Profissão streamer: O que é, o que faz e quanto ganha em 2024

A tecnologia do século XXI proporciona muitas vantagens que antigamente parecia impossível. E dessas inovações atuais é a profissão streamer, que muitos conhecem pois a mesma está cada vez mais presente na área do entretenimento.

O Profissional Streamer são gamers que transmitem suas partidas dos jogos ao vivo, seja de qualquer jogo que for, através de um plataforma de transmissão em tempo real.

Neste artigo falaremos sobre o que é a profissão streamer e quanto ganha em 2024, continue acompanhando para saber mais e veja dicas para se tornar um. Boa leitura!

o-que-e-o-streamer-e-o-que-faz.jpg Profissão streamer: O que é, o que faz e quanto ganha em 2024
O que é o streamer e o que faz?

Um streamer é um criador de conteúdo digital que grava e transmite qualquer tipo de conteúdo ao vivo e o publica na internet. O termo vem de outra palavra em inglês, “streaming”.

As duas palavras significam a mesma operação: desenvolver um vídeo para alguma plataforma online, geralmente em formato ao vivo que as pessoas possam assistir simultaneamente.

No entanto, o streaming pode ser associado a serviços que entregam séries, filmes, programas de TV e músicas. No caso dos jogos, o termo está relacionado a quem cria obras audiovisuais de extensões variadas enquanto joga. O que também pode ser chamado de jogabilidade.

Durante certos tipos de jogos, os jogadores podem transmitir diferentes elementos relacionados ao mundo do jogo: demonstrar como passar de determinados níveis, ensinar truques e até mesmo competir com outros streamers.

As lives podem abordar tópicos sobre produtos que os gamers utilizam, por exemplo, itens que melhoram a experiência dos jogadores durante as partidas de seus jogos favoritos.

quanto-ganha.jpg Profissão streamer: O que é, o que faz e quanto ganha em 2024
Quanto ganha em 2024?

Muitos se perguntam quanto ganha em 2024 alguém na profissão streamer, mas a resposta para isso não é definitiva. A remuneração pode variar bastante, dependendo de fatores como:

  • Quantidade de visualizações obtidas na plataforma de streaming
  • Quantidade de inscritos
  • Se existe parceria publicitária com marcas
  • Repasse das taxas de anúncios do próprio site onde ocorrem as transmissões

A média do valor fica em torno de $0,70 e $1,40 para as primeiras 1.000 visualizações, e poderá ir aumentando de acordo com o número de telespectadores.

Youtuber e a Profissão de Streamer

À primeira vista parece a mesma coisa, mas cuidado para não confundir as ocupações! Um streamer é alguém que transmite exclusivamente em uma plataforma dedicada a esse formato.

Enquanto as categorias gravadas e as versões ao vivo estão disponíveis para os criadores de conteúdo do YouTube.

Essas duas profissões podem se cruzar muito. Um streamer pode ser um youtuber ou vice-versa. Devido à popularidade e influência do site no Brasil, ganhar dinheiro com o YouTube tornou-se uma oportunidade atraente para muitos.

plataformas-de-streaming-mais-populares.jpg Profissão streamer: O que é, o que faz e quanto ganha em 2024
Plataformas de streaming mais populares

Mesmo com o grande alcance do YouTube, com o desenvolvimento do mercado gamer, diversas plataformas de streaming foram surgindo e ganhando espaço entre a comunidade. Cada uma delas possui características e vantagens próprias, veja abaixo as principais delas:

TwitchTV

Com certeza esse é o primeiro site que os profissionais de streaming pensam, não apenas para jogos, mas também para shows e outros tipos de apresentações em tempo real.

Muitos nomes famosos do universo gamer fazem parte da Twitch, e muitos fizeram este ser o espaço fixo para suas transmissões ao vivo.

A Twitch é muito reconhecida por ser uma das plataformas mais desenvolvidas e com ótima estrutura, com ferramentas para atender o público com alta qualidade.

YouTube Gaming

O YouTube Gaming é uma ferramenta voltada para os streamings de jogos, sendo um investimento cuidadoso na experiência dos usuários, seja para aqueles que produzem ou para os que consomem o conteúdo.

A monetização desta plataforma é um destaque interessante, pois ela pode oferecer receitas mais chamativas para o profissional streamer.

Facebook Gaming

O destaque desta opção é a customização que o usuário pode acessar. O streaming pode alterar a qualidade do streaming a qualquer momento, o que é vantajoso porque facilita a transmissão.

Portanto, o Facebook Gaming é perfeito para quem sofre com sinais de internet altamente flutuantes. Recentemente, porém, a Meta, responsável pela plataforma, anunciou que o aplicativo de jogos do Facebook (Gaming) não estará mais disponível para Android e iOS a partir de 28 de outubro de 2024.

Assim que o aplicativo for descontinuado, os usuários da plataforma só poderão acessar os recursos básicos do jogo por meio do aplicativo do Facebook.

O desempenho da plataforma parece ser o principal motivo desse desligamento. O Facebook Gaming detém apenas 7,9% do mercado, em comparação com 76,7% do Twitch e 15,4% do YouTube no mesmo período.

Mixer

O Mixer foi criado pela Microsoft, sendo um software com destaque entre os concorrentes por sua velocidade e variedade de conteúdo. Ele também é interessante pois alguns jogos são transmitidos apenas e exclusivamente pela Mixer.

Nimo TV

Sendo um site disponível para quem quer estar na profissão streamer, pertencendo a um dos maiores grupos chineses do ramo e está espalhado no mundo inteiro.

O diferencial do Nimo TV é que o site possui foco em jogos mobile, ou seja, as transmissões voltadas aos diversos tipos de jogos para celular.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Profissão streamer: O que é, o que faz e quanto ganha em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário