Onde é melhor investir em 2024: CDB, LCA ou LCI (Veja qual rende mais)

A Poupança, por muitos anos, foi vista como um local de aplicação para quem não queria ter o dinheiro em risco de renda variável. Mas, com os juros atuais, é difícil escolher qual investimento fazer.

Então onde é melhor investir 2024? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, onde você poderá ver qual rende mais e ver outras dicas.

sobre-os-investimentos.jpg Onde é melhor investir em 2024: CDB, LCA ou LCI (Veja qual rende mais)
Sobre os investimentos?

Vamos começar com o investimento na Poupança, que por muitos anos investir na poupança era uma aplicação para aqueles que não queriam ver o dinheiro em risco na renda variável, e com os juros brasileiros nas alturas, fica mais difícil entender o investimento na caderneta.

O Brasil possui a segunda taxa de juros nominais mais alta do mundo, ficando atrás da Argentina.

Mesmo sendo uma aplicação mais tradicional do Brasil, a poupança oferece uma das rentabilidades mais baixas do mercado de renda fixa. Um ponto a favor da caderneta é o fato de ser isento ao Imposto de Renda e outros custos.

A facilidade para conseguir resgatar uma aplicação também é um dos atrativos da poupança. Ao solicitar o resgate, os investimentos caem na conta no mesmo momento.

Porém, as vantagens não vão além disso, por ser um investimento isento não elimina a necessidade de incluir a poupança na declaração anual do imposto. Quem é obrigado a fazer o ajuste, deve declarar os investimentos obtidos a partir de R$140,00.

A facilidade para conseguir resgatar os investimentos, possuem uma contrapartida: o rendimento mensal, que significa que, caso seja sacado antes de completar 30 dias da aplicação, o dinheiro não vai ser remunerado.

O rendimento da poupança é de 0,5% fixo ao mês, mais a variação da Taxa Referencial (TR).

por-que-comecar-a-investir.jpg Onde é melhor investir em 2024: CDB, LCA ou LCI (Veja qual rende mais)
Por que começar a investir em 2024?

Algumas pessoas não fazem investimentos porque imaginam que seja algo complicado e precisam de muito dinheiro, tudo isso é muito. Veja abaixo os motivos do por que deve começar a investir em 2024:

Fazer seu dinheiro trabalhar para você

Para conseguir aumentar sua renda, você pode trabalhar por mais dinheiro ou fazer com que ele trabalhe para você. Em vez de guardar e mantê-lo em uma conta bancária, você pode ganhar mais dinheiro fazendo investimento.

Os investimentos podem não trazer grandes retornos, mas se fizer com consistência, existem recompensas que podem ser recebidas a longo prazo.

Mais liberdade

Investindo você terá liberdade financeira de conseguir se sustentar sem depender de uma renda obtida apenas do seu trabalho.

E falemos a verdade, em algum momento as pessoas precisam parar de trabalhar. A pergunta é se você estará preparado financeiramente para isso. Com os investimentos você poderá trabalhar para isso, aumentando sua liberdade e segurança.

Atingir objetivos financeiros

Fazer investimentos pode ajudá-lo a atingir seus objetivos financeiros. Isso porque, ao fazer o investimento do seu dinheiro com consistência, você poderá multiplicar seu patrimônio, tendo condições de realizar seus sonhos.

onde-e-melhor-investir.jpg Onde é melhor investir em 2024: CDB, LCA ou LCI (Veja qual rende mais)
Onde é melhor investir em 2024?

Agora que você já por que fazer investimentos, veja abaixo onde é melhor investir em 2024:

Investimento em CDB

O investimento em CDB é muito conhecido, eles estão disponíveis em grande parte dos bancos. Sendo assim, por essa comodidade, essa é uma das primeiras opções para aqueles que desejam migrar o dinheiro da poupança para algo mais rentável.

Aqueles que compram CDBs emprestam dinheiro para bancos financiarem suas atividades de crédito. Depois, em troca, os bancos disponibilizam uma remuneração (os juros) para os investidores, por um determinado período.

O CDB oferece retorno a partir de 14,72% por ano, com um rendimento 50% maior que a poupança.

Investimento em LCA ou LCI

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é o título de renda fixa emitido pelas instituições financeiras públicas e privadas.

Os principais são semelhantes à Letra de Crédito Imobiliário (LCI), e a principal diferença está no destino dos valores captados.

No investimento em LCI a emissão do papel é utilizada para conseguir financiar as atividades do segmento imobiliário. E no investimento LCA, o principal foco é a operação do agronegócio.

As duas opções possuem características parecidas, porém, no LCA não existe cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF) para os resgates em menos de 30 dias.

Assim como o CDB, outro ativo de renda fixa, quem comprar títulos do LCA está fazendo um empréstimo ao banco e vai receber uma remuneração por isso. Todos eles são títulos de emissões bancárias.

Do mesmo modo, o banco empresta dinheiro para os produtores rurais com objetivo de financiar as atividades para produção, comercialização, industrialização dos produtos ou insumos agropecuários (máquinas e implementos), utilizados nas atividades do agronegócio.

Os preços do LCI e LCA podem variar de acordo com a instituição financeira que o usuário optou por investir. Essa é uma diferença muito grande de investir por corretoras e bancos.

Nos grandes bancos comerciais, os investidores possuem acesso a títulos emitidos apenas por eles mesmo e, logicamente, não oferecem papéis do concorrente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Onde é melhor investir em 2024: CDB, LCA ou LCI (Veja qual rende mais) O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário