Procon PB Online: Fazer Reclamação, Telefone 0800, Whatsapp, e-mail
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC é um conjunto de soluções tecnológicas à disposição do DPDC, dos Procons Integrados e de todos os órgãos do SNDC.
O SINDEC materializa tecnicamente a política pública que representa o eixo fundamental para a integração das instituições do SNDC e o fortalecimento de ações coordenadas e harmônicas entre essas instituições.
Atualmente o SINDEC está implantado em 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e 400 municípios, com 683 unidades localizadas em 531 cidades do Brasil, atendendo aproximadamente 220 mil consumidores por mês. Conheça os canais de atendimento e os documentos necessários para processar formalmente sua reclamação no Procon PB.
Atendimentos Procon PB
● Serviço de telefone no Procon PB
Por meio do atendimento telefônico, o consumidor pode esclarecer dúvidas ou solicitar orientações.
O horário de atendimento é das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
● Atendimento no Procon PB por cartas
Por carta, o consumidor pode solicitar informações ou fazer uma reclamação. Na carta, você deve indicar claramente os fatos, seu nome completo, endereço, número de telefone, endereço de e-mail (se disponível) e a resolução pretendida. Além disso, encaminhe cópias de seus documentos pessoais e documentos relacionados à reivindicação.
● Atendimento Procon PB Online
O Procon PB Online tem como objetivo orientar dúvidas nas relações de consumo. Apesar do atendimento online, pode ser necessário que os consumidores se dirijam à sede da agência caso tenham dúvidas sobre a necessidade de análise de documentos.
Tipos de reclamações podem ser feitas no Procon PB
● Reclamação de comida
Para realizar reclamação sobre comida no Procon PB é necessário apresentar uma cópia do documento de identidade do consumidor ou de seu representante legal, caixa central de previdência e comprovante de residência (no caso de pessoa jurídica, cópia do contrato social da empresa), se aberto por mandatário, procuração apresentado.
Cópias simples dos seguintes documentos: notas fiscais, certificados fiscais, pedidos, folhetos ou anúncios, rótulos ou embalagens de produtos, comprovantes de pagamento como recibos, extratos bancários, comprovantes de contas médicas, comprovantes de contas hospitalares, medicamentos e laudos médicos.
● Reclamações de Assuntos Financeiros
Da mesma maneira, para realizar reclamações sobre assuntos financeiros sobre Procon PB é necessário apresentar uma cópia do documento de identidade do consumidor ou de seu representante legal, caixa central de previdência e comprovante de residência (no caso de pessoa jurídica, cópia do contrato social da empresa), se aberto por mandatário, procuração apresentado.
Cópias simples dos seguintes documentos: Comprovantes de pagamento como recibos, boletos bancários, folders, propostas de filiação, apólices, contratos, folders ou anúncios, extratos bancários, boletos de cobrança, planilhas.
Cópia simples da certidão de óbito, se disponível, para sinistros de seguro de vida.
● Consórcio de Reclamação
Cópia do documento de identidade do consumidor ou de seu representante legal (no caso de pessoa jurídica, cópia do contrato social), cópia da Caixa Central de Previdência e comprovante de residência, se aberto por agente, deve ser apresentada procuração no Procon PB.
Cópias simples dos seguintes documentos: Comprovantes de pagamento, como recibos, extratos bancários, folhetos, propostas de filiação, contratos, folhetos ou anúncios, extratos, cartas de cobrança, planilhas.
● Reclamação de Qualificação
Também é necessário apresentar no Procon PB uma cópia do documento de identidade, caixa central de previdência e comprovante de pagamento do consumidor ou de seu representante legal (no caso de pessoa jurídica, cópia do contrato social), se aberto por procurador, deverá ser apresentada procuração.
Cópias simples dos seguintes documentos: crachás descritivos, resumos financeiros, folhetos ou anúncios, plantas, certificados, contratos ou propostas de venda, planilhas.
Uma cópia simples do comprovante de pagamento. Para reclamações relacionadas à localização residencial, últimos 12.
● Reclamação de produto
Para realizar reclamações de produtos no Procon PB, é necessário apresentar cópias dos documentos de identidade, caixa central de previdência e comprovante de pagamento do consumidor ou de seu representante legal (no caso de pessoa jurídica, cópia do contrato social), se aberto por procurador, deverá ser apresentada procuração.
Cópias simples dos seguintes documentos: notas fiscais, cupons fiscais, comprovantes de pagamento como recibos, boletos bancários, pedidos manuais, certificados de garantia, ordens de serviço, folhetos ou anúncios, embalagens de produtos.
Outras reclamações no Procon PB
Para reclamações no Procon PB relacionadas a medicamentos, cópias simples de comprovantes de pagamento como recibos, boletos bancários, comprovantes de impostos, pedidos, bulas, orçamentos, contratos de fornecimento, folhetos ou anúncios, o próprio produto ou embalagem.
Para reclamações no Procon PB relacionadas com planos de saúde, cópias simples de contratos ou propostas de adesão, apólices, aditivos ou aditivos contratuais; faturas, certificados fiscais, recibos, comprovativos de pagamento ou garantias de despesas não cobertas, folhetos ou anúncios, declarações de saúde, prescrições médicas e relatório. Cópias dos comprovantes de pagamento dos últimos 12 (doze) meses, se possível.
Para reclamações relacionadas com animais, cópias simples de faturas, comprovantes de impostos, comprovantes de pagamento (ex. recibos, extratos bancários, etc.) Veterinários, recibos de medicamentos, comprovantes de despesas
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