OBAP 2024: Como Funciona, Inscrição
A OBAP (Olimpíada Brasileira de Agropecuária) é realizada pelo IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas) e, em 2024, já encerrou as inscrições e, inclusive, já realizou a fase virtual, que acabou no último dia 23 de junho. Esta será a 11ª edição da história da OBAP.
Agora, a fase final será realizada entre os dias 7 e 10 de setembro deste ano, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Isso porque o evento acontece em parceria com a ETEC Benedito Storani, o Centro Paula Souza, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura Municipal de Jundiaí.
As inscrições, já encerradas, foram gratuitas e feitas no próprio site da IFSULDEMINAS.
As equipes devem ser formadas por três estudantes de uma mesma instituição (unidade educacional) e da mesma modalidade de ensino, com a participação obrigatória de um orientador. Cabe ao orientador efetuar a inscrição pela equipe, diz a universidade, em seu site oficial.
Além disso a OBAP (Olimpíada Brasileira de Agropecuária) é voltada a estudantes do ensino técnico integrado/concomitante e subsequente, matriculados em cursos da área de Agrárias.
No entanto, neste ano de 2024, também será aberta até mesmo para alunos estrangeiros.
Neste caso, apenas para a modalidade seguinte e também para pessoas de países membros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e também países de língua espanhola. Ou seja, as pessoas de fora vão participar apenas da segunda fase, a presencial.
Isso também é uma maneira de tentar integrar comunidades de culturas diferentes e até mesmo valorizar a troca de informações e a busca por novos conhecimentos.
Como será a segunda etapa da OBAP
Segundo os organizadores, conforme descrevem em seu site oficial, a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária será composta de duas etapas: a realização de três provas práticas em equipe e a resolução do teste teórico.
No qual cada estudante responderá individualmente uma prova contendo dez questões objetivas e duas questões discursivas, das áreas descritas no conteúdo programático.
Como será a premiação
Com relação à premiação da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, todas as equipes participantes do evento em 2024 receberão certificado de participação.
Além disso, ganharão medalhas as 15 melhores equipes, sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. As cinco equipes com melhor classificação receberão troféus.
Já a premiação individual será destinada aos cinco estudantes que obtiverem as melhores notas nas provas teóricas, diz a organização do evento em seu site oficial.
Qual a ideia da Olimpíada de Agropecuária
Inicialmente, a OBAP (Olimpíada Brasileira de Agropecuária), surgiu em 2011, idealizada pelo próprio Instituto Federal do Sul de Minas. A entidade realizava, inicialmente, provas online e presenciais.
No entanto, até 2016, o evento aconteceu apenas na IFSULMINAS, nos campos de Uberlândia, Barbacena e também de Bambuí. No entanto, também passou a ser realizada fora do estado, como foi em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e na turística cidade paranaense de Foz do Iguaçu.
Agora, pela primeira vez, a OBAP será disputada no interior paulista, em Jundiaí, um dos principais polos industriais do Estado de São Paulo.
Então, desde o início, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária surgiu com o grande objetivo de incentivar os alunos no ensino técnico a fazer programas diferenciados para já fazer uma iniciação científica.
Estimula o ingresso de jovens do ensino técnico integrado, concomitante e subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.
É o que diz o Instituto Federal do Sul de Minas em seu site oficial.
Busca também promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável, de modo que se possa retornar para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária, continua a entidade.
Até hoje, segundo os organizadores, mais de 20 mil alunos de todo o país, e inclusive alguns de outros países, já participaram da Olimpíada Brasileira de Agropecuária.
Quais cursos podem participar da OBAP
Atualmente, podem participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária os estudantes dos seguintes cursos da instituição de ensino mineira:
- Técnico em Agropecuária;
- Técnico em Agroecologia;
- Técnico em Meio Ambiente;
- Técnico em Agronegócio;
- Técnico em Alimentos;
- Técnico e Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
Com isso, todos esses eventos estudantis voltados para alunos de perfil técnico é uma possibilidade importante para adquirir ainda mais conhecimento. Com isso, vai garantir algum aprendizado extra e até mesmo um incentivo para seguir em frente.
Isso sem contar que essas olimpíadas ajudam a reafirmar ainda mais a vontade que o estudante tem daquele determinado tema.
Por isso, atualmente existem diversos temas como Física, Química ou Redação, que ajudam os jovens em idade de formação a se entenderem melhor e aprimorarem um determinado conhecimento.
O site mais atualizado de 2024!