Acesse Nossas Redes Sociais

2 Via

Bilhete Único Estudante: 2 Via

Publicado

em

O bilhete único estudante é um cartão de transporte que funciona em São Paulo, como sistema de bilhetagem eletrônica. O sistema está disponível em toda a capital paulistana e também na região metropolitana, podendo ser adquirido por alunos que moram na região metropolitana de SP ou Cidade.

Para ter o bilhete único estudante, é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado no ensino fundamental, médio, técnico ou profissionalizante. Quer saber mais sobre isso e aprender a emitir 2 via? Então continue lendo abaixo e veja as informações!

cotas-bilhete-unico-estudante.jpg Bilhete Único Estudante: 2 Via
O que é o Bilhete Único Estudante?

O bilhete Único estudante nada mais é do que um cartão, que contém valores armazenados e que podem ser gastos com as passagens de ônibus, metrô e CPTM.

Com ele, o aluno tem o direito de fazer mais de uma viagem em um determinado período de tempo, pagando apenas uma tarifa única.

Assim, o passageiro só precisará arcar com o valor de uma passagem para utilizar os transportes públicos da cidade de São Paulo, chegando ao lugar de destino.

Entre as modalidades que possuem mais vantagens, vale destacar o cartão de estudante. Desde 2022, o bilhete único estudante passou a ser utilizado na compra de meia-entrada de eventos, como ingressos para cinema, teatro e diversos shows.

cotas-bilhete-unico-estudante.jpg Bilhete Único Estudante: 2 Via

Quantas cotas possui no bilhete único estudante?

Para conseguir ter acesso ao bilhete único estudante gratuitamente, o aluno deve adquirir o novo modelo do cartão e fazer o pagamento de uma taxa anual de validação.

As cotas gratuitas são concedidas pela SPTrans, de acordo com os dias de aula do aluno, com um limite de 48 viagens por mês. Cada viagem feita com o passe livre, garante o direito a até quatro embarques.

Sendo assim, o estudante pode pagar mais um ônibus para chegar até sua instituição de ensino, sem precisar pagar a mais por isso.

O limite mensal é de 192 embarques de ônibus. Em casos de metrô e trens, o número máximo de passagens gratuitas é de 48 por mês.

Condições SPTrans estudante gratuito

O cartão que garante passe livre estudante SP é intransferível, ou seja, apenas o titular do cartão pode utilizá-lo. Quando as chegarem ao fim, ele terá que fazer o pagamento por suas passagens.

O bilhete único estudante, que garante as passagens gratuitas, não é um benefício cumulativo. Sendo assim, as passagens não ficam acumuladas para o próximo mês caso sejam utilizadas.

Para conseguir andar de ônibus ou metrô de graça, o estudante precisa ter o cadastro liberado na SPTrans. Outra exigência para a concessão do benefício é morar a mais de 1 km da instituição de ensino.

É importante lembrar que os estudantes de cursos livres não contam com direito ao passe livre estudante ou a meia passagem.

Opções bilhete único estudante

Veja as opções de bilhete único estudante:

Passagens gratuitas

Os alunos de ensino superior precisam comprovar renda, ou seja, o benefício não é liberado de forma automática. Eles precisam emitir uma declaração de baixa renda, assegurando o direito à gratuidade.

Depois, é preciso apresentar o documento em um ponto de venda da SPTrans. A recarga do bilhete único estudante é realizada em todo início mês, sendo feita gratuitamente.

É concedido a gratuidade para os alunos da rede pública municipal, estadual e federal. Aqueles que estudam em instituição privada, também podem contar com passagens de graça, desde que seja contemplado por programas do governo, como o FIES, PROUNI e Escola da Família.

O rendimento da família interfere no direito a passagens gratuitas, os estudantes precisam comprovar renda inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Levando em consideração o valor estabelecido em 2022, a quantia não pode ultrapassar o valor de R$1.818,00.

O estudante não faz pagamento da tarifa, ou seja, se tiver direito a gratuidade, poderá fazer duas viagens com até quatro embarques de no máximo duas horas de duração.

As cotas valem não apenas para os dias úteis, mas também para sábados, domingos e feriados. No final das contas, o estudante com gratuidade não poderá recorrer à meia tarifa. Este terá que adicionar créditos ao cartão, como um vale-transporte.

Meia tarifa estudante

O aluno com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos por pessoa, será ofertado o benefício de meia passagem. Portanto, o estudante não vai fazer o pagamento do valor total da tarifa ao recarregar o bilhete único estudante.

Para conseguir ter direito a meia passagem, é necessário fazer o cadastro na SPTrans, assim como nos casos do passe livre.

solicitar-bilhete-unico-estudante.jpg Bilhete Único Estudante: 2 Via

Solicite o bilhete único estudante

Confira abaixo como solicitar o bilhete único estudante:

  • Entre em contato com a instituição de ensino e informe que você deseja usar os benefícios de estudante através do bilhete único estudante
  • A instituição vai enviar seus dados para a SPTrans
  • Após o envio, acesse o site da SPTrans documentos
  • Clique em “Solicite agora” e faça seu cadastro
  • Siga toda as etapas após o cadastro para realizar o pedido do bilhete único estudante

Após a entrega, basta desbloquear o seu bilhete único estudante, o processo é feito na sua conta na SPTrans, basta clicar em “desbloquear documento”.

Bilhete único estudante 2 via

Os alunos que precisam solicitar a 2 via bilhete único estudante, devem fazer o pedido diretamente pela internet, ou seja, não é preciso comparecer presencialmente a um posto SPTrans.

Em caso de perda ou roubo, o aluno deve solicitar 2 via no site da SPTrans, fazer o pagamento do valor para a emissão do cartão e somente após a liberação do benefício no site, comparecer ao posto mais próximo para retirada do bilhete único estudante.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Bilhete Único Estudante: 2 Via em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.