Princípio da especificidade no treinamento esportivo: Saiba o que é

O princípio da especificidade no treinamento esportivo é um dos responsáveis por um treino bem feito e adaptável. Pois quando pensamos em treinamento esportivo, é importante que façamos algo bem específico, para ganhar massa muscular e desempenho esportivo.

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Nesse sentido se você está praticando algum esporte e quer conhecer os princípios que fazem parte do processo, saiba que esse é um deles. Portanto é imprescindível que você saiba do que se trata e como isso interfere na prática de esporte.

Afinal conhecer como nosso corpo funciona permite que saibamos quais exercícios se encaixam melhor a nossa estrutura física. Dessa forma esse princípio impõe algumas regras para o treinamento que incluem questões como o metabolismo e a coordenação motora.

Porém a especificidade vai muito além disso e no texto a seguir vamos contar tudo isso e muito mais. Vamos explicar de forma clara tudo o que você precisa saber sobre o termo e como ele é importante para a prática de esporte.

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Princípio da especificidade no treinamento esportivo: o que é

O nosso corpo é repleto de sistemas e individualidades que precisam ser levadas em consideração. Pois com isso fica mais fácil criar métodos que nos sirva de maneira efetiva e que não nos cause danos no futuro.

Então quando pensamos em praticar um esporte ou até mesmo musculação, precisamos levar em consideração esse princípio. Ele afirma que para que possamos ganhar massa muscular em uma determinada área, o treino deve ser focado nela.

Assim o princípio da especificidade no treinamento esportivo diz que o treino deve ser pensado para o esporte praticado ou tipo de exercício. Pense assim se você está treinando para ser um jogador de vôlei, precisa exercitar as áreas do corpo que vai usar.

Além disso também deve focar sua atenção na velocidade e até mesmo nos tipos de movimentos usados em quadra. Com isso seu corpo poderá se adaptar melhor às condições específicas do esporte. Portanto todo o tipo de atividade deve ser pensada para o corpo de quem a for praticar.

Afinal o corpo humano consegue se adaptar aos mais variados tipos de treino e isso aumenta a eficiência. Em suma treinos genéricos que sejam feitos sem levar em consideração o princípio da especificidade não geram bons resultados. Dessa forma muitos treinadores e educadores físicos estão oferecendo esse suporte para seus alunos e isso tem surtido um ótimo efeito.

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Qual a importância desse princípio

O princípio da especificidade no treinamento é essencial para quem busca sucesso e um corpo bonito. Pois ao seguirmos o princípio permitimos que o nosso corpo consiga se adaptar às cargas de melhor maneira e nosso desempenho no exercício melhora.

Nesse sentido ao realizar treinos iguais e focados em movimentos que sirvam à determinado grupo muscular, este tende a se desenvolver. Além disso eles poderão se desenvolver sem lesões e ganhar força com muito mais velocidade.

A prevenção de lesões é um dos benefícios que torna o princípio um dos mais importantes e vamos explicar o porquê. As lesões na maioria dos casos, ocorrem em áreas do corpo enfraquecidas e que não são levadas em consideração durante o treino. Dessa forma ao criarmos uma rotina que foque nesses grupos musculares esquecidos, eles tendem a ganhar força.

Então isso aprimora a técnica usada no movimento e diminui o risco de lesões. Porém o princípio da especificidade não serve apenas para atletas profissionais, sendo útil para qualquer pessoa que queira se exercitar. Assim converse com seu Personal Trainer e descubra mais informações sobre esse princípio.

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Como seguir esse princípio

Por mais benefícios que o princípio da especificidade ofereça, ela ainda é um desafio e precisa de algumas etapas para ser incluída em nosso treino. Em primeiro lugar é preciso analisar o esporte ou treino que você pretende praticar. Nesse sentido antes de começar a criação do seu treinamento, avalie as áreas físicas que serão exigidas.

Avalie quais movimentos deverão ser realizados e o quanto isso vai exigir do seu sistema muscular e cardiovascular. Além disso avalie quais as lesões mais comuns e quais as formas de evitá-las e em seguida inicie um projeto de treinamento. Em seguida é hora de criar exercícios próprios para você e o esporte praticado.

Dessa forma você deve incluir todos os exercícios que irão tornar seu corpo próprio para o que você deseja. Pense assim se você pretende treinar apenas para ganhar músculos, precisa trabalhar força, alongamentos e desempenho.

Isso também é útil para a eliminação de áreas que você tenha menos desempenho, que são as que mais requerem melhorias. Então ao realizar isso, você terá um treinamento próprio e feito com base no princípio da especificidade. E não se esqueça de procurar ajuda profissional, para que o desenvolvimento do treino seja o mais específico possível.

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Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
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