Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Pagar IPVA 2022 Atrasado

Publicado

em

O IPVA é um documento que precisa ser renovado de forma constante e que muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse imposto cobrado. Uma grande parte dos contribuintes possuem dificuldades de arcar com seus compromissos na data estipulada pelo governo estadual, deixando os débitos em atraso, gerando assim multas. Vamos esclarecer aqui um dos impostos que são considerados obrigatórios para o dia a dia no trânsito, cálculos, descontos e isenção.

ipva-atrasado Pagar IPVA 2022 Atrasado

Como Fazer o Pagamento do IPVA 2022 Atrasado

O imposto criado sobre os veículos automotores foi criado em meados de 1986, o recolhimento funciona da seguinte forma. 50% do recolhimento é destinado ao município onde o veículo foi licenciado e os outros 50% é dedicado aos cofres públicos a fim de serem aplicados em vários meios como a saúde e a educação. O valor do IPVA 2022 é cobrado tanto para motos, carros, ônibus, ciclomotores, máquinas agrícolas, caminhões e demais veículos. Ele é considerado obrigatório e se não pago a pessoa poderá sofrer sérias punições.

IPVA 2022 Alíquotas

Para que o IPVA 2022 possa ser cobrado, o estado avalia o preço do mercado de automóveis, mediante a isso o cálculo é realizado sobre o valor venal do veículo que varia de 1,5% até 4%. Essa porcentagem tem se o nome de alíquota do IPVA o qual varia de local para local e veículo para veículo.

A tabela da Fundação de Pesquisas Eletrônicas a qual tem no nome conhecido por tabela FIPE, é utilizada no processo que determina o valor do mercado o qual diferencia os veículos por ano, modelo e marca.

IPVA 2022 Parcelado

Sobre o pagamento do IPVA 2022 é de suma importância entender que como as alíquotas são diferentes, as regras para pagamento do IPVA também sofrem alterações em cada região do país. Por isso é importante ficar atento ao calendário e eventuais parcelamentos e formas diferenciadas de cobrança. Você pode efetuar o parcelamento do IPVA 2022 em até 5 vezes na maioria dos estados do Brasil. Porém para isso é necessário que a primeira parcela seja paga até a data do vencimento seguindo o calendário do IPVA 2022.

Ainda sobre o pagamento é importante que você entenda as consequências caso você não venha pagar o tributo. A principal punição que você irá sofrer será o impedimento da renovação do registro anual e caso você for pego circulando com o seu veículo sem registro, poderá ser multado, também perder pontos na carteira e o pior de tudo sofrer o risco de ter seu veículo apreendido.

ipva-pagamento Pagar IPVA 2022 Atrasado

Descontos no pagamento do IPVA 2022

Melhor que pagar o IPVA 2022 é receber descontos ou isenção de pagamento caso você siga algumas regras. Primeiro vamos falar sobre os descontos.

Em alguns estados esse desconto pode chegar até 10% sobre o valor total de seu IPVA facilitando assim o pagamento do tributo, já em outros estados o desconto pode ser realizado através de créditos e acúmulos em Notas Fiscais. O estado do Paraná é um estado que oferece esse tipo de desconto.

IPVA 2022 Isenção

Agora no caso da isenção cada estado segue uma determinada regra mas no geral as isenções seguem para pessoas que precisam de adaptação veicular, as que sofrem de problemas crônicos ou pessoas que precisam de outros para se deslocarem para locais diferenciados. A lista de doenças que estão incluídas para isenção do pagamento do IPVA estão, mal de parkinson, nanismo, escoliose, autismo, cegueira e várias outras doenças.

Agora a isenção do IPVA 2022 também pode ser concedida para veículos mais antigos ou que possuam mais de 20 anos de fabricação (varia de acordo com estado, alguns estados são até menos anos), e trabalhadores que exerçam atividades com seus veículos, seja taxistas, mototaxistas, ônibus escolar, entre outros. Porém para solicitar essa isenção é necessário solicitar através de uma ação declaratória tributária.

ipva-atrasado-como-pagar Pagar IPVA 2022 Atrasado

Como Negociar Pagamento do IPVA 2022 Atrasado

Números apontam que somente no Estado de São Paulo a Secretaria da Fazenda e Planejamento apontou mais de 900 mil veículos com o IPVA atrasado. Semanas atrás foi publicada no Diário Oficial do Estado uma lista com todas as pessoas que estão com débitos em aberto, a fim de informar aqueles que, porventura, não sabiam dessa condição.

Para aquelas pessoas que querem negociar, basta acessar a publicação no portal oficial do estado e conferir a lista identificando dados do seu veículo, valor do imposto devido e das multas por atraso do pagamento.

Com os valores em mãos, ela precisa acessar o site portal da fazenda para assim emitir um guia de liquidação de dívidas (GRD). Além do IPVA em atraso, este documento também irá constar multas caso possua, juros e outras taxas de mora.

Após isso basta pagar o boleto para quitar a situação. A dívida pode ser parcelada ou também ser paga à vista, mas é importante ressaltar que quem optar pelo parcelamento acabará incorrendo em custos adicionais.

Para consultar o valor, calendário, alíquotas e saber mais informações sobre o pagamento do IVPA em seu estado acesse www.ipva.net

Formado em Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcus é natural de Chapecó/SC e apaixonado por velocidade, essa paixão o tornou especialista em escrever sobre assuntos relacionados a veículos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Via

Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Publicado

em

Fique de olho para poder renovar o seu licenciamento 2022 que já tem data marcada para acontecer. Com a virada do ano, os brasileiros começam a se preparar para o pagamento dos principais impostos, entre eles está o licenciamento do veículo que é obrigatório e cobrado uma vez ao ano, bem parecido com o IPVA, mas cada um tem uma destinação de recursos diferente.

licenciamento-calendario Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Se organizar com antecedência vai te ajudar a não pagar multa e nem ficar regular com veículo, por isso, aproveite para absorver aqui todas as informações necessárias para que você faça o pagamento do licenciamento deste ano.

Licenciamento 2022

Será através do Detran do estado onde o veículo que você possui está registrado que você poderá obter todas as informações sobre o processo de renovação do licenciamento. Hoje praticamente todas as informações que você precisa consultar estão disponíveis no site do Detran e até mesmo a opção de fazer a emissão da guia de pagamento que é um documento indispensável.

Uma notícia não muito boa para esse ano é que não haverá desconto no pagamento antecipado para o licenciamento, pelo menos em alguns Estados. Isso não ocorria nos anos anteriores onde era concedido um desconto, mesmo sendo pequeno.

Outra mudança também para esse ano diz respeito ao início do pagamento, normalmente ele começava a acontecer em abril e para esse ano será em julho, mas novamente reforçamos a importância de você verificar quais são as informações que realmente se aplicam para o estado onde o veículo que você possui está registro.

calendario-licenciamento Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Valor do Licenciamento 2022

A consulta para descobrir qual é o valor do licenciamento 2022 já está disponível pela internet e as informações variam muito de estado para estado, então depende muito em qual região o seu veículo está registrado nesse momento. Para se ter uma referência, parecendo o estado de São Paulo informou que a taxa será a mesma tanto para carros novos, como também para carros usados e que o valor será de R$144,86.

Caso você não more no Estado de São Paulo, acesse o site do Detran da sua região e verifique qual é o licenciamento para esse ano. Agora que o processo de consulta de informações está disponível pela internet ficou mais fácil obter essas informações sem ter que procurar um atendimento presencial.

Com a guia de pagamento do licenciamento 2022 é possível efetuar o pagamento desse imposto obrigatório. Para emitir a muito simples e você nem precisa sair de casa, basta acessar o site do Detran da sua região que você consegue fazer a emissão.

Utilizaremos como exemplo o DETRAN do Estado de São Paulo para que possamos explicar como funciona o processo de emissão da guia e saiba que é bem parecido quando falamos nos outros estados e você tem apenas que acessar o site para localizar as informações corretamente.

  • Acesse o site do Detran de São Paulo: www.detran.sp.gov.br
  • Clique no botão faça pela internet
  • É necessário realizar o login ou cadastro, caso você ainda não tenha
  • Efetuando esses passos acima é possível acessar o ambiente onde você vai ter as opções de serviços online e um deles será referente ao licenciamento.

A emissão e o pagamento podem ser feitos pela internet. O pagamento desta guia pode acontecer através do Internet Banking ou até mesmo através do aplicativo do banco no seu celular. Caso você não utilize nenhuma dessas opções, basta procurar um atendimento presencial da lotérica, correspondentes bancários ou até mesmo agências bancárias para realizar o pagamento. As duas opções estão disponíveis.

valor-licenciamento Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Calendário de Pagamento Licenciamento 2022

Normalmente, o calendário de licenciamento 2022 é divulgado já no começo do ano e fica disponível no site do Detran. Para o estado de São Paulo, por exemplo, já está disponível. Esse órgão Estadual costuma divulgar as informações com antecedência para dar prazo para que as pessoas possam consultar e também se planejar.

Essa taxa anual precisa ser paga de forma anual e é com ela que o proprietário pode renovar o documento de licenciamento do veículo, ou seja, o documento que informa que o veículo está em perfeitas condições de circulação em todo o território brasileiro.

No que diz respeito aos prazos para pagamento, eles são calculados de acordo com os finais das placas dos veículos. Outra diferenciação também se dá pelo modelo do veículo, que além de definir o prazo de pagamento pelo final da placa, também tem um calendário específico para veículos e caminhões.

Não deixe de consultar o calendário e tenha muita atenção às datas relacionadas ao tipo de veículo e final da placa. São essas duas características que vão definir quando é o momento certo de você pagar o licenciamento, caso você queira fazer com antecedência, não tem nenhum problema, mas lembre-se que para o estado de SP, pelo menos para esse ano, não haverá nenhum tipo de desconto para quem pagar de forma antecipada.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.