Portal do Servidor RJ 2024: Contracheque Atualizado

O Portal do Servidor RJ 2024: Contracheque Atualizado é um site do governo do estado do Rio de Janeiro, onde podemos ter acesso às principais informações de interesse geral do estado fluminense. No entanto, é ainda interessante para os servidores públicos estaduais.

portal-do-servidor-rj Portal do Servidor RJ 2024: Contracheque Atualizado

Afinal de contas, no site o governo colocar o contracheque atualizado dos funcionários. Assim, poderá consultar sempre que houver necessidade. Contudo, para isso é preciso fazer o cadastro e seguir o passo a passo para dar tudo certo.

Restrição nas eleições

Por conta do período eleitoral não só no Rio de Janeiro como também no Brasil inteiro, o site do governo do estado está com restrições de informações. Isso é uma determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do país inteiro.

Portanto, quem quer ver notícias, por exemplo, não vai encontrar. Mas, para os servidores, não há nenhum tipo de restrição na hora de conseguir alguma informação.

Para acessar contracheques, informes de rendimentos, simulação de aposentadoria e conteúdo restrito ao servidor, entre com seu id funcional e senha, diz o site oficial na parte de baixo da página principal.

portal-do-servidor-rj-contracheque Portal do Servidor RJ 2024: Contracheque Atualizado

Como acessar

Para ter acesso às principais informações do contracheque atualizado, o servidor do governo do estado do Rio de Janeiro precisa digitar o ID funcional, digitar a senha e depois digitar o texto que aparece na caixa de imagem.

Caso contrário, não será possível acessar às informações. Até porque se trata de um espaço restrito, onde apenas os servidores do governo do estado do Rio de Janeiro podem ter acesso.

Agora, o próprio portal do servidor tem um passo a passo para ensinar a se cadastrar ou, eventualmente, recuperar a senha:

A partir da competência maio, os servidores ativos do Governo do Estado do Rio de Janeiro não terão mais seus contracheques impressos.

A melhor maneira de obter o documento será por meio do Portal do Servidor. Para acessá-lo, o colaborador precisa saber seu ID e sua senha.

Caso esqueça a senha ou nunca tenha acessado o Portal, é necessário ter cadastrado um e-mail junto ao RH do seu órgão”, disse o governo em seu site oficial.

Como Acessar o Contracheque

Segundo informações no próprio portal, na área restrita do Portal do Servidor, digite seu ID (sem o dígito verificador, que é o último número da identificação funcional) e sua senha nos locais indicados.

No menu Seu Espaço, o servidor então deverá clicar em Contracheque e aparecerá uma lista dos seus últimos contracheques.

Depois terá que colocar o cursor no contracheque do mês desejado e clique em Visualizar Contracheque. Você tem a opção de consultar, salvar e imprimir.

portal-do-servidor-rj-contracheque-atualizado Portal do Servidor RJ 2024: Contracheque Atualizado

Como gerar a senha do Portal do Servidor

Caso já possua e-mail registrado e não saiba como gerar a senha de acesso, siga o passo a passo a seguir:

  • Na área restrita do Portal do Servidor, clique em Esqueci Senha;
  • Preencha o campo indicado com o seu ID (sem o dígito verificador, que é o último número da identificação funcional);
  • Digite o código de segurança;
  • Clique em Avançar;
  • Verifique se o ID e o e-mail estão corretos;
  • Caso positivo, digite novamente o código de segurança no campo indicado;
  • Clique em Reenviar senha;
  • Um link (válido por 15 minutos) será enviado ao e-mail registrado. Acesse o e-mail e clique no link indicado;
  • Digite a nova senha;
  • Repita a nova senha;
  • Digite o código de segurança;
  • Clique em alterar senha;
  • Você será redirecionado para a página principal do Portal do Servidor;
  • Digite o ID, a senha NOVA e o código de segurança.

Cuidados com as senhas

As senhas de bancos, portais, cartões, etc, são sempre muito importantes para o dia a dia. E, por isso, não podemos esquecer.

Assim, o grande desafio, na verdade, é conseguir fazer uma senha que não se esqueça e que, ao mesmo tempo, outras pessoas não vão conseguir descobrir.

Por exemplo, devemos evitar usar senha de:

  • Data de casamento;
  • Data de aniversário;
  • Data de aniversário dos filhos;
  • Pais e irmãos.

Isso porque, se alguém quiser violar, uma das primeiras tentativas sempre será fazer desta maneira. Por isso, é importante diversificar.

Portanto, uma dica para não esquecer senha é usar uma data em que tenha sido algo marcante na sua vida, mas que poucas pessoas possam saber. Assim, terá mais chances de não esquecer e, ao mesmo tempo, ninguém adivinhar.

Por exemplo, até mesmo no telefone celular devemos ter o máximo de atenção com as nossas senhas. Afinal de contas, hoje em dia, com o PIX (transferência instantânea de dinheiro), é muito perigoso deixar algo sem senha ou uma senha fácil.

Assim, se tiver facilidades para os criminosos, a chance de sofrer um golpe e ter prejuízo financeiro é muito grande. Por isso, todo o cuidado deve ser mantido.

Agora, o que também pode ser prejudicial em caso de esquecer senhas é a dor de cabeça e o perrengue para conseguir recuperar ou fazer algum serviço de emergência. Muitas vezes, nem sempre terá tempo suficiente para isso.

Portanto, sempre tome cuidado e redobre a atenção na hora de ter uma senha de computado, e-mail, banco, caixa eletrônico e no portal do Sefaz, que é muito burocrático, até por segurança, na hora de tentar recuperar a senha.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Portal do Servidor RJ 2024: Contracheque Atualizado O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário