pomada, caso a reação alérgica dure mais de duas semanas e seja muito forte.

Para auxiliar no tratamento e obter melhores resultados, os médicos podem recomendar medicamentos para reduzir a ansiedade e o estresse, além de indicações de sessões de psicoterapia e prática de terapias holísticas.

Dicas para se proteger de doenças emocionais

• Aprenda a gerir o stress adoptando um estilo de vida equilibrado e saudável. Sentimentos de medo, tristeza, raiva, culpa, mágoa, frustração e rejeição ocupam espaço nos corpos físico e mental. À medida que se acumulam, o corpo encontra formas de manifestar o problema através da doença;

• Manter uma prática de meditação e atividades de lazer pode ajudar a reduzir os fatores causadores de estresse. Desde atividades físicas até atividades terapêuticas, são inúmeras as opções de atividades.

• É importante procurar ajuda profissional quando ocorrerem determinados sintomas que indiquem que algo está errado. Cada caso requer orientação adequada, que pode exigir não apenas tratamento com dermatologista, mas também ajuda de psicoterapia.

manchas-na-pele-psicologico O que pode causar manchas na pele: 5 fatores psicológicos

Espero que esse texto tenha ajudado, em caso de alguma dúvida ou caso queira deixar uma sugestão, faça um comentário, ficaremos muito felizes em responde-los. Além disso compartilhe esse texto em suas redes sociais, com seus familiares e amigos e com quem você ache importante, até a próxima!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news O que pode causar manchas na pele: 5 fatores psicológicos O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário