Pensão Alimentícia 2024: Como Funciona e Idade

No último ano o Brasil bateu recorde de divórcios, com um aumento de mais de 40% baseado no ano anterior. Assim como o casamento, o divórcio não envolve somente duas pessoas. A família e pessoas próximas ao casal acabam, mesmo que indiretamente, sofrendo as consequências da separação. No caso dos filhos, as consequências são ainda maiores, e a necessidade de pagamento de uma pensão alimentícia é uma delas.

pensao-alimenticia-como-funciona Pensão Alimentícia 2024: Como Funciona e Idade

Divórcios no Brasil

No ano de 2023 foram registrados mais de 80 mil divórcios, e esse foi o maior número registrado desde 2007. Esse aumento, por incrível que pareça, veio logo após um ano que registrou uma queda de aproximadamente 13% no mesmo caso.

Acredita-se que esse aumento pode ter acontecido devido a desburocratização que aconteceu durante a pandemia para a realização de alguns serviços, dentre eles, o divórcio.

Antes era necessário comparecer presencialmente para dar entrada no processo de separação, para entregar documentação necessária e também para conclusão dele. Durante a pandemia, houve acúmulo de muitos processos, visto que alguns estabelecimentos precisam fechar, outros reduziram o horário de atendimento, e mesmo aqueles que estavam funcionando em horário normal, precisaram se adaptar a quantidade de clientes presentes no local.

Pensando nisso, o processo de separação foi simplificado, através da criação da plataforma e-Notariado, que permite que os divórcios sejam oficializados de maneira online, usando a chamada de vídeo como ferramenta e a condução de um tabelião.

Pensando nesse número, é possível imaginar um possível aumento também no número de pensões alimentícias solicitadas e também concedidas.

pensao-alimenticia-informacoes-idade Pensão Alimentícia 2024: Como Funciona e Idade

Como funciona a pensão alimentícia 2024

Como dito anteriormente, um divórcio, envolve não apenas a vida do casal, mas também da família, principalmente os filhos, se houverem.

Para evitar que eles sejam abandonados ou esquecidos nesses casos, existe a pensão alimentícia.

O valor da pensão alimentícia em 2024 não é fixo, sendo assim, pode variar de uma pessoa para outra. Além disso, pode ser definido em um acordo pessoal (feito entre as partes interessadas) ou determinado pela justiça.

O cálculo é baseado nas necessidades básicas de um indivíduo, como alimentação, saúde, educação, moradia e lazer. O pagamento da pensão não precisa ser obrigatoriamente em forma de dinheiro, em algumas situações pode ser feito também em forma de cesta básica.

pensao-alimenticia-idade-para-receber Pensão Alimentícia 2024: Como Funciona e Idade

Como solicitar a pensão alimentícia 2024

O primeiro passo para solicitar a pensão alimentícia é contratar um advogado ou procurar um defensor público para dar entrada no processo.

Após isso, será necessário apresentar uma simulação de gastos mensais, que comprovem que o solicitante de fato não possui capacidade/condições de prover sua alimentação, educação, entre outros, sozinho. Além dos gastos do solicitante, será necessário também apresentar e comprovar que existem condições por parte do solicitado de efetuar o pagamento do benefício.

É necessário fazer essa solicitação por escrito e com a presença também de testemunhas.

Documentos necessários para o serviço: 

  • Certidão de nascimento (para comprovar que é filho do solicitado)
  • Comprovante de residência
  • CPF e RG da pessoa que está solicitando o benefício
  • Demonstrativo de rendimentos dos responsável pelo pagamento

Quem tem direito a receber pensão alimentícia

  • Cônjuges ou companheiros (divorciados ou separados)
  • Os pais
  • O avós
  • Filhos
  • Netos
  • Irmãos

Em relação aos demais parentes, o artigo 1.697 do Código Civil determina como não obrigatório efetuar o pagamento de pensão alimentícia.

Até que idade o filho recebe pensão?

Em regra geral, é obrigatório o pagamento da pensão alimentícia até que o filho tenha 18 anos completos. No entanto, esse prazo pode ser prorrogado em algumas situações específicas.

Veja abaixo quais são elas:

  1. Estudantes

Mesmo que o filho tenha completado seus 18 anos, caso esteja cursando o ensino superior, poderá continuar recebendo o valor referente a pensão alimentícia. a regra vale para estudantes universitários, para aqueles que estão cursando ensino técnico e também para o ensino médio. 

É necessário comprovar a matrícula e a frequência no ambiente estudantil, e o valor será pago até que o beneficiário complete 24 anos de idade ou até a conclusão do curso.

  1. Filho com deficiência

No caso de filhos que possuam alguma deficiência com limitação tanto física, quanto mental, pode continuar recebendo o valor referente a pensão alimentícia mesmo após completar 18 anos.

Caso se trate de uma deficiência permanente inclusive, o valor poderá ser revisado, avaliando as condições do beneficiário perante a sociedade e os gastos necessários com saúde.

  1. Situação de pobreza

Podem existir ainda os casos em que o jovem completou 18 anos, mas ainda não conseguiu ingressar no mercado de trabalho.

Nesses casos, o jovem continua recebendo o valor referente a pensão alimentícia até que consiga um emprego com carteira assinada.

No entanto, cada caso é avaliado individualmente, e é necessário comprovar que a situação de pobreza não foi causada de maneira proposital. Seria considerada a pobreza proposital, por exemplo, que houve chance de entrar no mercado de trabalho, mas por opção o jovem recusou.

Em todo caso, para mais informações sobre pensão alimentícia, o ideal é procurar um advogado para avaliar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Pensão Alimentícia 2024: Como Funciona e Idade O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário