OBQ 2024: Como Funciona, Inscrição
A OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) é um evento dos mais interessantes. Isso porque é uma forma de incentivar os alunos a estudarem e se interessarem por uma área que, muitos vezes, têm um ‘bloqueio.
Afinal, muitos acham química difícil, mas nem sempre precisa ser assim. Por isso, essa olimpíada é uma oportunidade das mais interessantes para conseguir se dar bem na área.
Atualmente, as inscrições para a OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) acontece entre maio e agosto. Caso queira saber mais detalhes dos dias exatos para as inscrições, deve acessar o site oficial e conferir outras informações.
Agora, as Olimpíadas de Química são voltadas para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além do ensino superior, tanto de escolas públicas quanto particulares. Desta maneira, todos os jovens que se interessam pelo assunto vão poder disputar.
Afinal de contas, muitas vezes os alunos de camada mais pobre acabam não tendo os mesmos acessos que os mais abastados. Por isso, um evento deste porte, gratuito, e voltado para todo mundo, se torna uma oportunidade para desenvolver novos talentos.
Além disso, a escola pode inscrever quantos alunos quiser, dentro do prazo previsto, e pode também usar o link para fazer os cadastros no caso dos alunos do ensino fundamental que nunca participaram.
Quando acontecem as Olimpíadas de Química
Então, a primeira fase será realizada em agosto, na própria escola. Enquanto isso, a fase 2 é realizada no mês seguinte, ou seja, em setembro. Mas existem diversas modalidades nas olimpíadas, cada uma para uma determinada faixa de idade.
Olimpíada Brasileira de Química Junior
A Olimpíada Brasileira de Química Junior é a voltada para os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e que, geralmente, vão precisar que os professores os inscrevam no link acima para conseguir disputar.
Olimpíada Brasileira de Química – Modalidade A
Essa versão da Olimpíada é voltada apenas para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, também tanto de escolas públicas quanto privadas.
Para que o estudante possa participar da fase nacional é necessário se inscrever na Olimpíada Estadual, dela participar e se classificar entre os 25 de cada estado.
Após classificados, para contibuar na Fase Nacional as inscrições são realizadas, unicamente, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química, diz o site oficial da OBQ (Olimpíada Brasileira de Química).
Ainda segundo os organizadores, os medalhados nessa etapa (Fase III da OBQ) prosseguem nas fases seguintes que selecionam os componentes das delegações que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais. O certame ocorre no mês de agosto.
Olimpíada Brasileira de Química – Modalidade B
Neste caso, o evento é voltado para os alunos que estão no terceiro e último ano do ensino médio. Além disso, essa modalidade tem o mesmo mecanismo de participação do que a modalidade A.
No entanto, o conteúdo é um pouco diferente, pois, é voltado para os alunos que possuem uma formação mais completa e já estão perto de entrar no ensino universitário.
Somente serão inscritos na etapa nacional da OBQ, os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química. O coordenador estadual inscreve até 28 (vinte e oito) estudantes de seu estado. O certame ocorre no mês de agosto, dizem os organizadores.
Olimpíada Norte/Nordeste de Química
Neste caso, como o próprio nome já sugere, a Olimpíada de Química é voltada especificamente para escolas das regiões Norte e Nordeste. Nestes casos, também vale para alunos de escolas públicas e particulares, independentemente da idade.
As inscrições são realizadas, também, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química, com base na seleção que realiza no estado. Somente serão inscritos nesta olimpíada os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química.
O coordenador estadual inscreve 50 (cinquenta) estudantes selecionados em seu estado. O certame ocorre no mês de maio, diz a organização do evento.
Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química
Por fim, temos também a Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química.
De acordo com a organização, esta competição é voltada para quem faz os cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial), Tecnologia (Tecnologia de Processos Químicos) e áreas afins (Engenharia Química e Farmácia).
A OBQ é composta de duas (2) etapas: a primeira etapa é denominada de Seletiva Estadual e a segunda etapa correspondente à prova nacional.
As inscrições são realizadas pelos coordenadores estaduais que inscrevem o máximo 10 (dez) estudantes, por instituição participante da Seletiva Estadual. O certame nacional ocorre no mês de agosto, dizem os organizadores.
Serviço
Por fim, vamos deixar aqui alguns links de orientação para quem tiver interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Química. Neste caso, pode acompanhar um vídeo neste link.
Mas, também, pode acessar esse outro site, com informações importantes para conseguir se orientar e se inscrever. Além disso, a Olimpíada de Química é realizada anualmente em todo o território brasileiro, para vários alunos.
O site mais atualizado de 2024!