Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

OBR 2022: Como Funciona, Inscrição

Publicado

em

A OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) de 2022 já começou e está a pleno vapor. Embora ainda não tenha começado, mas as inscrições já foram consumadas para todas as suas três modalidades: prática presencial, prática virtual (simulação) e prática virtual (apresentação).

obr-como-funciona-inscricao OBR 2022: Como Funciona, Inscrição

As etapas regionais e estaduais já estão com suas datas marcadas pelos organizadores: dia 17 de julho a 31 de agosto acontecem os eventos de simulação, que ainda serão melhores detalhados nos próximos dias pelos organizadores.

Além disso, a apresentação terá eventos entre os dias 20 de junho e 1º de agosto. Aliás, neste segundo caso, já teve até início.

Por sua vez, o presencial será entre maio e agosto, ainda também a ser definido pelos organizadores do evento.

O que é a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica, como o próprio nome já sugere, é um evento voltado para a robótica e a tecnologia. Assim, é a grande oportunidade para estudantes de vários níveis mostrarem suas capacidades e seus trabalhos.

Além disso, é um incentivo grande para os novos talentos que estão despontando e querem seguir carreira nesta área de alta tecnologia.

Inclusive, a OBR é aberta a estudantes de qualquer idade e qualquer escola do país, tanto as públicas quanto as particulares.

Essas disputas práticas regionais e estaduais são classificatórias para uma final nacional, onde se espera sempre um grande evento, com muitos participantes e competidores.

Enquanto isso, a modalidade teórica ocorre dentro das próprias escolas onde cada aluno estuda. Esse evento ocorre desde 2007, quando surgiu pela primeira vez.

Apenas no ano de 2019, foram mais de 204 mil alunos participando, em mais de 5.000 equipes diferentes. Os dados foram divulgados pelos próprios organizadores da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).

Por conta da pandemia da Covid-19, o evento ficou prejudicado nos dois últimos anos. Contudo, agora voltou com tudo e promete empolgar ainda mais os estudantes que já estavam ávidos para participar de um evento desta grandeza.

obr OBR 2022: Como Funciona, Inscrição

Quem são os apoiadores

Atualmente, a Olimpíada Brasileira de Robótica tem o apoio de entidade governamentais como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Além do MEC (Ministério da Educação) e MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), que nos últimos anos teve o astronauta Marcos Pontes como ministro.

No entanto, o evento é coordenado voluntariamente por cientistas e professores doutores que atuam nesta área de tecnologia e robótica, vindos de algumas das mais importantes faculdades públicas e privadas do país.

A RoboCup Federation e SBC (Sociedade Brasileira de Computação) também colaboram e dão suporte adequado para a Olimpíada Brasileira de Robótica.

Mas o mais importante da OBR é que se trata de um evento gratuito, pois, o estudante não precisa nem pagar taxa de inscrição.

Desta maneira, é uma forma ainda maior de ter inclusão e dar oportunidade para jovens de diversas classes sociais, participando de um evento grandioso sempre em condição de igualdade com os demais.

Quando serão as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica

Agora, as finais serão disputadas na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, entre os dias 17 de 22 de outubro. Entretanto, essa etapa será apenas para os eventos de apresentação prática.

A OBR ocorre desde 2007, e atualmente é considerado um dos maiores evento de robótica da América Latina. Em 2021, mais de 160 mil alunos participaram da olimpíada.

É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.  Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o país”, dizem os organizadores em seu site oficial.

Entretanto, no ano passado o evento foi realizado totalmente de forma online, por conta das restrições ainda causadas pela pandemia da Covid-19, que já matou mais de 670 mil pessoas no Brasil desde fevereiro de 2020.

obr-como-funciona OBR 2022: Como Funciona, Inscrição

Etapa internacional

Além de tudo, a Olimpíada Brasileira de Robótica pode participar de uma etapa internacional. Para isso, o estudante precisa ter idades entre 13 e 19 anos. A última realização em 2019.

Outras informações sobre a etapa internacional pode ser conferida no site oficial da RoboCup Federation.

Premiação

Os vencedores da Olimpíada Brasileira de Robótica recebem medalhas de ouro, prata e bronze para todas as categorias, tanto as estaduais quanto as nacionais.

Além disso, os organizadores oferecem certificados aos competidores, o que no futuro vai poder ser usado como um importante complemento curricular para os estudantes. Por isso, será um evento de muita grandeza e de extrema importância no cenário nacional.

Afinal de contas, já teve a participação de milhares de estudantes de todas as regiões do país. Agora, a tendência é continuar crescendo.

“Os Prêmios Extras serão ofertados a cada nível da Estadual que atingir mais de 10 equipes participantes. As equipes campeãs da etapa estadual não concorrem aos prêmios extras”, dizem os organizadores.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news OBR 2022: Como Funciona, Inscrição em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.