OAB Telefone: Reclamações
Para quem não sabe, a OAB é a Organização dos Advogados do Brasil e cuida do âmbito dos advogados brasileiros, de modo a auxiliar e ajudarmos mesmos em suas funções e obrigações. Dessa forma, todas as reclamações que um advogado precisa fazer são voltadas para a OAB, de modo que é ela que auxiliará esses profissionais no que eles precisarem. Para isso, é importante saber qual o telefone e a ouvidoria da OAB, pois apenas dessa forma é que é possível que esses profissionais entrem em contato e registrem suas reclamações.
Por isso, se você quer saber mais sobre o telefone da OAB para fazer reclamações basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso em 2024.
Telefone da OAB 2024
Basicamente, a OAB possui algumas obrigações e assim, para conseguir arcar com todas as suas pendências, se divide em diversos estados, de forma a conseguir atender a todas as pessoas. Assim, cada ramificação OAB está localizada em um estado diferente e dessa forma, cada uma tem um número diferente.
No entanto, o acesso por telefone da OAB não é algo difícil de ser alcançado. Isso porque essas informações são fornecidas no site, bem como o endereço da unidade e até mesmo o FAX, o que é menos utilizado hoje em dia. Como todos fazem parte da mesma instituição, o site é facilitado, sendo unificado em todo o Brasil. Assim, abaixo você pode verificar o número de telefone da OAB dos principais estados brasileiros:
Além disso, aqui está uma lista das principais seções e o número de telefone da OAB para cada uma:
- São Paulo: 0800-773-4340;
- Bahia: 3329-8900;
- Minas Gerais: 2102-5957;
- Rio de Janeiro: 2730-6525;
- Goiás: 0800-642-2210;
- Recife: 99218-4199;
- Alagoas: 3023-7180.
Conselho Federal da OAB 2024
Para questões de caráter menos urgente, os advogados do Brasil podem buscar o auxílio por meio do telefone da OAB como foi dito anteriormente. Apesar disso, existem situações em que vale a pena buscar o auxílio do Conselho Federal, isso porque são situações um pouco mais graves que precisam ser tratadas com o Conselho da OAB.
A título de informação, o Conselho Federal da OAB fica localizado em Brasília, e possui diversos canais de contato, como o telefone da OAB. Além disso, é possível solicitar o serviço pessoalmente ou mesmo por correspondência.
Para esses meios de contato é necessário o uso correto, conforme informado pela própria OAB. Dessa forma, caso realmente seja necessário que a pessoa entre em contato com o Conselho da OAB os meios de contato são os seguintes:
- Endereço: SAUS Quadra 5 – Lote 2 Bloco N Brasília;
- Telefone do Conselho da OAB: 2193-9728;
- Fax do Conselho da OAB: 2193-9647;
- Envio de cartas: SAUS Quadra 5 – Lote 1 – M – Brasília – 70070-939.
Ouvidoria Geral da OAB 2024
Mas o que muitas pessoas não sabem é que existe um local específico para o caso de reclamações para a OAB, por exemplo. Assim, as pessoas podem falar diretamente nesse órgão da OAB e resolver suas pendências de modo mais simples. Dessa forma, além do telefone da OAB, para informações e dúvidas, é possível utilizar a ouvidoria da OAB.
Diferentemente do Conselho da OAB, como foi citado anteriormente, a ouvidoria da OAB não permite o atendimento presencial, também não possui telefone e não aceita correspondências. Desse modo, caso a pessoa deseje tirar sua dúvida ou registrar uma reclamação na ouvidoria da OAB, ela precisará preencher o formulário que pode ser acessado no site da ouvidoria da OAB.
O serviço está disponível 24 horas por dia e é acessível por telefone, computador ou tablet, desde que esses possuam acesso à internet.
Para conseguir fazer a reclamação ou tirar a dúvida, será necessário dados pessoais, como CPF, RG, telefone e nome.
Uma vez cadastrado, a OAB deverá entrar em contato para responder sobre o assunto de interesse. Dessa forma, a ouvidoria da OAB dará todas as diretrizes que a pessoa deve seguir de acordo com a lei e também tomará as devidas providências no caso de reclamações.
O que algumas pessoas possuem dúvidas é o que podem ser feito através da ouvidoria da OAB. Ou seja, que tipo de solicitação pode ser feita através do formulário que está disponível no site da ouvidoria geral da OAB. Os temas em questão são:
- Reclamação;
- Sugestão;
- Elogio;
- Dúvida.
Quem pode fazer essa reclamação, sugestão, elogio ou dúvida são todos os advogados, escritórios e profissionais que atuam de acordo com a OAB, contribuindo para a melhoria do serviço oferecido. Dessa forma, o profissional que atua na área de advocacia e preciso de um serviço como os citados acima pode entrar em contato com a OAB tanto pelos telefones de cada estado, da forma como citamos, quanto pelo telefone e pela ouvidoria geral da OAB.
O tempo para que a OAB responda a solicitação da pessoa não costuma demorar muito e em alguns dias o problema deve ser sanado. No caso de demora, o ideal é tentar novamente.
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