Pitaya: Benefícios, como comer e como plantar

A Pitaya, ou fruta do dragão, é o fruto de diversas espécies de cactos epífitos, nativos das regiões da América Central e México, além de ser cultivada em Israel, no Brasil e também na China.

Existem três espécies dessa fruta, todas são bastantes comercializadas por conta de seus frutos, chamadas Pitaya branca, Pitaya Amarela e Pitaya Vermelha.

A Pitaya pode ser cultivada entre 30 e 700 metros acima do nível do mar. Além disso, o fruto carece de climas razoavelmente quentes, sendo bem desenvolvida em zonas de média temperatura.

A fruta tende a pesar entre 50 e 1000 gramas e seu interior, consumido cru, é doce e tem um grande nível de calorias. Dessa fruta pode ser feito suco ou vinho, além de suas flores, que podem ser ingeridas ou usadas em chás.

Seus frutos, flores e cladódios possuem bioativos que fazem da Pitaya uma planta com diversas utilidades na culinária, na indústria farmacêutica, de corantes e na de cosméticos, além de atributos medicinais.

Além disso, diversas pesquisas apontam que a Pitaya possui propriedades anti-inflamatórias e anti-diabéticas. Da sua casca é possível extrair látex, que serve para hidratar a pele e retardar o envelhecimento.

pitaya-beneficios-como-comer Pitaya: Benefícios, como comer e como plantar

Como consumir a Pitaya de maneira certa

A Pitaya, assim como muitas outras frutas, deve estar presente na rotina alimentar, devendo ser incluída com certa frequência nas refeições. É recomendado que seja feito o consumo de 3 a 5 porções por dia.

O consumo deve ser de forma variada, para poder atingir a recomendação de vitaminas, minerais e fibras diárias.

Além disso, é indicado que o consumidor busque por um nutricionista, ele poderá ajudar a entender melhor sobre a inserção desta fruta em sua dieta e a quantidade que deve ser ingerida de acordo com cada necessidade.

Apesar dessa fruta trazer inúmeros benefícios, não é por isso que deve ser ingerida sem cuidados e em exagero. O uso excessivo de quaisquer tipos de alimentos pode prejudicar o organismo do de quem a consome.

pitaya-beneficios-como-comer-e-como Pitaya: Benefícios, como comer e como plantar

Benefícios da fruta Pitaya

– Fornece perda de peso: Por conta de possuir uma baixa quantidade de calorias e pouca quantidade de carboidrato, a Pitaya, em conjunto com uma alimentação saudável, é capaz de ajudar a emagrecer.

Além de ser rica em fibras que contribuem no aumento da sensação de saciedade, diminuindo o volume de comida ingerida durante as refeições e com isso, contribuindo com o emagrecimento.

– Proteger as células do corpo: A Pitaya é rica em polifenóis, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que podem atuar como anti-inflamatórios e antioxidantes, que evitam o dano causado às células.

Com isso, a fruta pode contribuir contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e a artrite reumatoide.

Além disso, a Pitaya consegue prevenir o envelhecimento precoce, pois possui vitamina C, além de favorecer a formação de colágeno no organismo, garantindo a firmeza e a elasticidade da pele.

– Fortalecer os ossos: A Pitaya é também rica em cálcio, fósforo e magnésio, importantes para o fortalecimento dos ossos e dentes. É uma excelente opção para aqueles que possuem osteoporose e osteopenia.

– Melhorar a digestão: A pode atuar como probiótico, significando que as fibras desta fruta não são digeridas no seu intestino, mas sim utilizadas, o que pode aumentar a atividade das bactérias boas que realizam a microbiota intestinal.

– Contribuir na diminuição do colesterol: O consumo da fruta com o controle de uma dieta saudável contribui para a redução dos níveis de colesterol e previnem contra doenças cardiovasculares.

Além disso, possui antioxidantes e também saponinas, compostos orgânicos capazes de fornecer a excreção de colesterol pelas fezes.

– Prevenir a anemia: Pelo fato de ser rica em ferro, um mineral essencial no transporte de oxigênio pelo corpo, a Pitaya previne e melhora a anemia.

Além disso, possui vitamina C, algo fundamental na absorção de ferro ao nível intestinal, principalmente o ferro vindo por frutas e hortaliças.

pitaya-beneficios-como-comer-e-como-plantar Pitaya: Benefícios, como comer e como plantar

Como realizar o plantio da Pitaya

– Sementes: Retire as sementes maduras do interior da Pitaya, lave-as com água corrente e depois as ponha na terra. Deverá ser regada diariamente e moderadamente, além de receber luz natural.

Após o plantio ser feito, as sementes devem começar a germinar de 8 a 12 dias. Cerca de 5 meses depois, escolha as mudas entre 15 e 20 cm e as plante em vasos de no mínimo 40 cm de profundidade.

– Estacas: Remova as estacas das plantas já adultas e as plante em recipientes com solos bem drenados e férteis. Deve ser regada diariamente e moderadamente no primeiro mês.

Após os primeiros 30 dias, as mudas possivelmente já possuirão raízes, isso vai permitir o transplantio no chão do terreno.

– Plantar no chão: – Com uma enxada, finque um mourão de madeira no solo.

– Feito isso, deverá ser aberto 3 buracos no chão ao redor do mourão, possuindo 30 cm de diâmetro.

– Após esse processo, coloque adubo na terra.

– Com a muda de Pitaya em mãos, encoste-a sobre o mourão e enterre-a em apenas 5 cm.

– Regue diariamente e moderadamente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Pitaya: Benefícios, como comer e como plantar O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário