PIX 2 Via: Como emitir segunda via do PIX
Hoje em dia, a emissão da segunda Via do Pix é uma das tarefas necessárias, para comprovar pagamentos e transferências. Porém, nem todo mundo sabe fazer isso, afinal estamos falando de um dos métodos de pagamento mais novos disponíveis no mercado.
O Pix tem diversos benefícios, sendo o principal deles a isenção das tarifas. Isso permite que façamos diversas transferências diárias, o que é muito útil para diversas pessoas. Por ser um método muito usado em pagamentos, é importante saber como realizar a emissão dos comprovantes de pagamento.
Após ter sido lançado, o Pix já ganhou o coração dos brasileiros, e hoje ele é uma das formas mais usadas para pagamento. Afinal, ele permite a transferência instantânea de dinheiro, e em qualquer horário.
Para isso, o pagador só precisa saber a chave Pix de quem irá receber. E para ter certeza do envio do dinheiro, é preciso emitir um comprovante de pagamento. Mas nem todo mundo sabe fazer isso, e é por isso que preparamos este artigo.
É só continuar a leitura!
Comprovante do Pix
O comprovante do Pix é um item muito importante, e ele é gerado pela conta que enviou o pagamento. O documento funciona como uma prova de que a transação foi feita e efetivada, e ele é gerado de forma automática.
O formato do arquivo gerado será PDF, e você poderá optar por enviá-lo através do próprio aparelho ou até mesmo imprimir. O envio através do celular é uma das mais simples formas de mandar o comprovante, e para isso você pode usar diversos canais.
Por exemplo: e-mail, WhatsApp, Telegram e muitos outros serviços de mensagem. Porém, um dos receios que os usuários do Pix possuem, é a respeito do extrato. Poucos sabem, mas o Pix fica salvo no extrato da sua conta, e a qualquer momento você pode enviá-lo.
Esse extrato é muito útil, principalmente em casos que esquecemos de enviar o comprovante. O Pix só pode ser feito por aplicativos de bancos, e muitos deles são digitais. Nesse sentido, se você deseja ter acesso aos seus extratos, precisa acessar sua conta.
Uma questão que você precisa ter em mente, é que nos casos de agendamento de transferência via Pix, o comprovante é diferente. Isto é, no momento em que você agenda o envio, o aplicativo do banco gera um comprovante.
Mas o comprovante oficial, que atesta o pagamento, só é liberado após a transação ter sido realizada.
Informações contidas no comprovante do Pix?
Ao emitir o comprovante do envio do Pix, o recebedor terá acesso a diversas informações relativas ao pagamento. Abaixo você confere quais são os dados contidos nesse documento:
- ID Pix: código composto por 32 caracteres, que variam entre letras e números. Esse item é a principal identificação da transferência;
- Data e horário em que o Pix foi realizado;
- Dados sobre a pessoa que vai receber o Pix: instituição financeira, informações sobre a conta e CNPJ ou CPF;
- Dados sobre o pagador: instituição financeira, informações sobre a conta e CNPJ ou CPF;
- Descrição da transferência: serve para enviar alguma mensagem junto ao Pix, para informar o recebedor de algo;
- Número da transação: disponível apenas em alguns bancos.
Todos esses dados são muito relevantes, para que você consiga provar que realizou o envio de algum valor. Também é útil em casos de erros, que exigem um contato direto com o seu banco, e precisa do comprovante, para que haja a conferência do envio.
Comprovante Pix Falso
Assim como diversos outros serviços, o Pix também está sendo ferramenta para golpes. Nesse caso, os criminosos falsificam o comprovante, e o recebedor não consegue provar o não recebimento.
O Pix só é gerado no momento que o pagamento é confirmado, portanto todos os dados que mencionamos acima, só serão disponibilizados após esse momento. Caso você fique em dúvida sobre a veracidade do documento, pode verificar de maneira bem fácil.
É só conferir o ID Pix, que já explicamos o que é, e você já poderá ter certeza se recebeu ou não a transferência. Outros dados contidos na segunda via do Pix também são importantes, e você precisa conferi-los com calma.
Como acessar a segunda via do Pix
Todos os comprovantes e segundas vias estão disponíveis para download em qualquer momento após a transação ter sido finalizada. Para ter acesso a esses dados, a primeira coisa que você deve fazer é acessar sua conta.
Lá você deve procurar por Extratos, onde será possível conferir todas as transferências já realizadas por você. Em seguida, você só precisa clicar sobre a transferência Pix que deseja emitir a segunda via e realizar o download.
Por fim, é só realizar o download do documento, e enviar para o recebedor. E caso a transferência tenha falhado, você deve entrar em contato com a instituição financeira responsável por sua conta.
O site mais atualizado de 2024!