Portuguesa História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

A Portuguesa foi fundada em 14 de agosto de 1920 e foi admitida na Associação Atlética de São Paulo (APEA) em setembro. Sem espaço nas quartas de final da Primeira Divisão, o clube buscou uma parceria com o decadente McKenzie. A fusão foi concluída no dia 11 de outubro daquele ano, pouco antes do primeiro jogo da história da franquia (vitória por 3 a 0 sobre o São Bento, na capital, no dia 7 de novembro). O primeiro jogo após a dissolução do campeonato (hoje conhecido como “Portugueza de Esportes”) aconteceu no dia 22 de abril de 1923, com derrota por 4 a 1 para o Corinthians.
Os primeiros momentos de destaque só aconteceram na década seguinte. No campeonato estadual de 1933, eles derrotaram o invicto time italiano, terminando em terceiro, e terminaram em terceiro novamente em 1934.

top10-portuguesa-d Portuguesa História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Conheça a história e as principais curiosidades da Portuguesa

A Associação Desportiva Portuguesa (originalmente Associação Desportiva Portuguesa) foi fundada em 14 de agosto de 1920, pela fusão de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Luzíadas Futebol Clube, Associação 5 de Outubro, Esporte Clube Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Português Marinhense. A data refere-se à Batalha de Arjubarrota ocorrida em 1385, quando Portugal conquistou a independência de Espanha.

  1. Fase Cambuci: O pedido da Portuguesa para ingressar na Associação Paulista de Desportistas (APSA) foi aprovado em 2 de setembro de 1920, mas sem mais tempo para se inscrever no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se com o já inscrito Mackenzie e disputaram juntos o jogo do campeonato de 1920. A equipe foi fundada em 1898 por alunos do Mackenzie College e é formada exclusivamente por alunos daquela escola. Nos primeiros anos, a Lusa competiu oficialmente com o nome Portugal-Mackenzie, até começar a competir de forma independente em 1923, quando estabeleceu sua primeira sede na Via Cesário Ramalho, Cambuchi.A década seguinte marcou as primeiras grandes conquistas do clube, o título do Campeonato Paulista concedido pela APEA em 1935 e 1936. Jogadores famosos da primeira fase incluem Ferro, que jogou pela Lusa na década de 1920 e depois venceu a Copa do Mundo de 1934 com a seleção italiana, e Batatees, goleiro que defendeu os gols vermelhos e verdes na década de 1930.
  2. Fase São Bento: Na década de 1940, a seleção portuguesa começou a formar em sua nova sede em São Bento Largo um grande time da década de 1950, considerado um dos maiores times da história do futebol brasileiro. Jogadores como Brandãozinho, Djalma Santos, Julinho, Pinga, Ceci, Simão e outros conquistaram ao clube dois campeonatos cariocas paulistas e três prêmios Fita Azul, concedidos a times que estão há 10 partidas invictos no circuito internacional.
  3. Fase Canindé:Em 1956 foi adquirido um terreno no Canindé, dando origem ao sonho de construir um estádio próprio, que se concretizou em 1972 com a inauguração do Estádio Independiente sob a atual liderança do Dr. Oswaldo Teixeira Duarte) ficou famoso como Canindé em janeiro de nesse ano, num jogo contra o Benfica (POR)

    Os portugueses também começaram a desenvolver-se noutras modalidades: hóquei, ciclismo, atletismo, natação, voleibol, basquetebol e boxe são algumas das modalidades que ganharam força ao longo dos anos.
    A Lusa instalou-se oficialmente em Kanindé e manteve a tradição de formar grandes jogadores como Edu Malangon, Denel, Zé Roberto e Rodrigo Fabbri. Do inesquecível time dos anos 90 que chegou à final do Campeonato Brasileiro em 1996, ao time do Barcelona em 2011, de 2011 a 2020 completamos a fundação de cem anos, o time que permitiu ao Brasil conquistar o campeão da série

melhores-jogadores-portuguesa-scaled Portuguesa História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

10 maiores ídolos

  1. Zé roberto: O ex-jogador, que hoje completa um ano, fez parte da inesquecível seleção de Portugal de 1996 que chegou à final do Campeonato Brasileiro daquele ano antes de perder para o Grêmio na final.
  2. Pedro Geromel: O ex-jogador, que hoje completa um ano, fez parte da inesquecível seleção de Portugal de 1996 que chegou à final do Campeonato Brasileiro daquele ano, onde perdeu para o Grêmio.
  3. Everton Ribeiro: Everton Ribeiro jogou futsal e futebol pela Lusa antes de se profissionalizar no Corinthians.
  4. Ricardo Oliveira: O veterano atacante chegou à Lusa na década de 2000 e depois de uma temporada forte foi negociado para o Santos, antes de viajar pelo mundo e jogar em grandes times.
  5. Leandro Amaral: Outro atleta que joga ofensivamente. Leandro Amaral foi descoberto pela Lusa no final da década de 1990 e rapidamente vendido para a Fiorentina, excelente time italiano da época. Leandro passou por vários grandes clubes do futebol nacional: Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Corinthians, Vasco, Fluminense e Flamengo.
  6. Rodrigo Fabri: Outro jogador que ganhou destaque na Lusa e se destacou na seleção de 1996 foi vendido ao Real Madrid. O ex-meio-campista passou por vários grandes times nacionais de futebol: Flamengo, Santos, Grêmio, Atlético de Madrid e São Paulo.
  7. Basilio: O ex-jogador tirou o Corinthians da lista de finalistas após uma seca de títulos de quase 23 anos, mas poucos sabem que a Lusa revelou a identidade do ex-jogador que ainda ganhou o prêmio Poly for Portugal Star.
  8. Djama Santos: Djalma Santos é um dos maiores laterais direitos da história do futebol brasileiro, foi descoberto pelo clube português Salvador e chegou a vencer a Copa do Mundo (1958) enquanto jogava pelo clube.
  9. Zé Maria: Zé Maria, outro grande jogador revelado pela Lusa na década de 90, fez história no futebol italiano e jogou mais 10 anos, defendendo as bandeiras do Parma, Perugia e Inter de Milão. No Brasil, jogou por Flamengo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro.
  10. Dener: Foi um dos maiores atacantes do futebol brasileiro dos últimos anos, com excelentes habilidades, velocidade, inteligência e um estilo semelhante ao de Neymar, mas um grave acidente automobilístico ceifou a vida de um dos principais jogadores da seleção nacional de futebol no década de 1990.

curiosidades-portuguesa Portuguesa História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Portuguesa História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário