Placas de PARE: Qual a diferença entre a amarela e vermelha?

As placas de PARE no trânsito podem ser vistas em várias partes, mas você sabe a diferença entre a vermelha e a amarela? Diversos motoristas veem os dois tipos diariamente, independente do tempo de direção.

Neste conteúdo, você aprenderá tudo sobre as placas de PARE amarela e vermelha. Afinal, as placas estão por toda parte e são um dos melhores guias para os motoristas durante o dia.

o-que-sao-as-placas-de-transito.jpg-300x200 Placas de PARE: Qual a diferença entre a amarela e vermelha?
O que são as placas de trânsito?

Os sinais de trânsito, também conhecidos como sinais verticais, são painéis metálicos colocados em (ou sobre) ruas, calçadas e rodovias. Estabelecidos pela Resolução Contran nº 160/2004, esses sinais são o melhor guia para os motoristas na estrada.

Mesmo que você não tenha carteira de motorista, com certeza já viu placas de “pare”, por exemplo, na rua.

Se você ainda não os viu, comece a se familiarizar com eles: saber o que significam os sinais de trânsito também facilita a vida dos pedestres!

No entanto, se você não sabe muito sobre a vida como motorista ou esqueceu suas aulas de CFC na escola de condução, relaxe! Gringo está aqui para ajudar.

Ah, se você está fazendo o CFC e quer saber mais sobre a seção do exame de teoria das rochas, confira nosso artigo sobre a simulação do DMV 2023!

As placas de trânsito servem para organizar o trânsito e melhorar sua segurança, facilitando o trânsito de pedestres e motoristas.

placas-de-transito-e-sinalizacao.jpg-300x184 Placas de PARE: Qual a diferença entre a amarela e vermelha?
Qual a diferença entre placas de trânsito e sinalização?

De acordo com as leis de trânsito brasileiras, placas de trânsito e sinalização não podem ser definidas como a mesma coisa. Na verdade, os dois se complementam.

De acordo com o CTB, as placas de trânsito são um elemento colocado na posição vertical, fixado à lateral, ou suspenso em uma rua, avenida, rodovia, etc.

Além disso, as placas de veículos devem conter informações legalmente definidas, seja por meio de palavras ou símbolos, podendo ser temporárias ou permanentes.

A sinalização, por sua vez, é justamente o conjunto de informações contidas na placa do veículo destinadas a garantir melhor mobilidade e segurança para motoristas e pedestres no trânsito.

Por isso, quando se trata de sinalização de trânsito, é muito comum o uso do termo “sinal vertical”, que passa a englobar esses dois conceitos indissociáveis.

Os sinais de trânsito, por sua vez, podem ser verdes, marrons ou azuis. Verde indica destino e distância, enquanto azul indica serviços próximos. Brown menciona atrações turísticas.

As placas regulamentares indicam as condições de trânsito, proibições, obrigações e/ou restrições. As placas circuladas em vermelho representam expropriação; aquelas em risco, especificamente proibições.

Certos tipos de sinais regulamentares e de aviso têm informações adicionais. Por exemplo, ao especificar quando essa regra específica se aplica.

Por fim, destacamos os sinais de trânsito de construção – laranja e temporários. Além disso, há placas educativas lembrando os motoristas, por exemplo, de colocar o cinto de segurança.

sobre-as-placas-de-pare.jpg-300x164 Placas de PARE: Qual a diferença entre a amarela e vermelha?
Sobre as placas de PARE

O objetivo dos sinais verticais de alerta é alertar os transeuntes para situações potencialmente perigosas na estrada. As luzes amarelas são chamadas de sinais de alerta porque alertam motoristas e pedestres para situações potencialmente perigosas.

Ao contrário do sinal vermelho de pare, que indica controle, o sinal amarelo A-15 indica uma parada forçada à frente. Isso funciona como um conjunto de sinais de alerta para alertar os motoristas sobre possíveis situações em uma estrada contínua.

Os sinais de aviso destinam-se a alertar o condutor, ou seja, alertar o condutor para possíveis perigos na estrada. O sinal é um quadrado com fundo amarelo (colocado na diagonal) e não tem caráter punitivo.

Sinais de alerta podem alertar os motoristas sobre curvas, cruzamentos, estreitamento de pistas, ferrovias, perigos ou direções que se aproximam. Na imagem você pode ver os sinais de alerta existentes e seus significados.

Placa de PARE amarela

Amarelo – o chamado sinal de alerta. A Placa de PARE Amarela alerta os motoristas sobre os perigos na estrada e os perigos para os quais os motoristas podem não estar preparados.

Ou, para situações que não são imediatamente visíveis, como curvas fechadas, declives e declives, pedestres, animais ou crianças passando, caminhões saindo, etc.

Sinais de alerta são recomendados e destinam-se a alertar as pessoas para situações que possam representar um perigo. Suas cores são amarelo e preto, exceto pelo sinal de “Works” laranja e preto, e o sinal de “semáforo à frente” é amarelo com detalhes em verde e vermelho.

Amarelo e preto são ótimos para chamar a atenção para o olho e atraí-lo com mais força. É difícil para as pessoas dizerem que não viram o sinal. Sua forma pode ser entendida como linhas diagonais e verticais. Eles são amplamente utilizados em estradas extremamente perigosas.

Placa de PARE Vermelho

Placas de PARE Vermelho, o chamado cartão regulatório, usado para indicar obrigações, restrições e proibições. O cartão tem um fundo branco e círculos.

Há duas exceções: “Force Stop”, que possui um hexágono com fundo vermelho, e o sinal “Dar Prioridade”, representado por um triângulo invertido.

As placas R1 e R2 são as únicas que possuem um formato diferente das outras placas. Eles são para que possamos vê-los da costa, mesmo que estejam danificados ou mal pintados. De frente são fosforescentes (brilham com os faróis do carro), mas de trás são invisíveis.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Placas de PARE: Qual a diferença entre a amarela e vermelha? O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário