Risco ergonômico na empresa: Como evitar postura inadequada

Você sabe o que é risco ergonômico? Se a sua resposta foi não, saiba que a ergonomia no trabalho faz parte de um dos assuntos ais atuais e necessários atualmente. E é por isso que trouxemos esse tema no texto de hoje. Saiba o que é ergonomia e risco ergonômico. Saiba como evitar uma postura inadequada no seu local de trabalho.

É preciso ter a consciência de que tanto a saúde física, quanto a saúde mental precisam ser priorizadas, mesmo dentro da empresa. Esse cuidado traz vantagens não apenas para o funcionário, mas para o empregador.

reduzindo-os-riscos-ergonomicos Risco ergonômico na empresa: Como evitar postura inadequada

Risco ergonômico

Riscos ergonômicos, que também são chamados de agentes ergonômicos, são situações ou fatores que podem prejudicar de alguma maneira a saúde física e/ou emocional do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

Os riscos ergonômicos podem ser vários, situações de estresse, má postura na empresa, sobrecarga e afins.

Na correria do dia a dia, sempre na busca de novas conquistas e na procura da tão sonhada independência financeira é muito comum abrir mão do próprio bem estar em nome da vida profissional e da nossa saúde financeira.

E é claro que a vida adulta é repleta de altos e baixos e por isso, há momentos em que realmente trabalhamos um pouco mais, estudamos um pouco mais, e por isso acabamos com pouco tempo para diversão, viagens e outras atividades de lazer. Entretanto, é preciso saber reconhecer quando estamos exagerando ou quando algum outro fato está nos prejudicando não apenas fora, mas também dentro do local de trabalho.

Esse cuidado é ainda mais importante quando consideramos que nosso local de trabalho, muitas vezes, é onde passamos a maior parte do nosso dia. Nossos colegas de trabalho simplesmente passam mais tempo com a gente do que os nossos próprios familiares. Então no artigo de hoje falaremos sobre a importância de reduzir os riscos ergonômicos e como evitar uma postura inadequada no trabalho.

importancia-da-ergonomia-no-trabalho Risco ergonômico na empresa: Como evitar postura inadequada

Postura inadequada

Atualmente com o avanço da tecnologia a maioria dos profissionais trabalham em frente a um computador, em alguns casos, até mesmo com um celular nas mãos. Algumas pessoas passam mais de 6 horas por dia sentadas (eu sou uma delas), e embora isso seja considerado “fácil” ou “confortável”, a verdade é que se não existir um cuidado com a postura, pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde.

Pessoas que passam o dia inteiro em pé também podem ter diversos problemas relacionados a falta de postura. E ainda que isso seja comum, não precisamos aceitar, uma vez que existem medidas que podem ser tomadas para melhorar a nossa relação com o momento e com o ambiente de trabalho.

Ainda que existam diversos fatores que podem interferir na nossa saúde física ou mental a postura inadequada é o mais comum deles.

A postura inadequada na empresa pode gerar dores mas costas e no pescoço, tensões musculares, dores de cabeça, e podem ocasionar inclusive lesões mais sérias, lombalgias, tendinite, entre outros problemas de saúde causados por movimentos repetitivos, como é o caso da LER e da DORT.

Eles podem ser gerados devido a sentar em uma postura torta ou desconfortável, falta de apoio no assento, cadeira e mesa desalinhados, uso excessivo de celular, falta de alongamentos e afins.

Veja no próximo tópico como algumas dicas para evitar a postura inadequada na empresa onde você trabalha. Mas vale ressaltar que isso vale também para você que tem o seu próprio negócio ou para você que trabalha em casa. Inclusive, com o crescimento do home office, é ainda mais comum que as pessoas busquem trabalhar de maneira tão descontraída e mais confortável, que pode acabar exagerando na falta de postura e cuidados.

como-evitar-a-postura-inadequada-na-empresa Risco ergonômico na empresa: Como evitar postura inadequada

Como evitar postura inadequada

O primeiro passo na busca da postura adequada é adaptar o ambiente de trabalho a suas necessidades. Se você trabalha sentado, por exemplo, o ideal seria começar por uma cadeira confortável.

Verifique se além de macia, ela tem a altura adequada para a mesa que você usa, verifique se o encosto mantém a sua coluna reta, se possui apoio para os seus braços  e mãos.

Além disso, mesmo que pareça difícil no início, você vai precisar se educar. Sempre que notar que está em uma postura inadequada, volte para a posição correta. E pense que, mesmo que pareça confortável naquele momento, ela pode ser prejudicial a longo prazo.

Outra medida que pode ajudar a evitar a postura inadequada na empresa é realizando alongamentos antes de iniciar as atividades do trabalho. Você pode fazer inclusive alguns exercícios de ginástica laboral, que podem servir para coluna, pernas, braços, mãos e afins. A ginástica laboral pode ajudar também em relação a sua saúde mental no trabalho.

Se isso não faz parte da sua rotina de trabalho, seja em casa ou em uma empresa, esse pode ser o momento para começar, afinal de contas, sua saúde importa e sem ela você não será capaz de trabalhar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Risco ergonômico na empresa: Como evitar postura inadequada O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário