O salário mínimo vai para quanto em 2024

Atualmente, podemos pensar que o salário mínimo é o básico que uma empresa pode oferecer para o seu funcionário. Contudo, a poucos anos atrás, isso não era o comum! O salário mínimo só foi colocado em vigor no Brasil na década de 30 do século XX, pelo presidente da época, Getúlio Vargas. Assim, podemos pensar que não faz nem 100 anos que o salário mínimo existe no Brasil e que, mesmo ele sendo obrigado por lei, muitas donos e empreendedores obrigam os seus funcionários a trabalharem por menos que um salário mínimo por mês, sendo este considerado como um serviço abusivo.

reajuste-salario-minimo O salário mínimo vai para quanto em 2024

Com o salário mínimo sendo Lei desde a década de 30, ele deve sofrer reajustes todos os anos (ou esse é o ideal) para que o valor acompanhe o crescimento e custo do mercado, assim, quem ganhe apenas um salário mínimo apresente um poder de compra para conseguir viver de forma boa, sem precisar passar por necessidades. Contudo, não é sempre que o salário mínimo sofre um reajuste, então, se você deseja saber se o salário mínimo irá sofrer um reajuste no ano de 2024, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é o Salário Mínimo?

O salário mínimo é o menor pagamento que uma empresa pode pagar para qualquer funcionário. Ele é estabelecido por lei no governo federal e, todos os anos como iremos falar no decorrer deste texto, ele é reavaliado com base nos custos de vida da população, sua criação, a inflação durante o ano inteiro. Assim, as análises conseguem ter ideia de um valor mínimo, para dar como salário para uma pessoa, para que ela gaste para garantir a sua sobrevivência de forma boa. Entretanto, sabemos que o salário mínimo atualmente não é assim, mesmo sendo algo garantido por lei, existem muitas empresas e estabelecimentos que exploram os seus funcionários, sempre agindo na má fé, querendo tirar tudo das pessoas mais carentes. Assim, todos devem saber que o salário mínimo, além de outros benefícios trabalhistas, é o mínimo que o empregado pode fazer pelo funcionário.

História do Salário Mínimo

O Salário Mínimo foi criado no século XIX na Austrália e na Nova Zelândia, países também pertencentes ao hemisfério norte. Contudo, no Brasil, o salário mínimo só surgiu um século depois, no século XX durante a década de 30. O salário mínimo partiu do presidente da época, o Getúlio Vargas, que fixou valores de salário mínimo no primeiro dia de Maio e afirmou que os valores fixados por ele começariam a vigorar no mesmo ano. Dessa maneira, ao fazer o salário mínimo virar algo dentro do país, Getúlio Vargas deu uma grande oportunidade e tentou melhorar a economia do país e das pessoas que viviam nele. Por isso, dia 01 de Maio é considerado como o dia do Trabalhador, foi onde conseguiram os seus primeiros direitos como trabalhador.

para-quanto-vai-o-salario-minimo-2024 O salário mínimo vai para quanto em 2024
Real Moeda brasileira

Entretanto, na época que o salário mínimo foi fundado no Brasil, existiam no mínimo 14 diferentes valores de salário mínimo, sendo que o valor de cada salário correspondia com a região que você vivia. Assim, em regiões que apresentam uma melhor condição de vida e maior custo de vida que outras, o salário mínimo era maior, já que você iria necessitar de mais dinheiro para ter os mesmos padrões que pessoas de regiões mais desfavorecidas. Assim, como exemplo, o salário mínimo do Rio de Janeiro ( que era a capital do país na época) era praticamente três vezes maior que o valor do salário mínimo da região do nordeste.

Em alguns anos depois, em 1943, surgiu a primeira tabela de salário mínimo, que apresentavam um prazo de reajuste para três anos. Contudo, neste mesmo ano, o primeiro reajuste ocorreu no início do ano e outro foi realizado no fim do ano. Os aumentos que acontecem no salário mínimo são calculados para recompor o poder de compra do salário mínimo, assim, como já dito anteriormente, o salário mínimo sofre reajustes na maioria dos anos com a finalidade de dar um estilo de vida básico para todas as pessoas.

salario-minimo-reajuste-2024 O salário mínimo vai para quanto em 2024

Reajuste no Salário Mínimo em 2024

Assim, como já dito anteriormente, o salário mínimo deve sofrer um reajuste todos os anos, ou esse é o esperado, com a finalidade de recompor o poder de compra com o salário mínimo que antes foi tirado com os aumentos que ocorreram durante o ano. Assim, ele é recalculado com base em parâmetros, com inflação, por exemplo.

No ano de 2024, a correção do valor do salário mínimo esta estimada em aproximadamente 5,8%. Assim, no ano de 2024, o salário mínimo terá um aumento no valor. O valor do salário mínimo nacional deve ser, aproximadamente, mil e trezentos reais no próximo ano, o qual deve ser aplicado para todos os trabalhadores, seja de setor público e privado. Além disso, o reajuste no salário mínimo também é aplicado para aposentadores e pensões.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news O salário mínimo vai para quanto em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário