Por que o polvo tem três corações? Saiba o motivo
Não importa quantos anos você tem, por quanto tempo determinada pessoa viveu, sempre existirão coisas novas e curiosidades para aprender. Isso se torna ainda mais realidade quando o tema envolve o reino animal, que é tão rico em diversidade. Você, assim como eu, com certeza não conhece todos os animais da nossa fauna, nem das faunas vizinhas e embora pareça impossível conhecer até o fim das nossas vidas, não custa nada tentar conhecer o máximo que a gente puder.
Um dos animais que mais despertam a curiosidade dos seres humanos é o polvo, e um dos fatos que mais chamam a atenção é quantidade de corações que o animal possui, que pasmem: são três. Mas será que existe um motivo para essa característica tão exótica? É o que vamos descobrir no artigo de hoje.
O Polvo tem três corações?
Sim, existem 300 espécies de polvo no mundo e todas elas possuem três corações cada e eu confesso que nem mesmo eu sabia dessa informação até escrever sobre ela. Mas que tal aprendermos juntos sobre essa e outras características desse animal incrível?
O polvo é um molusco marinho, que pertence a família dos Cephalopoda, que em uma tradução livre significa algo como “pés na cabeça”. O nome, claramente está ligado ao fato de o polvo ser composto, ao menos externamente, por cabeça e pernas. Podemos pensar, inclusive, na ironia de além de várias pernas, o polvo possuir também diversos corações. Podemos dizer que Deus estava bastante inspirado no momento da criação desse animalzinho.
Em relação aos corações, ainda que sejam iguais, os corações possuem funções diferentes. Isso porque deles, somente um faz o bombeamento do sangue para o corpo do animal, agindo como um coração tradicional, tanto em nós, seres humanos, quanto nas outras espécies de animais. Já os outros dois corações presentes trabalham recebendo o sangue não oxigenado por outras partes do corpo e enviando para as brânquias, onde ele passa a ser oxigenado.
Mas afinal, por que o polvo tem três corações? Existe algum motivo? Sim, e quando você descobrir qual é, talvez tenha a sensação de que ele é bastante óbvio. A existência dos três corações está diretamente ligada a manutenção da saúde dos braços do polvo, os corações auxiliam na circulação do sangue por eles.
Outras curiosidades sobre o polvo
Como se não bastasse três corações, outra curiosidade relacionada aos polvos está relacionada às pernas deles. Isso porque, na verdade, os polvos utilizam as pernas na verdade como braços. Isso acontece principalmente devido a presença de ventosas no cumprimento delas, que servem para segurar animais, alimentos e até mesmo para se segurar em superfícies caso seja necessário.
Além disso, os polvos não possuem esqueleto, o que facilita bastante no momento de se esconder de predadores, por exemplo, afinal de conta eles cabem em qualquer lugar graças a isso.
Eles também são animais carnívoros (mesmo que você não consiga imaginar eles, com essa estrutura aparentemente tão inofensiva devorando outros animais). Normalmente eles se alimentam de animais que assim como eles, são invertebrados, o que possibilita que eles consumam os animais por inteiro, sem necessidade de mastigação.
Enquanto eles buscam animais invertebrados, eles também fazem parte da cadeia alimentar de animais maiores, inclusive de golfinhos, assim como tubarões, moreias, peixes maiores, aves marinha, e humanos. Afinal de contas, como você deve saber, o polvo está presente nos pratos dos grandes restaurantes, principalmente nos pratos mais chiques de restaurantes e chefs mais renomados.
E então, você está curtindo essa pequena apresentação ao mundo dos polvos?!
Polvo: O idiota preferido de Aristóteles
O famoso filósofo e escritor Aristóteles citou o polvo em um dos seus livros, chamado de “Da história dos animais”. O animal foi chamado de idiota pelo escritor, ao afirmar que ele se aproxima sempre que o ser humano coloca as mãos na água.
Agora imagina se Aristóteles tivesse descoberto que o polvo possuía três corações? Facilmente ele poderia fazer uma ligação com o lado sentimental. Se nós, seres humanos, já sofremos por amor com apenas um coração, já imaginou se assim como os polvos nós tivéssemos três?!
Mas, embora possua três corações, a vida romântica do polvo não é nada fácil. Isso porque, a maioria das espécies de polvo são canibais, o que exige que as fêmeas liberem um tipo de líquido para alertar os machos de que é um momento reprodutivo, para evitar que sejam devoradas. Além disso, logo após a fecundação o macho morre, e essa é mais uma das características extremamente curiosas sobre os polvos. Você já conhecia alguma delas?
O site mais atualizado de 2024!