Olhos de cigana oblíqua e dissimulada: O que significa e origem da expressão

 Sabemos que a língua portuguesa é uma das principais línguas do planeta, sendo uma das mais faladas e conhecidas, possuindo falantes em mais de 15 países diferentes em todo o mundo.

A língua portuguesa que é falado no Brasil é muito conhecida pelas suas diversidades e peculiaridades, estando ligadas a seus costumes e cultura do povo brasileiro, fazendo com que essa língua tenha um diferencial.

Uma das características mais marcantes da língua portuguesa no Brasil é o fato de serem utilizadas expressões. Essas frases são utilizadas com sentido conotativo, ganhando significados diferentes de acordo com a sua utilização.

olhos-de-cigana-obliqua-e-dissimulada-o-que-significa Olhos de cigana oblíqua e dissimulada: O que significa e origem da expressão

Com isso, sabemos que a língua portuguesa possui inúmeras expressões distintas e diversificadas que são utilizadas ao decorrer dos anos sem qualquer tipo de mudança, estando presente na cultura do país e do idioma.

Além disso, com o passar dos anos, acaba sendo bem comum que novas expressões surjam e passem a ser muito utilizadas durante o dia a dia dos falantes da língua portuguesa no Brasil.

Por isso, acaba sendo bem comum que as pessoas busquem sobre as principais informações como origem e significado de algumas dessas expressões, sendo elas de diferentes origens possíveis.

Sabe-se que essas expressões passam a ser utilizadas pelas pessoas ao decorrer do tempo por meio do contato direto com a língua portuguesa e da interação com outros indivíduos.

Além disso, diversos estudos apontam que, desde os 5 anos de idade já se é comum a utilização de algumas expressões pelas crianças, fazendo com que o vocabulário próprio seja bem enriquecido durante os anos.

Com isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a expressão olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, o seu significado e qual a sua origem em relação à língua portuguesa.

olhos-de-cigana-obliqua-e-dissimulada-o-que-significa-e-origem-da-expressao Olhos de cigana oblíqua e dissimulada: O que significa e origem da expressão

Significado da expressão “Que Comecem os Jogos”

Como falamos anteriormente, a língua portuguesa é muito conhecida por ser constituída por diferentes expressões diferentes, fazendo com que as pessoas acabem tendo dúvidas sobre o seu significado e como as utilizarem.

Com isso, vamos conhecer os diferentes significados da expressão “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” e como os falantes podem utilizar essa frase de maneira correta em seu cotidiano.

A expressão “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” é uma das mais conhecidas do vocabulário brasileiro, sendo utilizada em diversas circunstâncias diferentes e distintas pelos falantes.

Um dos significados ligados a essa expressão “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” é o fato de que a pessoa não gosta de receber ordens ou ser comandada por outras pessoas, ou seja, é ela quem ‘dá as cartas’.

Outro significado bastante utilizado para essa expressão é dizer que a pessoa possui um olhar sagaz, dizer que essa pessoa faria tudo que fosse necessário para conseguir algo de seu interesse.

Além desses, existem alguns outros significados e atribuições que são ligadas ao uso dessa expressão. Uma delas é para dizer que aquela pessoa esconde quem ela realmente é e a sua personalidade.

Com isso, essa expressão é bastante utilizada pela sua ampla quantidade de significados, podendo ser utilizada para os mais diferentes contextos e situações rotineiras.

olhos-de-cigana-obliqua-e-dissimulada-o-que-significa-e-origem Olhos de cigana oblíqua e dissimulada: O que significa e origem da expressão

Origem da expressão “Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada”

Sendo uma bastante utilizada popularmente, muitas pessoas acabam por ter dúvidas sobre qual a principal origem dessa expressão “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” e em que lugar ela surgiu pela primeira vez.

Com isso, vamos conhecer qual foi a origem da expressão “Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada” e todas as informações sobre o surgimento dessa frase e sua utilização na língua portuguesa.

A expressão “Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada” surgiu pela primeira vez na obra literária Dom Casmurro que foi publicada no ano de 1899 pelo escritor Machado de Assis.

Com o passar dos anos, essa expressão passou a ser bastante utilizada pelos falantes da língua portuguesa. Isso se deve pelo fato de ser uma frase que se encaixa em diversas situações distintas do dia a dia.

A primeira edição dessa obra literária foi publicada no ano de 1899, porém, com o passar do tempo, essa obra passou por diversas adaptações a atualidade e aos leitores atuais.

Essa frase foi falada pela primeira vez pelo personagem literário José Dias quando qualificou os olhos da personagem Capitu como “Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada”.

Por meio dessa frase surgiu a tão conhecida expressão “Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada” que é uma das mais utilizadas e famosas expressões da língua portuguesa no Brasil.

Com isso, essa frase entrou para a história literária brasileira como uma expressão com um sinônimo que caracteriza uma pessoa com caráter definido e formado por traição.

Além dessas, diversas outras frases marcam essa grande obra literária brasileira, frases bastante importantes para o decorrer e desenvolvimento da história contada pelo autor.

Portanto, para você que sempre quis saber qual o verdadeiro significado e qual a origem da expressão “Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada”, essa é a sua explicação e todas as informações sobre essa expressão.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Olhos de cigana oblíqua e dissimulada: O que significa e origem da expressão O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário